Desenvolvimento Mobile

O que é Ionic?

Veja neste artigo o que é o Ionic, principal Framework para desenvolvimento de aplicações móveis híbridas.

há 4 anos 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O Ionic é um Framework Open Source gratuito sobre a licença MIT para desenvolvimento de aplicações mobile híbridas.

Aplicações híbridas são aplicativos móveis construídos de maneira alternativa a aplicações nativa. São construídos, geralmente, utilizando HTML, CSS e JavaScript, desta maneira se tornaram extremamente populares, pois permite o desenvolvimento multiplataforma, utilizando o mesmo HTML para diferentes sistemas operacionais.

Aqui no Blog possuímos um artigo “App Nativo x App Híbrido: existe o melhor?” onde você pode conferir mais detalhes.

C# (C Sharp) - ASP.NET MVC
Curso C# (C Sharp) - ASP.NET MVC
Conhecer o curso

Caso você não saiba o que é um Framework

O framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos. Tem como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

Aqui no blog também possuímos um artigo sobre [“Para que serve um Framework”.](https://www.treinaweb.com.br/blog/para-que-serve-um-framework/ ““Para que serve um Framework”.”)

Sendo assim, o que é o Ionic?

Desenvolvido por Max Lynch, Ben Sperry e Adam Bradley da Drifty Co., sua primeira versão teve seu lançamento em 2013 e atualmente encontra-se na versão 4.

Como dito acima, é um Framework para criação de aplicações móveis e desktop de alto desempenho e qualidade, que utiliza as tecnologias web HTML, CSS e JavaScript.

Como diz em seu site, o Ionic ajuda as equipes a criarem e distribuírem belos aplicativos híbridos em várias plataformas, possuindo foco na experiência do usuário ou interação do usuário com o aplicativo (controles, interação, gestos, animações).

Projetado para funcionar e ser exibido em diferentes plataformas, possui um design limpo, simples e funcional, com componentes padrões, tipografia, paradigmas interativos e diversos templates.

Além disso, possui um cliente de linha de comando (CLI) para gerenciar todo projeto criado com o Ionic. O CLI é uma ferramenta que cria aplicativos Ionic de forma rápida e fornece vários comandos úteis para facilitar o desenvolvimento utilizando o Framework. Possui um servidor de desenvolvimento integrado, ferramentas de compilação e depuração, entre outros benefícios.

Para instalar o Ionic CLI basta clicar aqui.

Por que aprender Ionic?

Além da principal vantagem no desenvolvimento de aplicações híbridas, muitas outras vantagens podem ser listadas quando pensamos no Ionic, dentre elas:

  • Estabilidade na criação de aplicações híbridas: Apesar de utilizar HTML, CSS e JS para o desenvolvimento das aplicações, o Ionic entrega um produto altamente estável e com desempenho similar ao de aplicativos nativos;

  • Multiplataforma: Com o Ionic, podemos desenvolver um único código que seja executado em diferentes sistemas operacionais, diminuindo o tempo de desenvolvimento de novas aplicações.

  • Menor tempo de desenvolvimento: Por criar aplicações multiplataforma, o tempo no desenvolvimento dessa aplicação se torna algo vantajoso em relação às aplicações nativas, uma vez que todo código criado será reutilizado para qualquer sistema operacional móvel, diminuindo assim o tempo de desenvolvimento;

  • Menor custo: Uma vez que poupamos o tempo em seu desenvolvimento, estamos poupando os custos desta aplicação, fazendo com que, criar aplicações multiplataforma torne-se algo mais rentável e menos custoso;

  • Prototipação: Criar telas no Ionic é extremamente fácil, pois possui uma ferramenta para esta finalidade, o Ionic Creator, que é uma ferramenta de “arrasta e solta” para facilitar as ideias de criação de suas aplicações que pode ser acessada neste link;

  • Documentação: Além de possuir uma grande comunidade, a documentação do Ionic é bastante completa, entre outras.

O futuro do Ionic

Como dito acima, o Ionic Framework encontra-se na versão 4, lançado no ano de 2019. Esta versão mais recente foi reprojetada para funcionar como uma biblioteca independente de componentes da web, com integrações para os mais recentes frameworks JavaScript, como o Angular, Vue e React. Ou seja, com a nova versão do Ionic, podemos criar aplicativos híbridos utilizando qualquer framework javascript, como Vue, Angular e React.

O Ionic é um excelente framework que, com certeza, poderá ser utilizado para criar aplicativos dos mais diversos segmentos. Sendo assim, este framework é um forte candidato a ser o seu próximo queridinho no desenvolvimento de aplicativos móveis.

Desenvolvedor React
Formação Desenvolvedor React
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos