PHP

Como instalar o PHP e Xdebug no Windows

Aprenda como instalar o PHP e a extensão Xdebug no Windows. Ensinaremos os detalhes que você precisa observar na hora de escolher a versão do PHP e todo o processo de instalação e configuração.

há 4 anos 2 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

A grande maioria dos computadores desktop utilizam o sistema operacional Windows, enquanto a maioria dos servidores utilizam o sistema operacional Linux. Muitos desenvolvedores ficam em dúvida em qual sistema operacional utilizar para desenvolver, principalmente porque a maioria já utiliza o computador com Windows e não possui muita familiaridade com Linux.

O Windows tem melhorado muito como ambiente de desenvolvimento. A Microsoft tem investido muito em ferramentas para desenvolvedores, uma prova disso é a compra do Github pela Microsoft e o desenvolvimento de utilitários como: WSL1, WSL2, novo terminal, visual studio code e outros.

No caso do desenvolvimento de aplicações PHP o sistema operacional não é uma barreira para novos desenvolvedores, pois o sistema operacional Windows pode ser usado como ambiente de desenvolvimento sem grandes problemas.

Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Curso Windows - Fundamentos para desenvolvedores
Conhecer o curso

Como instalar o PHP no Windows

O processo de instalação do PHP no Windows é simples, porém antes de instalarmos precisamos escolher a versão e a edição de acordo com nosso sistema operacional e utilização.

Versão

Primeira coisa que precisamos ter em mente é a versão do PHP que vamos utilizar, a versão geralmente é escolhida de acordo com o projeto que vamos rodar:

  • Se utiliza um framework como Laravel, Symfony, Slim e outros. Um bom ponto de partida é verificar a versão mínima exibida pela ferramenta, ela pode ser a versão mínima do projeto como um todo;
  • Outra opção é verificar no composer.json se existe a versão mínima do PHP declarada;
  • Agora se estiver iniciando o desenvolvimento de uma nova aplicação PHP, o aconselhável é sempre usar a versão estável mais nova da linguagem.

Arquitetura

A escolha da arquitetura é feita de acordo com sistema operacional. No caso do Windows, se clicar com botão direto sobre Meu Computador > Propriedades é possível saber:

Se nosso sistema operacional for 64 bits podemos usar o PHP x64 ou x86. Se o Windows for 32 bits, devemos obrigatoriamente usar a versão x86.

Se estiver usando uma versão do PHP 7.0 ou anterior a recomendação é que utilize apenas a versão x86

Local de uso

O modo como vai usar o PHP também deve ser levado em conta na hora da escolha.

  • Se for usar o PHP em um servidor web single process, como Apache com mod_php deve escolher a versão Thread Safe (TS).
  • Se usar, IIS, Apache com mod_fastcgi, outros servidores web com FastCGI ou scripts direto via linha de comandos deve usar o Non Thread Safe (NTS).

Processo de instalação do PHP

Agora que já sabe como escolher o PHP, basta seguir o vídeo abaixo que ensina passo a passo como instalar o PHP no Windows

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Xdebug

O Xdebug é uma extensão para PHP que nos permite debugar nosso código de maneira simples e completa. No vídeo abaixo é possível acompanhar o processo de instalação e configuração da extensão:

Considerações finais

O Windows cada dia mais se torna um sistema operacional interessante para desenvolvedores. Além da instalação direta como mostrada nesse post, ainda é possível configurar o ambiente PHP com MySQL através do WSL ou utilizar o Laravel Homestead.

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos