Desenvolvimento Mobile Carreira

Desenvolvedor mobile: por que investir nessa carreira?

Carreira mobile tem muitas oportunidades, por isso vamos ver o que você precisa saber para entrar ou migrar para essa área tão promissora.

há 1 ano 7 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Os aplicativos estão cada vez mais presentes em nossa rotina. Grande parte da experiência digital hoje passa pela experiência mobile. O relatório anual da empresa de telecomunicações Cisco estima que globalmente, 299,1 bilhões de aplicativos móveis serão baixados até 2023. Isso é muita coisa!

Mas por trás de cada toque na tela e navegabilidade em um aplicativo existe o papel de um desenvolvedor mobile. Por isso, a carreira na área do desenvolvimento mobile tem demandado mais profissionais a cada ano que passa.

Com uma simples pesquisa no LinkedIn podemos ver diversas vagas. Nota-se que filtrei apenas às vagas remotas, assim não importa de onde você é, você pode concorrer a aquela vaga!

Se pesquisarmos também pelas vagas presenciais, esse número irá crescer ainda mais.

Carreira mobile tem muitas oportunidades, por isso vamos ver o que você precisa saber para entrar ou migrar para essa área tão promissora.

O que estudar?

Seu foco de estudos vai depender muito do caminho que você deseja trilhar. Você pode trabalhar com as plataformas de forma segmentada, iOS ou Android, ou utilizar tecnologias que permitam o desenvolvimento híbrido. Temos um post falando mais sobre o desenvolvimento nativo x desenvolvimento híbrido. Caso você não conheça ou tenha dúvidas, sugiro a leitura deste artigo =)

Mas, falando bem resumidamente, hoje podemos desenvolver aplicativos de forma nativa, utilizando a linguagem nativa dos sistemas, no caso Swift e Objective-C para desenvolvermos apps para iOS ou utilizar Java e Kotlin para apps Android. Nesse caso, é necessário desenvolver um projeto para cada plataforma específica, porém você tem um melhor aproveitamento de seus recursos, além da vantagem de acessar as funcionalidades do dispositivo de maneira mais fluida.

No caso do desenvolvimento híbrido, um mesmo código será reaproveitado para ambas plataformas, o que economiza tempo de desenvolvimento. Essas tecnologias não vão acabar com o desenvolvimento nativo, pois cada tecnologia tem seu espaço. O que precisamos entender é que o mercado precisa desse leque de opções simplesmente porque cada projeto e demanda tem particularidades e requisitos diferentes.

Conhecimentos básicos

Independentemente da plataforma que você vai seguir, temos alguns conhecimentos importantes que devem ser aprendidos. Se você é iniciante deve começar sempre pelo básico: lógica de programação e orientação a objetos.

Como você vai programar, ter esses conhecimentos é essencial. Por isso, para te ajudar, temos a formação “Base de desenvolvedor”, onde você vai conseguir construir uma boa base para seguir com os seus estudos.

Base para desenvolvedor
Formação Base para desenvolvedor
Conhecer a formação

Depois, conforme você for avançando na linguagem escolhida, você pode estudar outros tópicos como componentes de interface, responsividade, arquiteturas, etc.

Desenvolvimento Android

Se você quer se tornar um desenvolvedor mobile para a plataforma Android, você pode estudar pelo Java ou Kotlin. Hoje a linguagem Kotlin é altamente recomendada pela própria Google, sendo então a melhor escolha para começar.

O Kotlin é uma linguagem intuitiva e enxuta. Você consegue escrever menos código para representar a mesma coisa que em Java. Além disso, sua curva de aprendizagem é relativamente pequena, o que te ajuda a progredir mais rápido em seus estudos.

Desenvolvimento iOS

Agora, se seu foco é desenvolver para iOS, você pode optar pelo Swift ou Objective-C. Hoje o principal é o Swift, então ele seria a melhor escolha.

A linguagem Swift tem muitos conceitos modernos, fora que sua sintaxe é simples, clara e eficiente, o que facilita a vida dos desenvolvedores. Também possui um ótimo desempenho, o que facilita a experiência dos seus usuários.

Desenvolvimento multiplataforma

Para o desenvolvimento multiplataforma, onde temos um reaproveitamento de código, temos o Flutter (utilizando a linguagem Dart), Ionic (Angular) e React Native (utilizando o JavaScript) como opções.

O React Native, por exemplo, nos permite criar aplicativos mobile realmente nativos com JavaScript para Android e iOS. Ele vem sendo usado em aplicativos como Facebook, Instagram e Uber.

Já o Flutter entrega as vantagens do desenvolvimento híbrido e nativo ao mesmo tempo, já que os aplicativos desenvolvidos utilizando o Flutter são nativos, porém utilizando uma única linguagem, o Dart.

Aqui na TreinaWeb temos as formações Desenvolvedor React Native e também a formação Desenvolvedor Dart Flutter.

Temos vários artigos dessas tecnologias para você se aprofundar, com suas vantagens, desvantagens e muito mais.

Desenvolvedor React Native
Formação Desenvolvedor React Native
Conhecer a formação

Concluindo…

As linguagens nativas trazem muitas possibilidades em trabalhar diretamente com elas, mas com certeza as tecnologias híbridas têm o seu lugar. Não só no mobile como em relação a outros projetos: a escolha da tecnologia adequada sempre vai depender da demanda, da necessidade do negócio e da realidade do time.

Você pode escolher uma das tecnologias pelo nosso portal e começar sua formação para se tornar um desenvolvedor mobile! Caso não tenha uma formação específica que você queira, pode solicitar uma formação personalizada.

Nos vemos lá! =)

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos