Desenvolvimento Back-end PHP

O que é o Slim Framework?

Veja neste artigo o que é e as principais características do Slim Framework.

há 4 anos 4 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

Neste artigo falaremos sobre o Slim Framework, micro-framework escrito em PHP para, principalmente, criação de APIs RESTful.

Open source, multiplataforma, lançado no final de 2010, o Slim ganhou destaque para desenvolvedores que precisam de um Framework para criar serviços REST.

Caso você não saiba o que é um Micro-Framework…

Em um artigo anterior, expliquei “o que é um Micro-Framework”.

Um Micro-Framework são Frameworks modularizados que possuem uma estrutura inicial muito mais simples quando comparado a um Framework convencional.

Pense em um Micro-Framework como uma peça de lego. Inicialmente, um projeto criado com o micro-framework possui apenas o básico para funcionar, (normalmente, sistema de rotas), porém, ao decorrer do projeto, podem haver necessidades para utilização de outros recursos como, conexão de banco de dados, sistemas de templates, envio de email, etc. A partir desta necessidade, novas bibliotecas são “encaixadas” no projeto, como uma estrutura de lego.

Basicamente, como podemos ver na imagem abaixo:

Representação em lego de uma aplicação e seus complementos

E APIs RESTful?

Aqui no blog também possuímos um artigo sobre os conceitos que cercam as APIs RESTful.

Basicamente, REST é um acrônimo para REpresentational State Transfer, ou seja, Transferência de Representação de Estado. O REST é, no final das contas, um estilo arquitetural que podemos utilizar ou não em nossas aplicações.

A ideia do REST é utilizar de maneira mais eficiente e em sua plenitude as características do protocolo HTTP, principalmente no que diz respeito à semântica do protocolo. O resultado disso ao final das contas é, além da utilização mais “correta” do protocolo, um trânsito de informações mais eficiente e, por consequência, mais rápido.

Slim - Microframework PHP
Curso Slim - Microframework PHP
Conhecer o curso

De volta ao Slim…

É um Micro-Framework bastante leve e prático, e como dito anteriormente, possui como principal característica a implementação RESTful, facilitando a vida do desenvolvedor na criação de APIs de pequeno ou médio porte de maneira organizada.

Com o Slim é permitido criar aplicações seguras e robustas de maneira mais simples e com uma baixa complexidade se comparado a demais Frameworks do mercado.

Como principais características, podemos citar:

  • Baixa necessidade de configuração;
  • Por não possuir um padrão de desenvolvimento definido, há liberdade para definir uma estrutura personalizada para o projeto;
  • Facilidade na integração de aplicações externas ao projeto;
  • Possui suporte nativo a rotas HTTP;
  • Possui suporte a injeção de dependências;
  • Possui uma comunidade ativa, entre outros.

Seu download pode ser feito em seu site, que possui toda sua documentação e suporte. Desta forma, é uma excelente opção de tecnologia na criação de serviços REST.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos