Javascript

Gerando sons com a Web Audio API do JavaScript

Veja como podemos gerar sons com JavaScript usando a Web Audio API.

há 5 anos 5 meses

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Olá, Web Developers!

Sabiam que podemos gerar sons com JavaScript? Isso graças à Web Audio API, que nos fornece poderosas funcionalidades para se trabalhar com áudio. Podemos fazer coisas como adicionar efeitos a um arquivo de áudio ou criar músicas a partir do JavaScript.

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Começando com um beep

Para começar, vamos gerar um simples beep.

let context = new AudioContext(),
   oscillator = context.createOscillator();

oscillator.type = 'sine';
oscillator.connect(context.destination);
oscillator.start();

Primeiro nós instanciamos o AudioContext, que é o principal objeto para podermos gerar um som. A partir dele nós criamos um oscilador, que é responsável por emitir um sinal contínuo, que será o nosso som.

Precisamos indicar o tipo de onde que nosso oscilador irá gerar. Indicamos que queremos uma onda senoidal (sine).

Depois conectamos o nosso oscilador ao context.destination, que representa o destino final do áudio. Se você está no computador, provavelmente isso indica as suas caixas de som. Por fim, executamos a função start() para iniciar o som.

Para parar o som, basta executar oscillator.stop().

Ao parar o som você pode notar um pequeno clique. Isso acontece basicamente quando paramos o som em um lugar qualquer que não seja o ponto zero da onda, como mostrado na imagem abaixo.

Onda Senoidal

Encerrando o som

Um modo de acabar com esse som de clique ao pararmos o som (e que pode ser bem desconfortável) é alterar a nossa onda, como se estivéssemos diminuindo ela.

Para isso, usamos a função exponentialRampToValueAtTime(), que vai alterando de forma exponencial o valor do nosso som.

Vamos então fazer uma pequena alteração em nosso código:

let context = new AudioContext(),
   oscillator = context.createOscillator(),
   contextGain = context.createGain();

oscillator.connect(contextGain);
contextGain.connect(context.destination);
oscillator.start(0);

Agora criamos um ganho, um objeto que nos permitirá trabalhar com a função exponentialRampToValueAtTime(). Ligamos ele ao oscilador e depois ligamos ao destino de saída do som.

Para parar o som, ao invés de simplesmente executarmos a função stop(), vamos executar o seguinte código:

contextGain.gain.exponentialRampToValueAtTime(
  	0.00001, context.currentTime + 0.04
	)

O que fizemos aqui foi alterar o valor do ganho, que basicamente seria como se estivéssemos abaixando o volume aos poucos.

Veja que o primeiro parâmetro que passamos é bem próximo de zero. Isso porque essa função não pode receber um valor zerado ou negativo.

O segundo parâmetro é o tempo em que queremos que a alteração seja feita.

Abaixo você pode conferir que não importa mais em que momento pare o som, ele não terá mais aquele clique.

Efeitos ao parar o som

Quando paramos o som, passamos um tempo bem pequeno para que a alteração no ganho fosse realizada (0.4).

Dependendo do tempo que passarmos, podemos ter efeitos interessantes.

Isso acaba nos dando sensações diferentes. E essa sensação fica ainda mais evidente quando iniciamos e já encerramos o som logo em seguida.

Sons bens mais agradáveis do que aquele som contínuo, não é mesmo?

Diferentes ondas, diferentes osciladores

O que criamos até agora foi um som a partir de um oscilador usando uma onda senoidal. Há outros tipos de ondas, como podemos ver na seguinte imagem:

Para alterar o tipo de onda, basta passarmos um dos seguintes códigos:

oscillator.type = 'sine';
oscillator.type = 'square';
oscillator.type = 'triangle';
oscillator.type = 'sawtooth';

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Tocando notas

Até o momento nós só tocamos um simples beep. Mas se quisermos tocar algo, precisamos tocar notas musicais diferentes.

Cada nota é um som emitido a uma determinada frequência. Abaixo temos uma tabela que indica cada nota e sua respectiva frequência:

Para alterar a frequência, basta indicar um valor em oscillator.frequency.value. Para tocar um “Dó” (C4):

const C4 = 261.6,
	D4 = 293.7,
  E4 = 329.6,
  F4 = 349.2,
  G4 = 392.0,
  A4 = 440.0,
  B4 = 493.9;

oscillator.frequency.value = C4;

No exemplo, passei a frequência para uma constante apenas para o nosso código ficar mais legível. É bem mais simples e legível deixar o nome das notas do que deixar o número da frequência.

Evoluindo

Caso queira se aprofundar, procure saber mais sobre bibliotecas e frameworks como o Tone.js, uma ferramenta completa com várias funcionalidades para se trabalhar com música interativa no navegador.

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Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

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