Dart

Como instalar o Dart e executar seu primeiro exemplo

Neste artigo veremos como instalar o Dart nos sistemas Windows, Linux e MacOS e executar nosso primeiro programa com a linguagem.

há 3 anos 1 semana

Formação Desenvolvedor Dart Flutter
Conheça a formação em detalhes

Lançado em 2011, o Dart é uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Google, inicialmente desenvolvida para substituir o Javascript (o que não teve muito sucesso em sua “missão” principal).

Dart - Fundamentos
Curso Dart - Fundamentos
Conhecer o curso

Apesar de ter sido lançada em 2011, foi só com o Flutter, framework para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, que o Dart ganhou mercado, já que a ideia inicial de substituir o Javascript não funcionou muito bem.

Possui uma sintaxe com estilo baseado no C, é uma linguagem poderosa e que suporta um dos principais paradigmas do mercado, o paradigma da Orientação à Objetos. O Dart implementa todos os recursos necessários para trabalhar com paradigma orientado a objetos de forma eficiente e elegante.

Possui como principais características:

  • Fortemente tipada;
  • Orientada a objetos;
  • Possui sintaxe baseada na linguagem C;
  • Multiplataforma, entre outros.

Instalando no Windows

Para instalar o Dart no Windows, precisamos instalar o Chocolatey que, basicamente, é um gerenciador de pacotes para o Windows, semelhante ao Homebrew do macOS e o apt do Linux.

Depois da instalação do Chocolatey, basta abrir o CMD do Windows em modo administrativo e executar o comando abaixo:

 choco install dart-sdk

Isso fará com que o Chocolatey baixe e instale o SDK do Dart em sua máquina.

Instalando no Linux

O processo de instalação do Dart no Linux é bem simples. Basta instalar o pacote apt-transport-https para permitir que pacotes sejam baixados via HTTPS e depois baixar os pacotes do Dart para que possam ser instalados em sua máquina. Para isso, no terminal do linux, utilize os seguintes comandos:

 sudo apt-get update
 sudo apt-get install apt-transport-https
 sudo sh -c 'wget -qO- https://dl-ssl.google.com/linux/linux_signing_key.pub | apt-key add -'
 sudo sh -c 'wget -qO- https://storage.googleapis.com/download.dartlang.org/linux/debian/dart_stable.list > /etc/apt/sources.list.d/dart_stable.list'

Agora, com os pacotes baixados, basta fazer a instalação do Dart, ainda no terminal:

 sudo apt-get update
 sudo apt-get install dart

Com isso, caso não ocorra nenhum erro, o dart já está instalado e pronto para ser executado em nossa máquina Linux.

Instalando no Mac

O processo de instalação do Dart no macOS segue a mesma ideia do Linux, basta importar o repositório do Dart utilizando o Homebrew (https://brew.sh/) e realizar sua instalação. Lembrando que é necessário instalar o Homebrew em sua máquina, como descrito no site da própria ferramenta. Feito isso, no terminal do macOS, basta executar os dois comandos abaixo:

 brew tap dart-lang/dart
 brew install dart

Com isso, o Dart estará instalado em sua máquina com macOS e já estaremos prontos para criar nossos primeiros scripts com a linguagem.

Dart - Orientação a Objetos
Curso Dart - Orientação a Objetos
Conhecer o curso

Executando nosso primeiro código Dart

Para escrevermos nosso primeiro código Dart, precisamos de um editor de código fonte ou uma IDE. Os principais e mais utilizados para o Dart são o Visual Studio Code e o Android Studio. Para exemplificação, vamos utilizar o Visual Studio Code.

Com o vscode instalado, basta criar um arquivo com a extensão .dart e escrever nosso primeiro código. No Dart, o código a ser executado deve estar dentro de uma função chamada main(), como podemos ver abaixo:


main() {
	print("olá mundo!!");
}

O código acima irá imprimir a frase “olá mundo!!” ao ser executado. Para isso, no terminal, basta utilizarmos o próprio CLI do Dart que instalamos anteriormente. Sendo assim, no terminal e dentro da pasta em que salvamos nosso script, basta executarmos utilizando o comando run, como podemos ver abaixo:

dart run ola.dart

A execução do script acima irá imprimir a frase “olá mundo!!” no terminal:

Executando nosso primeiro código Dart

Conclusão

Como vimos neste artigo, a instalação do Dart é bem simples e funciona em qualquer plataforma, seja Windows, macOS ou Linux. Agora, com o Dart instalado, estamos prontos para iniciar nossos estudos.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos