Desenvolvimento Mobile

React Native ou Flutter: por qual começar?

Confira nesse artigo um pouco mais sobre essas duas tecnologias mobile e veja pontos que podem te ajudar a decidir por qual delas começar seus estudos.

há 4 anos 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você deseja se aventurar na área de desenvolvimento mobile, já deve ter ouvido falar em algumas das tecnologias que estão em alta nessa área. Mas, com tantas opções, como saber por qual delas começar? Qual tem mais mercado? Qual tem futuro? Qual a melhor?

Por isso, vamos abordar neste artigo duas delas que estão com a popularidade em alta: o React Native e o Flutter. Como cada um deles se posiciona no mercado? Qual deles oferece a melhor experiência de desenvolvimento?

React Native

React Native é um framework open source JavaScript para criação de aplicações mobile baseado no React. Foi lançado em 2015 e é mantido pelo Facebook. Uma das grandes vantagens do React Native é a possibilidade de criação de apps para Android e iOs a partir de uma mesma base de código fundamentada em JavaScript.

Mas, mesmo com código escrito em JavaScript, o React Native gera artefatos nativos, tendo em vista que o código JavaScript interage com as APIs nativas e, consequentemente, gera elementos nativos. Isso faz com que aplicativos construídos com o React Native, mesmo tendo seu código baseado no JavaScript, ofereçam uma experiência nativa e alta performance.

Se você tem dúvidas sobre o que seriam aplicativos nativos e híbridos, temos um artigo que explica isso: [“App Nativo x App Híbrido: existe o melhor?”](https://www.treinaweb.com.br/blog/app-nativo-x-app-hibrido-existe-o-melhor/ ““App Nativo x App Híbrido: existe o melhor?””).

O React Native possui um grau de maturidade relativamente alto nos dias atuais, além de contar com cases de grandes empresas, como o Nubank e a Uber.

React Native - Fundamentos
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o curso

Flutter

O Flutter é um framework open source para desenvolvimento de aplicações em geral baseado no Dart, uma linguagem criada pela Google. Embora seja possível desenvolver até mesmo aplicações web com o Flutter, sua grande força reside no desenvolvimento de aplicações mobile com uma base de código unificada entre iOS e Android, da mesma maneira que acontece no React Native. Trata-se de um framework extremamente intuitivo, o que torna a sua curva de aprendizado incrivelmente baixa.

O Flutter permite a criação de aplicações para iOS e Android através da mesma base de código baseada no Dart. Porém, o resultado é idêntico a um aplicativo nativo, já que o código Dart é compilado para código nativo em tempo de compilação (ao contrário do React Native, que faz esse processo em tempo de execução).

Além do próprio Google utilizar o Flutter em seus aplicativos (como no aplicativo do Google Ads), grandes empresas como o Alibaba também fazem uso do Flutter em suas aplicações mobile. Neste ano, o Nubank anunciou que irá migrar sua base de código do aplicativo do React Native para o Flutter.

Flutter - Fundamentos
Curso Flutter - Fundamentos
Conhecer o curso

Existe a melhor solução?

Não dá pra comparar React Native com Flutter. Hoje, o Flutter é um dos principais concorrentes do React Native, e vice-versa. O que você pode fazer é eleger o melhor para você no momento… Por exemplo: se você já trabalha com React, você consegue aproveitar grande parte do seu conhecimento no React Native, onde a transição entre o React e o React Native é geralmente bem tranquila, além de ter um grande ganho de tempo de aprendizado.

Apesar do Flutter ser mais novo comparado ao React Native, que é um pouco mais consolidado, a curva de crescimento do Flutter atualmente é muito acentuada, mostrando o entusiasmo da comunidade com o Flutter. Enquanto isso, em linhas gerais, o React Native está começando a perder um pouco de seu apelo no mercado, justamente por causa do que o Flutter vêm apresentando.

Por isso, no final, é muito bom saber os dois: React Native é consolidado no mercado e é largamente utilizado, mas já é possível notar uma acentuada tendência na adoção do Flutter. Podemos ver no gráfico do Google Trends que o Flutter está sendo bastante pesquisado, tendo o interesse cada vez mais próximo ao interesse do React Native.

Gráfico React x Flutter

E aí conseguiu decidir para qual deles vai seguir seus estudos? Ou ficou mais difícil escolher? De qualquer forma, aqui na TreinaWeb temos cursos de ambas tecnologias e você pode conhecer um pouco de cada uma.

Desenvolvedor React Native
Formação Desenvolvedor React Native
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos