WordPress WooCommerce

WooCommerce: O que é e como instalar no WordPress

Saiba o que é e como instalar o Plugin WooCommerce para WordPress, uma das ferramentas mais utilizadas para a criação de lojas virtuais.

há 3 anos 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O WooCommerce é um Plugin para WordPress que adiciona funções onde podemos utilizar a plataforma para criar um E-commerce, o que nos traz uma enorme facilidade ao criar lojas virtuais utilizando como base uma ferramenta já consolidada no mercado e gratuita. Caso você não saiba o que é WordPress aconselho a leitura de nosso artigo sobre o que é WordPress.

Vale salientar que o WooCommerce é considerado uma plataforma poderosa, mesmo se tratando de um Plugin do WordPress ela pode ser utilizada tanto por pequenos quanto por grandes negócios, pela facilidade de implementação em um primeiro momento e pela grande gama de integrações com sistemas de pagamento, correios, versatilidade de uso entre outros pontos. Como consequência dessa facilidade, o WooCommerce tem grande fatia de mercado das plataformas de E-commerce, como podemos ver na pesquisa da Statista abaixo:

Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Curso Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce
Conhecer o curso

Pesquisa de Abril de 2020 mercado E-commerce

Instalando o WooCommerce

Para instalar o WooCommerce em seu WordPress faremos um procedimento bem simples. Na área do painel administrativo do WordPress localize o item Plugins > Adicionar Novo.

Adicionando novo plugin WordPress

Logo em seguida localize a barra de pesquisa e digite “WooCommerce”, com isso encontre nos resultados o Plugin WooCommerce, clique em instalar agora e logo após em ativar.

Instalando WooCommerce

Após ativar o WooCommerce ele estará pronto para uso e para você explorar todas as suas funções e possibilidades. Será exibido ao menu os itens referentes ao plugin, que são: WooCommerce, Produtos, Análises e Marketing conforme figura abaixo.

Configurações WooCommerce

Vantagens e Desvantagens

O WooCommerce conforme descrito acima tem como base o CMS WordPress, portanto é um Plugin gratuito que você poderá utilizar sem custos. Possui uma curva de aprendizagem baixa e é possível criar projetos com demandam operação simples sem conhecimento de programação. Para projetos de baixo investimento é um ótimo caminho inicial. Outro ponto interessante também são as integrações, com sistemas de pagamento como o PagSeguro e também com serviços de entrega como os Correios. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração: a parte de segurança é fundamental, portanto, deve-se sempre estar atento aos plugins instalados e com as atualizações em dia. Para operações mais complexas será necessário a ajuda de um profissionail para desenvolver integrações com ERP ou alguma personalização por exemplo.

Temos várias plataformas de E-commerce Open Source robustas, costumo dizer que normalmente não há a “melhor ou pior”, mas sim uma que irá atender as suas necessidades da melhor forma. Aconselho a leitura do nosso artigo comparando as ferramentas Magento x WooCommerce, pode ser interessante para você tirar suas próprias conclusões e caso queira se aprofundar em WooCommerce temos um curso passo a passo para você iniciar a sua loja com o pé direito :)

Administrador Wordpress
Formação Administrador Wordpress
Conhecer a formação

Por fim, caso queira aprender mais sobre Wordpress saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce que possui 02h48 de vídeos e um total de 24 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de Wordpress.

Veja quais são os tópicos abordados durante o curso de Wordpress - Criação de lojas virtuais com WooCommerce:

  • Instalar o Woocommerce e aparências visuais especificas;
  • Quais os tipos de produto disponíveis e qual utilizar;
  • Gerenciar toda a parte de catalogo como produtos, categorias, atributo e etiquetas;
  • Configurar aspectos da loja como entrega, estoque e exibição de produtos;
  • Instalar e configurar os métodos de entrega dos Correios;
  • Instalar, configurar e usar de modo prático o gateway de pagamento na loja;
  • Administrar o fluxo de pedidos e estoque da loja.

Autor(a) do artigo

Wesley Gado
Wesley Gado

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos