WordPress

Postar automaticamente no Facebook ao publicar no WordPress

Aprenda a configurar o seu blog WordPress para que ele poste automaticamente no Facebook as publicações.

mais de 4 anos atrás

Ao publicar um post no WordPress, dependendo do modelo de divulgação do seu blog, pode ser interessante já publicar no Facebook automaticamente. Esse processo é simples, porém, como envolve algumas configurações no Facebook é importante se atentar a alguns detalhes. Vamos colocar a mão na massa e realizar essas configurações.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso Wordpress - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Conta de desenvolvedor e aplicativo no Facebook

A permissão para postagem automática é feita através de um aplicativo dentro do Facebook. Para criar esse aplicativo a primeira coisa que precisamos é usar uma conta comum para se escrever como desenvolvedor.

Acesse a página de desenvolvedor do Facebook e entre com login e senha de uma conta comum. Clique no botão Começar no canto direito superior, abrirá o seguinte assistente:

Clique em avançar e preencha as informações do aplicativo:

Por fim, ele pede algumas informações sobre a pessoa. Essa etapa pode ser ignorada:

Configurar o aplicativo

Agora precisamos configurar o aplicativo. No canto superior direito da página terá uma opção Meus Aplicativos. Clique nessa opção e selecione o aplicativo criado na etapa anterior. No menu da esquerda entre no item Configurações para ver a seguinte página:

Clique no botão Adicionar plataforma e selecione Site:

Insira o endereço completo do seu blog, por exemplo:

Clique em Salvar Alterações.

Por fim, precisamos tornar o aplicativo público. Acesse o menu Revisão do aplicativo e marque a opção Tornar “Nome do seu aplicativo” Publico como Sim:

Plugin para WordPress

Existe uma série de plugins que fazem o serviço de auto post no Facebook para WordPress. No caso desse tutorial eu escolhi o plugin Facebook Auto Publish.

Abra o WordPress e entre na página de procura de plugins para instalação. Só lembrando, para chegar nessa página devemos acessar no painel do WordPress Plugins > Adicionar Novo. Procure pelo plugin Facebook Auto Publish e clique em instalar:

Fique atento se está selecionando o plugin correto olhando se o desenvolvedor é realmente xzyscrips.com. Após o termino da instalação clique em Ativar.

WordPress - Criação de Plugins
Curso WordPress - Criação de Plugins
Conhecer o curso

Configurando o Plugin

O plugin cria um item dentro do menu principal do WordPress chamado Facebook Auto Publish, clique sobre ele para ver a página de configuração.

Nessa página precisamos configurar os dados do aplicativo que criamos no painel de desenvolvedor do Facebook. Na página principal dele temos todas as informações necessárias:

Copie o nome, ID do aplicativo e Chave Secreta para as configurações do Plugin:

Clique em Save para Salvar as configurações. Após configurar os dados é necessário autorizar o acesso ao aplicativo, clicando no botão Authorize:

Na página do Facebook confirme todas as permissões, ao voltar para a página de configuração do WordPress verá:

Isso indica que a autorização foi realizada com sucesso.

Postando o conteúdo

Ao abrir a página de criação de posts existirá um painel chamado Facebook Auto Publish no fim da página. Nele é possível alterar as configurações para o post especifico que está trabalhando:

Temos as seguintes opções:

  • Enable auto publish post to my facebook account - Indica se deve ser feita a postagem no Facebook ou não;
  • Posting method - Qual método deve ser utilizado para postagem;
  • Message format for posting – Permite que você monte través das variáveis indicadas no select exatamente o formato que deseja no conteúdo da postgem no Facebook;

Essas mesmas configurações podem ser feitas globalmente na mesma página que configuramos os dados do aplicativo.

Ao publicar um post se tudo estiver correto será feita a postagem no Facebook automaticamente:

Melhorando a exibição da postagem

O Facebook verifica na página do seu blog WordPress algumas meta informações para conseguir montar a exibição da postagem. Por padrão o WordPress não cria essas informações na página de cada post, para isso é possível usar um plugin. O plugin Yoast Seo entre várias outras funções adiciona essas informações. Faça a instalação dele e tente fazer uma nova publicação:

Caso não queira as descrições do Post basta mudar o campo Message Format for Posting do plugin Facebook Auto Publish para removê-la.

Conclusão

Existem outros plugins que fazem a auto publicação no Facebook, basicamente todos possuem o mesmo processo de configuração. Fique a vontade para indicar nos comentários algum plugin que talvez você prefira. =)

Até a próxima!

Administrador Wordpress
Formação Administrador Wordpress
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos