WordPress

Novidades do WordPress 4.9

Veja as novidades do WordPress 4.9, lançado no dia 16 de novembro.

há 6 anos 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Dia 16 de novembro o WordPress 4.9 foi lançado. Ele trouxe alguns recursos interessantes na parte de personalização do tema, um novo widget que permite inserir galerias de imagem, além de melhorias no widget de texto. Veja os novos recursos na prática nesse post.

Wordpress - Criação de Temas
Curso Wordpress - Criação de Temas
Conhecer o curso

Rascunho e Agendamento de alterações visuais

Ao realizar qualquer alteração visual através do painel de personalização, agora é possível salvar como rascunho ao invés de publicar diretamente no site. Esse recurso ficou ainda mais interessante por gerar um link que permite compartilhar com outras pessoas sem acesso ao sistema administrativo as alterações salvas no rascunho:

Painel de personalização WordPress

Além disso, conforme pode ser visto na imagem acima, é possível agendar uma data e hora para que a nova aparência entre em vigor. Isso permite automatizar alterações de estilo em datas específicas, afinal, ninguém quer trabalhar no dia do natal, né?

Veja na prática como usar esse recurso:

Instalar novos temas diretamente no personalizar

Nas versões anteriores do WordPress para instalar um novo tema era necessário ir até o menu Aparência > Temas. A partir da versão 4.9 é possível é instalar novos temas do diretório oficial do Wordpress diretamente no painel de personalização.

Wordpress - Primeiros Passos
Curso Wordpress - Primeiros Passos
Conhecer o curso

Esse novo recurso facilita o trabalho para escolha de um novo tema, uma vez que instalado, o tema já é mostrado no mesmo instante e aplicado ao site.

Novos Widgets

Na versão 4.8 o WordPress inseriu três novos widgets (áudio, vídeo e imagem). Continuando essa melhoria, a versão 4.9 introduziu um widget que permite adicionar também galeria de imagens usando o gerenciador de mídia nativo do Wordpress.

Widget de galeria wordpress

Outro recurso introduzido nessa versão é a possibilidade de adicionar mídia, listas de reprodução, galerias e shortcodes no widget de texto. Isso permite muito mais liberdade na definição do conteúdo.

Adição de mídia no widget de texto no wordpress

Veja na prática como usar os widgets de mídia nesse vídeo:

Novo editor

A comunidade WordPress vem tornando a plataforma mais dinâmica na forma de trabalhar com arquivos de mídia e também no modo de trabalhar com as alterações de estilo. Essas medidas visam aproximar a ferramenta da filosofia do Gutenberg, o novo editor que está em desenvolvimento.

Caso queira saber como testar essa nova ferramenta antes mesmo que ela seja integrada à versão do WordPress. Fica como dica o vídeo abaixo.

Até a próxima! :)

Administrador Wordpress
Formação Administrador Wordpress
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos