PHP Desenvolvimento Flask

O que é um Micro-Framework?

Neste artigo veremos o que é um micro-framework.

há 4 anos 11 meses

Formação Desenvolvedor Flask Full-Stack
Conheça a formação em detalhes

Os Frameworks são ótimas alternativas para nos auxiliar no desenvolvimento das nossas aplicações. Porém, muitas vezes os Frameworks possuem uma quantidade muito grande de recursos que, no fim, podem não ser utilizados em determinados projetos, causando um gasto desnecessário de recursos nos servidores.

Para estes casos, o uso de um Micro-Framework pode ser mais adequado. Mas você sabe o que é um Micro-Framework?

Definição

Os Micro-Frameworks são Frameworks modularizados que possuem uma estrutura inicial muito mais simples quando comparado a um Framework convencional.

Pense em um Micro-Framework como uma peça de LEGO. Inicialmente, um projeto criado com o micro-framework possui apenas o básico para funcionar, (normalmente, sistema de rotas), porém, ao decorrer do projeto, podem haver necessidades para utilização de outros recursos como conexão de banco de dados, sistemas de templates, envio de email, etc. A partir desta necessidade, novas bibliotecas são “encaixadas” no projeto, como uma estrutura de um LEGO.

Exemplos de Micro-Frameworks

Slim

Logo Slim

O Slim é um Micro-Framework PHP que permite criar com facilidade aplicações e APIs de pequeno e médio porte, de forma simples e rápida, mantendo a organização e as melhores práticas do mercado.

Slim - Microframework PHP
Curso Slim - Microframework PHP
Conhecer o curso

Flask

logo Flask

O Flask é um micro-framework escrito em Python para criação de aplicações web e APIs RESTful. Possui um núcleo simples e entendível que permite que um projeto possua apenas os recursos necessários para sua execução.

Flask - Fundamentos
Curso Flask - Fundamentos
Conhecer o curso

Comparativo

Para entendermos de vez a diferença entre Framework e Micro-Framework na prática, possuímos aqui no blog um artigo bem legal a respeito: Django ou Flask, eis a questão. Desta forma, este comparativo pode te ajudar a esclarecer de vez a diferença entre os dois conceitos e te auxiliar na escolha do melhor para o seu projeto.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos