Javascript

O que é e como começar com JavaScript?

Quer iniciar seus estudos em JavaScript e não sabe por onde começar? Veja o que preparamos pra você.

há 5 anos 11 meses

Formação Desenvolvedor JavaScript
Conheça a formação em detalhes

Se você deseja se tornar um desenvolvedor web para poder desenvolver páginas completas, com layouts elegantes e conteúdo dinâmico, você precisa conhecer o JavaScript.

O JavaScript é a terceira etapa para construirmos um site profissional. No post anterior conhecemos as duas primeiras etapas: o HTML e o CSS, e nesse artigo vamos conhecer sobre como deixar o conteúdo de nossas páginas mais interativo utilizando o JavaScript.

O que é JavaScript?

Antes de começarmos a abordar o que vem a ser o JavaScript, é muito importante ressaltar que JavaScript não tem nada a ver com Java.

Quando essa linguagem foi lançada, ela tinha o nome oficial de LiveScript, criada pela Netscape. Como nessa época o Java estava conquistando cada vez mais o mercado, a Netscape quis aproveitar a popularidade do recém-lançado Java, através de um acordo com a Sun, mudando então seu nome para JavaScript.

Essa mudança ainda causa confusão dando a impressão de que a linguagem foi baseada em Java, mas não… foi tudo uma estratégia de marketing. Agora sim, podemos conhecer o que realmente vem a ser o JavaScript.

O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada, sendo a principal linguagem cliente-servidor em navegadores web. Ela é responsável pelo dinamismo de uma página, ou seja, promover a interação com o usuário, sendo executados do lado do cliente. É uma linguagem script com orientação a objetos dinâmica e com tipagem fraca.

Existem três camadas básicas no desenvolvimento web: o HTML e o CSS (como vimos no post anterior) e por fim a terceira camada que é o JavaScript, que como vimos acima, fica com a parte de comportamento da página.

Quem usa JavaScript?

Várias empresas e sites conhecidos utilizam JavaScript na parte de front-end, desde aplicações mais simples como as mais complexas. Temos como exemplo a Google, Youtube, Facebook, Ebay, Yahoo, Twitter, Linkedin, dentre muitos outros. Quase toda aplicação Web tem a necessidade de usar JavaScript. E, hoje em dia, o JavaScript não se limita apenas à web, ele tem sua vertente server-side, mobile etc.

Sintaxe do JavaScript

A sintaxe do JavaScript é muito simples. Você pode utilizar o JavaScript dentro do seu código HTML. Para criarmos o nosso clássico “Hello World”, é só colocamos a escrita dentro de um “alert”. Com o alert nosso texto aparecerá dentro de uma janela de alerta.

<script type="text/javascript">
       alert('Hello World!');
</script>

Realizar uma estrutura de condição no JavaScript também é simples:

<script>
    var curso = 'javascript';
    if (curso === 'javascript') {
        alert('Oba! Então inicie agora mesmo seus estudos em JavaScript.');
    } else {
        alert('Ah! Parece que JavaScript não é sua linguagem favorita...');
    }
</script>

No JavaScript você também pode definir suas próprias funções. Vamos então escrever uma função que recebe dois números e realiza a operação de multiplicação:

function multiplicacao(num1,num2) {
     var resultado = num1 * num2;
     return resultado;
}

Mercado de trabalho

Como pudemos ver o JavaScript é uma das etapas do desenvolvimento web. Com isso, é obrigatório um desenvolvedor conhecer essa linguagem. Existem várias bibliotecas para se trabalhar com JavaScript, por isso é importante ter conhecimento de algumas delas, pois é muito comum elas serem requisitos para o preenchimento de vagas JavaScript.

Além da adequação ao mercado de trabalho, conhecer essas bibliotecas garante um aumento de produtividade e facilidade em tarefas comuns do dia a dia.

Sendo assim, como todos os sites possuem algum tipo de interação utilizando o JavaScript, dificilmente você ficará fora do mercado.

Como aprender JavaScript?

Aqui no TreinaWeb temos toda uma trilha voltada para o JavaScript. Para você começar nessa linguagem, recomendamos o curso “JavaScript Básico”.

Com ele, você aprenderá desde os conceitos básicos, fazendo com que você entenda toda a estrutura da linguagem.

Aliando a teoria com a prática, você também irá desenvolver programas que irão interagir com os elementos de uma página web.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online. Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o certificado impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

O curso é recomendado para você iniciar seus estudos na linguagem JavaScript, no entanto, é interessante saber as bases necessárias para aprender qualquer linguagem de programação: “Lógica de Programação” e “Lógica de Programação Orientada a Objetos”.

Também ministramos esses cursos:

Python - Fundamentos
Curso Python - Fundamentos
Conhecer o curso

React - Boas práticas
Curso React - Boas práticas
Conhecer o curso

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com o JavaScript? Gostaria de conhecê-lo com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o curso de JavaScript e veja algumas aulas de exemplo. :)

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Bons estudos!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos