WordPress O que é WordPress e como instalar na sua máquina

Saiba o que é o WordPress e aprenda a instalar localmente em sua máquina.

Wesley Gado 19 de agosto de 2020

O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado do mundo, de acordo com o wordpress.com 37% da web é criada com o WordPress, este fato pode ser uma consequência do WordPress ser gratuito, permitindo o uso tanto por pequenos sites quanto para grandes projetos.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso de Wordpress - Primeiros Passos
CONHEÇA O CURSO

O seu foco é disponibilizar a criação de sites, blogs e E-Commerces de forma que os seus usuários não necessitem de conhecimentos de programação, assim possibilitando a criação de seus projetos de forma simples e eficiente. Isso se dá a uma série de ferramentas que o deixam mais atraente, com as features de temas, plugins, widgets e seu novo editor de blocos Gutenberg, ele permite uma infinidade de possibilidades.

Por ser o CMS mais utilizado do mundo ele conta com um grande ecossistema e uma comunidade ativa, existem milhares de plugins (mais de 50 mil atualmente) para ampliar as funções de seu site e uma variedade enorme de temas gratuítos e pagos para deixar o seu site com a sua cara.

Antes de escolher utilizar o CMS muitas pessoas tem a dúvida “mas devo criar um site do zero ou é melhor usar um CMS?”. A resposta é, depende. Nós temos um artigo muito interessante aqui no blog contando sobre as vantagens de utilizar um CMS, certamente irá te ajudar a tomar uma decisão. Se sua decisão for utilizar o WordPress há dois principais caminhos, baixar o software direto do site wordpress.org, onde você poderá localizar o download e toda a documentação da ferramenta ou assinar um plano no wordpress.com, o serviço especializado em planos de hospedagem.

wordpress.org

O wordpress.org é o site do Software WordPress, onde poderá efetuar o download da ferramenta e encontrar a documentação. O download e uso do WordPress é gratuito, mas para utilizar deverá configurá-lo em uma hospedagem de sites e possuir um domínio próprio, por exemplo “meusite.com.br”. Ao utilizar o WordPress em sua hospedagem você fica livre de qualquer limitação, podendo instalar temas e plugins externos, feitos por outros profissionais ou até por você mesmo caso possua conhecimento em programação.

Home do wordpress.org

Caso opte por baixar e instalar na sua hospedagem, temos um artigo no blog sobre os tipos mais comuns de hospedagens que lhe auxiliará na escolha da melhor opção para você.

wordpress.com

O wordpress.com é um serviço de hospedagem focado em WordPress, ele permite que você crie um site ou blog sem se preocupar com uma hospedagem. O serviço oferece planos gratuitos e pagos, entretanto, com limitações em diferentes planos, tanto de espaço quanto ao uso de domínios pessoais e propaganda no site, por exemplo.

Planos de hospedagem do WordPress

Wordpress - Personalização e Ecossistema
Curso de Wordpress - Personalização e Ecossistema
CONHEÇA O CURSO

Instalando em sua máquina

Antes de gastar qualquer dinheiro com hospedagem, você pode instalar a ferramenta facilmente na sua máquina com a finalidade de testar sem limitações.

O Software requer alguns recursos para rodar em um servidor como o MySQL 5.6+ e o PHP 7+. Para instalarmos o ambiente de forma prática e ser possível testar localmente podemos utilizar a ferramenta Bitnami, que em uma única instalação instala todos os complementos necessários. Veremos a seguir como instalar o Bitnami e rodar o WodPress no Linux, MacOS e Windows.

Instalando com o Bitnami no Linux

Instalando com o Bitnami no MacOS

Instalando com o Bitnami no Windows

Administrador Wordpress
Formação: Administrador Wordpress
Nesta formação você aprenderá como criar sites do zero utilizando a plataforma e o ecossistema Wordpress, que conta com milhares de temas e plugins. Após essa formação, você estará apto a gerenciar e desenvolver sites para os mais diversos tipos de necessidades.
CONHEÇA A FORMAÇÃO
Deixe seu comentário

Conheça o autor desse artigo

  • Foto Autor Wesley Gado
    Wesley Gado

    Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

    Posts desse Autor

Artigos relacionados