CSS HTML

O que é e como começar com HTML e CSS?

Quer iniciar seus estudos em HTML e CSS e não sabe por onde começar? Veja o que preparamos pra você.

há 6 anos 2 meses

Formação Base para desenvolvedor
Conheça a formação em detalhes

Mesmo se você for iniciante no meio da programação provavelmente já deve ter ouvido falar sobre HTML. O HTML é uma linguagem muito fácil de se aprender e em pouco tempo você já poderá criar um website com facilidade. Com um pouquinho mais de tempo e dedicação, você poderá estilizar suas páginas utilizando o CSS, conseguindo um resultado mais profissional.

O HTML e o CSS são utilizados para criar páginas web e atuam de forma complementar. Neste artigo você poderá conhecer mais sobre eles e como iniciar seus estudos, principalmente se você está dando os primeiros passos nessa área.

O que é HTML?

O HTML é a linguagem base para se desenvolver qualquer site. É uma linguagem baseada em marcação, onde marcamos os elementos para definir quais informações a página vai exibir. A linguagem HTML foi criada na década de 1990 e suas especificações são controladas pela W3C (World Wide Web Consortium).

O que é CSS?

O CSS é uma linguagem de folha de estilo composta por “camadas”, criado com o propósito de estilizar as páginas HTML, ou seja, definir a aparência das páginas, para deixá-las visualmente mais bonitas e agradáveis, podendo alterar a fonte, cor, posicionamento dos elementos, layout e muito mais.

Uma das maiores vantagens de se utilizar o CSS é que ele efetua a separação entre o formato da página e o conteúdo de um documento, proporcionando assim uma maior flexibilidade e controle de como as características serão exibidas, além de reduzir a duplicação no conteúdo estrutural de uma página.

Silex - Framework PHP
Curso Silex - Framework PHP
Conhecer o curso

Quem usa HTML e CSS?

Todos os sites utilizam HTML e CSS de uma forma ou de outra. Você se lembra da época do Orkut quando enviávamos recados e depoimentos? Nessa época gostávamos de deixar eles mais bonitinhos… Com fontes, cores, diferentes tamanhos, negrito, itálico, e mais uma infinidade de tags que podiam ser utilizadas… Sim, aquilo era HTML.

Sintaxe do HTML

A sintaxe do HTML foi criada para ser de fácil entendimento tanto para nós quanto para a máquina, além disso você não precisa de nada mais do que um editor simples. Como vimos, HTML é uma linguagem de marcação.

Essas marcações são chamadas de tags, que são abertas e depois fechadas. É com as tags que dizemos para o navegador o que é um título, parágrafo, botão, formulário, dentre outros.

Primeiramente vamos ver como é a estrutura básica do HTML:

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt-br">
<head>
    <meta charset="utf-8">
    <title>Título da página</title>
</head>
<body>
    Seu código aqui
</body>
</html>

Essa é a estrutura que sempre será utilizada. Se quisermos exibir na página o nosso clássico “Hello World”, temos que escrever o texto dentro de um parágrafo e colocá-lo dentro da tag “body”.

<body>
    <p>Hello World</p>
</body>

Para criar um texto com link, você pode definir a url que será acessada ao clicar, através do atributo href:

<body>
    <a href="https://www.treinaweb.com.br/">TreinaWeb</a>
</body>

Android - Utilizando Broadcast Receivers nas aplicações
Curso Android - Utilizando Broadcast Receivers nas aplicações
Conhecer o curso

Sintaxe do CSS

Com o CSS você pode criar folhas de estilo, que são muito úteis e fáceis de serem utilizadas. Por exemplo, vamos criar uma folha de estilo chamada style.css e com os seguintes atributos:

strong {
	color: blue;
}

h1 {
	font-style: italic;
}
<html>
<head>
    <title>TreinaWeb</title>
    <link rel="stylesheet" type="text/css" href="style.css">
</head>
<body>
    <p>Hello <strong>World</strong></p>
    <h1>Seja bem-vindo ao TreinaWeb!</h1>
</body>
</html>

Quando abrirmos a página ele vai nos mostrar a frase “Hello World”. A palavra “World” está dentro da tag “strong”, então ela vai se comportar da maneira que estilizamos no arquivo CSS: em negrito e na cor azul. Já a frase “Seja bem-vindo ao TreinaWeb!” aparecerá em itálico, conforme colocamos no nosso arquivo CSS.

Mercado de trabalho

A maioria das páginas da Internet são escritas em HTML e estilizadas usando CSS, daí podemos ver a sua incontornável importância. Você pode começar a aprender a criar suas próprias páginas e, mais para frente, ter a capacidade de desenvolver telas para sites, aplicativos mobile, sistemas web e desktop.

Saber HTML e CSS é pré-requisito para qualquer desenvolvedor, mesmo se você não desenvolve diretamente para a Web, aconselho a leitura de nosso artigo sobre como crescer no front-end.

Como aprender HTML e CSS?

Como você já pode ver nesse artigo, o HTML e o CSS são extremamente importante de serem estudados e são de fácil aprendizagem. O HTML5 e o CSS3 são as versões mais atuais.

Aqui no TreinaWeb temos o curso “Desenvolvimento web com HTML5 e CSS3 Básico” que foi desenvolvido com o objetivo de ser uma porta de entrada para você entrar para o mundo do desenvolvimento, seja web ou mobile.

HTML5 + CSS3 - Propriedades e seletores avançados
Curso HTML5 + CSS3 - Propriedades e seletores avançados
Conhecer o curso

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online. Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o certificado impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar neste curso, apenas sua força de vontade. =)

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com o HTML e o CSS? Gostaria de conhecê-los com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o link do curso de HTML5 e CSS3 e veja algumas aulas de exemplo.

Bons estudos!

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos