PHP

Como começar com PHP?

Quer iniciar seus estudos em PHP e não sabe por onde começar? Veja o que preparamos pra você.

há 6 anos 6 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O PHP costuma ser uma das primeiras linguagens escolhida pelos estudantes quando se trata de Web, muito pela alta adoção no mercado de trabalho como também pela baixa de curva de aprendizagem.

Se o seu foco é desenvolver sites e aplicações web, é um ótimo negócio investir seu tempo no estudo de PHP, ademais, estamos falando da linguagem mais utilizada na web, cerca de ~82% de todos os sites a utilizam.

O que é o PHP?

O PHP é uma das linguagens de programação web mais populares. Ele tem a capacidade de se misturar com HTML (HyperText Markup Language), tornando-o bastante intuitivo para se desenvolver para web. O PHP é interpretado no servidor e envia para o cliente apenas a resposta (seja HTML, XML, JSON etc).

Quem usa PHP? E o que pode ser feito?

Muitos dos sites que você encontra pela internet são feitos em PHP, isso porque a maioria deles utilizam algum CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) e os mais famosos são escritos em PHP como o WordPress, Drupal, Joomla, entre outros.

Outros exemplos que podemos destacar que utilizam o PHP é o Wikipédia e o Facebook. Isso mostra o seu poderio tanto para pequenos quanto para grandes e estabelecidas aplicações.

Sintaxe do PHP

A sintaxe do PHP é bastante intuitiva e, quando aliado a algum HTML, por exemplo, tudo o que precisamos fazer é usar a diretiva de abertura e a de fechamento:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <body>
        <?php
            echo "Hello World";
        ?>
    </body>
</html>
  • `` é a diretiva de fechamento;

Depois de interpretado no servidor, o que será enviado para o cliente (no nosso contexto estamos falando de um navegador web) será:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <body>
        Hello World
    </body>
</html>

Ou seja, apenas o HTML processado.

O PHP é uma linguagem interpretada e de tipagem fraca (dinâmica), não sendo necessário especificar o tipo das variáveis, ele decide isso em tempo de execução.

Veja um exemplo:

<?php

$nome = "TreinaWeb";

echo "Olá, você está lendo um artigo do $nome";

Este pequeno trecho irá imprimir:

Olá, você está lendo um artigo do TreinaWeb

Outra característica do PHP é que ele é uma linguagem multiparadigma, de tal forma que um mesmo script possa incorporar características imperativas, funcionais, orientada a objetos etc.

Exemplo:

<?php

class Gato extends Animal
{
    public function miar()
    {
        echo "miau";
    }
}

$gato = new Gato("Chico José");
$gato->miar();

Há de se destacar que o PHP possui um respeitado suporte à orientação a objetos, que é um dos paradigmas mais utilizados no mercado de trabalho.

O PHP possui dezenas de extensões nativas para trabalhar com as mais diversas necessidades possíveis. É uma completa plataforma para desenvolvimento web.

Mercado de trabalho

A oferta de vagas para programadores PHP é imensa e está em constante expansão. Segundo o site TIOBE (Programming Community Index Definition), o PHP é uma das dez linguagens mais utilizadas no mundo.

Um programador PHP tem seu lugar garantido no mercado, desde que sempre esteja em constante aprendizado e claro, acompanhando as mudanças e a evolução da linguagem e do seu ecossistema.

Como anda o PHP atualmente?

Super recomendamos a leitura do artigo “O PHP e o seu ecossistema nunca estiveram tão fortes”. Um panorama geral sobre o PHP e as novidades.

Como aprender PHP?

É sempre importante você estudar um material que esteja atualizado. Técnicas que eram utilizadas antigamente, hoje já não se usam mais, por isso é bom ficar atento ao material base do seu estudo.

Aqui no TreinaWeb temos uma completa formação base para quem quer iniciar do zero ou até mesmo para quem já trabalha com PHP mas que não domina completamente a linguagem. Os módulos são divididos em três partes:

Wordpress - Criação de Temas
Curso Wordpress - Criação de Temas
Conhecer o curso

PHP - Novidades do PHP 8.1 e 8.2
Curso PHP - Novidades do PHP 8.1 e 8.2
Conhecer o curso

PHP Avançado
Curso PHP Avançado
Conhecer o curso

Neles o estudo é progressivo, passo a passo. A cada novo módulo alguns “degraus” a mais são alcançados no objetivo de se tornar um experiente desenvolvedor em PHP.

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online. Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o certificado impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

O curso é recomendado para você iniciar seus estudos na linguagem PHP, no entanto, é interessante saber as bases necessárias para aprender qualquer linguagem de programação: “Lógica de Programação” e “Lógica de Programação Orientada a Objetos”.

Também ministramos esses cursos:

Google Cloud - Primeiros Passos
Curso Google Cloud - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Ruby on Rails Intermediário
Curso Ruby on Rails Intermediário
Conhecer o curso

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com a linguagem? Gostaria de conhecê-la com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o link da nossa formação completa de PHP e veja algumas aulas de exemplo. :)

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Será um prazer tê-lo como aluno!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos