Amazon

Introdução à Amazon Web Services (AWS)

A Amazon Web Services (AWS) é uma das principais plataformas de computação em nuvem do mercado. Aprenda os principais conceitos e veja como criar sua conta de teste.

há 5 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A Amazon Web Services ou simplesmente AWS é um dos serviços de cloud computing mais antigos e usados do mercado. A plataforma possui uma infinidade de serviços com soluções para várias áreas. Veja abaixo as principais categorias de serviços:

  • Computação
  • Armazenamento e Banco de dados
  • Análise de dados
  • Inteligência artificial
  • Internet das coisas
  • Serviços auxiliares da plataforma

Existem ainda outras categorias de produtos não descritas acima e provavelmente quando acessar a página da AWS vão existir mais algumas. A AWS trabalha continuamente na criação de novos produtos, isso permite ao cliente concentrar todos os serviços de nuvem em uma única plataforma, gerando uma série de facilidades de administração.

Amazon Web Services (AWS) - RDS - Fundamentos
Curso Amazon Web Services (AWS) - RDS - Fundamentos
Conhecer o curso

Regiões e Zonas

A AWS possui datacenters em diversos locais do mundo. Esses datacenters nos permitem alocar recursos o mais próximos possível dos clientes das nossas aplicações. Eles também podem ser usados como backup, hospedando nossos recursos em um local e criando uma estrutura de alta disponibilidade em outro.

Uma região possui várias zonas que estão localizadas fisicamente próximas e possuem conectividade com baixa latência entre elas.

Regiões e zonas da AWS

Cadastro na plataforma

O cadastro na plataforma não requer nenhuma configuração específica. Basicamente se resume em preenchimento de dados e confirmação. Ele pode ser feito nesta página de cadastro e possui os seguintes passos:

  • Preenchimento dos dados pessoais
  • Informação sobre meio de pagamento
  • Confirmação por telefone
  • Seleção do plano de suporte (com opção do plano gratuito)

Ao final do processo é possível começar usar os serviços imediatamente. A AWS possui cotas gratuitas em muitos serviços e em outros uma capacidade limitada por 12 meses depois da criação da conta para testes. Sempre fique atento aos recursos que criar dentro da sua conta, pois dependendo do serviço o valor pode chegar a milhares de dólares por mês, o que não vai ser uma surpresa muito agradável quando chegar a fatura do cartão.

Meios de acesso a plataforma

Toda plataforma de nuvem deve ter amplo acesso para consumo e administração dos serviços. No caso da AWS temos 3 meios principais de acesso:

  • Console - É a plataforma de gerenciamento web onde podemos gerenciar serviços, usuários e pagamentos.
  • AWS-CLI - É um utilitário de linha de comandos instalado no sistema operacional que podemos usar para gerenciar os serviços.
  • API HTTP - Uma interface apropriada para integração de sistemas com a plataforma. A AWS também possui uma série de SDKs que facilitam a integração com as principais linguagens de programação do mercado.

Escolhendo a região

A AWS separa os recursos criados dentro da plataforma por região. Se criar um recurso dentro da região us-east (São Paulo) só poderá visualizar aquele recurso novamente se estiver com essa região selecionada.

Selecionando a região no console da AWS

A imagem acima mostra a região selecionada dentro do console web. Sempre que estiver gerenciando recursos na AWS verifique se está com a região correta selecionada, um problema comum é procurar um recurso e não encontrar, pois ele está em outra região.

Serviços

Depois de logar no console web e selecionar a região que deseja trabalhar, provavelmente vai querer testar algum dos muitos serviços que a plataforma possui. O acesso aos serviços é feito através do item services da barra de navegação, eles ficam separados por categorias:

serviços na aws

As páginas específicas de serviços costumam mudar de serviço para serviço. Um padrão comum para é exibir primeiro a página de status do serviço (dashboard) e um menu lateral com a navegação entre as páginas:

dashboard AWS EC2

Ecossistema Amazon AWS

A Amazon AWS possui um ecossistema completo em serviços de computação em nuvem, temos artigos abordando cada um deles, como o Amazon S3, Amazon EC2, Amazon Lambda e Aurora

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos