CMS's e E-commerce

Quais as vantagens de se utilizar um CMS?

Existem muitas vantagens em se utilizar um CMS e, dependendo do que você precisa, pode ser mais que indicado. Confira neste artigo.

há 6 anos 1 dia

Formação Desenvolvedor Wordpress
Conheça a formação em detalhes

Já se foi o tempo em que os CMS’s eram somente utilizados com a finalidade de criar blogs. Hoje em dia, eles estão muito mais avançados e com diversas facilidades.

O CMS é um sistema de gerenciamento de conteúdo que possui um conjunto de ferramentas, onde você pode criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo. Sendo assim, se você não possui tanta experiência na criação de sites utilizando linguagens de programação, mas precisa criar um site rápido, com boa aparência e boas funcionalidades, você pode optar por utilizar um CMS.

Existem várias opções de CMS no mercado que atende diversas necessidades como a criação de sites, blogs ou até mesmo uma loja virtual. Uma das vantagens dos CMS’s é que eles são ferramentas que tem constantes atualizações, agregando novos recursos e focando sempre em oferecer segurança para o seu site.

Além disso, eles disponibilizam diversos templates prontos, mas que você também pode personalizar da sua forma, modificando textos, colocando imagens, vídeos, etc. Essas ferramentas também contam com os plugins, onde você pode instalar no seu site para agregar recursos e deixá-lo mais completo ainda. Você também poderá ter controle das estatísticas de visitação, frequência, vendas, etc. Assim você consegue fazer uma avaliação de seu site, identificar problemas, entre outros.

Se você for utilizar um CMS para criar um blog, você pode trabalhar em sincronia com outras pessoas. Cada autor terá um perfil e poderá postar na plataforma, de acordo com o nível de acesso, que você pode definir para cada um deles.

A utilização de um CMS é uma opção mais barata quando se tem um orçamento apertado. A maioria dos CMS são gratuitos. Se você optar por um gratuito, você gastará apenas com o domínio (endereço do seu site na internet) e a hospedagem do seu site.

Partindo para a escolha do CMS, você deverá previamente analisar suas necessidades e verificar as funcionalidades de cada CMS. A escolha também vai variar de acordo com as capacidades técnicas que se dispõe e qual atenderá melhor suas necessidades.

Segundo uma pesquisa do site W3Techs, podemos ver os mais utilizados e sua porcentagem de uso.

Vamos então adentrar rapidamente nos 4 CMS mais utilizados.

WordPress

O WordPress é o CMS mais utilizado na web e é o que tem maior repertório: só de plugins tem quase 53 mil extensões.

Era primeiramente conhecido pelo seu uso em blogs, mas hoje já é também utilizado em sites. Possui uma plataforma fácil e a comunidade em si é muito ativa.

WordPress - Melhores Práticas de Segurança
Curso WordPress - Melhores Práticas de Segurança
Conhecer o curso

Joomla

O Joomla também é um CMS bem completo e também com muitos seguidores. Tem mais de 6000 extensões, fora os plugins e temas. Com ele você pode construir sites, portais, sites de comércio, etc.

Joomla - Criação de Sites
Curso Joomla - Criação de Sites
Conhecer o curso

Drupal

O Drupal é um CMS mais complexo, então ele exige um pouco mais de conhecimentos em programação para realizar alterações e personalizações.

Tem uma comunidade que vem crescendo e possui um ótimo suporte para dúvidas. Pode ser utilizado para diversas finalidades, de sites pequenos até aos mais complexos.

Drupal - Criação de Sites Básico
Curso Drupal - Criação de Sites Básico
Conhecer o curso

Magento

O Magento é o mais conhecido se tratando de e-commerce, sendo insuperável para se desenvolver lojas virtuais. Para utilizá-lo é necessário que você disponha um pouco mais de tempo para aprender a ferramenta.

Magento - Criação de lojas virtuais Básico
Curso Magento - Criação de lojas virtuais Básico
Conhecer o curso

Lembre-se que independente da plataforma que você escolha, aqui no TreinaWeb temos cursos específicos de cada um deles para te ajudar. É só começar a estudar e desenvolver o que você precisa.

Mãos à obra! =D

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos