PHP

Como instalar um pacote com Composer e utilizá-lo em seu projeto PHP

Aprenda a instalar e utilizar o gerenciador de dependências Composer e dê o próximo passo rumo a se tornar um desenvolvedor PHP.

há 1 ano 11 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de pacotes de software escrito em PHP. Caso você não saiba o que é o composer, acesse nosso artigo O que é o Composer.

Similar ao PIP (Gerenciador de pacotes do Python), o Composer serve para instalar, remover, atualizar ou listar os pacotes instalados em um determinado projeto.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Afinal, o que é um Gerenciador de Pacotes?

Com o objetivo de gerenciar bibliotecas externas em projetos, um gerenciador de pacotes, de forma resumida, nada mais é que um facilitador para instalação, remoção e atualização de pacotes externos em projetos.

Desta forma, um pacote contém todos os arquivos necessários para um módulo, e os módulos, por sua vez, são bibliotecas de código PHP que você pode incluir em seu projeto.

Como instalar o Composer

Antes de instalar o composer é necessário ter o PHP instalado, então caso não tenha, veja como instalar o PHP aqui.

Depois do PHP instalado, se você estiver no linux, basta executar os comandos:

php -r "copy('https://getcomposer.org/installer', 'composer-setup.php');"
php -r "if (hash_file('sha384', 'composer-setup.php') === '906a84df04cea2aa72f40b5f787e49f22d4c2f19492ac310e8cba5b96ac8b64115ac402c8cd292b8a03482574915d1a8') { echo 'Installer verified'; } else { echo 'Installer corrupt'; unlink('composer-setup.php'); } echo PHP_EOL;"
php composer-setup.php
php -r "unlink('composer-setup.php');"
sudo mv composer.phar /usr/local/bin/composer

Se o seu sistema operacional for Windows, você pode baixar o instalador nesse link https://getcomposer.org/Composer-Setup.exe

Onde encontrar os pacotes do Composer?

No packagist.org é possível encontrar todos os pacotes disponíveis para sua instalação.

Nele basta pesquisar pelo pacote desejado. No exemplo abaixo, vamos buscar pelo pacote “mpdf”, biblioteca que permite gerar arquivos de PDF a partir da marcação HTML.

Busca por pacotes php no packagist para instalação via Composer

Ao selecionar o pacote desejado, será exibido uma página com toda a descrição do pacote (formas de instalação, documentação, versões, etc).

detalhes do pacote Mpdf

Como instalar pacotes com o Composer

O processo de instalação de um pacote com o Composer em um projeto PHP é bem simples. Basta utilizar o comando composer require seguido do nome do pacote que o próprio gerenciador se encarregará de baixá-lo e realizar sua instalação.

Para instalar o pacote Mpdf execute o comando: composer require mpdf/mpdf

Você verá que ele criará 2 arquivos e uma pasta:

Pastas criadas pelo composer

  • Composer.json: Arquivo onde ficam os detalhes do projeto e declaração das dependências;
  • Composer.lock: Arquivo onde ficam salvas as versões dos pacotes utilizados;
  • Vendor: Pasta onde ficam os arquivos de autoload do composer, além das próprias bibliotecas que o composer faz o download.

PHP - Orientação a Objetos - Parte 1
Curso PHP - Orientação a Objetos - Parte 1
Conhecer o curso

Usando o pacote no projeto

Agora, com o Mpdf instalado, primeira coisa é criar um arquivo chamado index.php, depois precisamos importar o autoload do composer, isso é feito a partir do código:

<?php

require_once "vendor/autoload.php";

Então para gerar o PDF podemos usar o seguinte código:

<?php

require_once "vendor/autoload.php";

$mpdf = new \Mpdf\Mpdf();
$mpdf->WriteHTML('<h1>TreinaWeb Cursos!</h1>');
$mpdf->Output();

Dentro da pasta do projeto, você precisa iniciar o servidor PHP com o comando php -S 127.0.0.1:9000 em seguida ao acessar o endereço http://127.0.0.1:9000 verá o arquivo PDF:

Conclusão

O Composer é um excelente gerenciador de pacotes para todo universo PHP. Com ele é possível instalar, remover, listar e atualizar os pacotes em nossa máquina, como podemos ver no artigo.

Por fim, caso queira aprender mais sobre o Composer e sua infinidade de recursos saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso PHP - Gerenciador de dependências Composer que possui 02h43 de vídeo e um total de 12 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de PHP.

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos