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Como ter ganhos recorrentes sendo um profissional freelancer

Neste artigo, convido você a explorar 6 possibilidades de ganhos que vão além daquelas que já conhecemos e que irão te render uma graninha todo mês.

há 5 anos 1 mês

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Quem nunca desejou ganhar um dinheiro extra todo mês? Qualquer profissional pode encontrar sua maneira de ter ganhos recorrentes, mas se você é designer, fotógrafo, filmmaker ou desenvolvedor, essas possibilidades são ainda mais diversas. O ganho recorrente (também conhecido no mundo dos negócios por faturamento recorrente, receita recorrente ou lucro recorrente ) não é novidade entre as grandes empresas como Netflix, Spotify e Adobe por exemplo. Mas como isso pode funcionar para profissionais freelancers?

Neste artigo, convido você, profissional freelancer, a explorar 6 possibilidades de ganhos que vão além daquelas que já conhecemos e que irão te render uma graninha todo mês.

Opção 1: Shutterstock

No Shutterstock você tem a possibilidade de se tornar um contribuidor, e através da plataforma, vender suas fotos, vídeos e vetores. O ganho por cada arquivo baixado é em média de $0,25 (25 centavos de dólar). Pode parecer pouco, mas se torna interessante a partir de um bom volume de downloads mensais.

Há também bônus adicionais que podem ser concedidos aos contribuidores a partir de indicações de novos profissionais freelancers, indicações de novos assinantes e também a partir da quantidade de downloads dos seus arquivos.

Sites semelhantes: Adobe Stock, Fotolia , FreePik e Envato

Opção 2 - BrandCrowd

Se você é designer de logotipo, você provavelmente terá um acervo grande de trabalhos que um dia já foram rejeitados por seus clientes e que hoje servem apenas para ocupar espaço no HD do seu computador, não é mesmo? O BrandCrowd surgiu como uma solução para gerar dinheiro com aquilo que um dia não foi útil para seus projetos, mas que agora podem render muita grana. Através da plataforma, empresas podem comprar marcas prontas a partir de uma vitrine exibida de acordo com o seu interesse. Os logos podem ser colocados à venda a partir de $49 (49 dólares) e o designer ganha uma porcentagem em cima do valor estipulado.

Sites semelhantes: Logo Ground e NewGlue.

Opção 3 - JivoChat

O JivoChat nada mais é do que uma solução de atendimento online para lojas virtuais. Ele possui um programa de afiliados que paga 30% de tudo aquilo que suas indicações gastarem com a ferramenta. Uma ótima opção de ganho recorrente para desenvolvedores freelancers e agências do segmento.

A plataforma oferece um período de teste da versão mais completa da ferramenta e possibilita que o cliente conheça o produto antes de migrar para a versão paga.

Opção 4 - Revenda de Hospedagem

Uma outra opção para você que é dono ou funcionário de uma agência que desenvolve sites, ou trabalha por conta própria como freelancer, é a revenda de hospedagens. De forma recorrente e com pouquíssimo esforço, é possível fazer uma renda extra todo mês. Hoje, praticamente todas as empresas desse segmento possuem programa de afiliação, tais como HostGator, Hostinger e GoDaddy.

Opção 5 - Venda de templates para sites

Bastante lucrativa também, é a criação de temas e templates para plataformas como Wordpress, Magento, Joomla e Drupal. Muitas agências e usuários preferem adquirir temas prontos do que criar um do zero. Suas primeiras vendas podem demorar a acontecer, mas quando se possui um acervo grande, o céu é o limite. Para esse tipo de serviço, costuma-se juntar os esforços de designer e desenvolvedor, já que a criação envolve a parte visual das páginas.

Onde você pode vender seus temas: Envato, TemplateMonster, Codester, Mojo, Creative Market

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Opção 6 - Venda de plugins e extensões

Há ainda as opções de vendas de plugins para Wordpress e extensões para Magento por exemplo. Ambas são ótimas oportunidades para se fazer um bom dinheiro. Por si só, essas plataformas são poderosas e muito eficientes, e acabam ganhando ainda mais robustez a partir de plugins e extensões que podem ser instalados. Eles vão desde bloqueadores de spam para sites até módulos que permitem pagamentos com dois cartões diferentes em seu e-commerce. Acredite, os usuários estão sempre em busca de novidades para essas ferramentas e você pode se beneficiar disso.

É isso! Espero que possa aproveitar alguma dessas dicas! Até a próxima ;)

Autor(a) do artigo

Felipe Moura
Felipe Moura

Designer gráfico há 6 anos, especializado em branding. Formado em Publicidade, Propaganda e Criação pela Universidade Mackenzie de São Paulo.

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