PHP

O que é o Composer?

Veja neste artigo o que é o Composer.

há 3 anos 6 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O Composer é o gerenciador de dependências mais utilizado do PHP, que com o passar dos anos foi ganhando cada vez mais espaço e se tornando dia após dia mais indispensável ao desenvolvedor.

Inspirado no npm do Node e no bundler do Ruby, o Composer foi desenvolvido por Nils Adermann e Jordi Boggiano e foi lançado no ano de 2012 sobre a licença MIT.

O Composer fornece recursos de carregamento automático para bibliotecas para facilitar o uso de código de terceiros, tornando o desenvolvimento do projeto mais simples e permitindo com que o desenvolvedor foque apenas em seu código, não no uso de código de terceiros.

Symfony - Template Engine Twig
Curso Symfony - Template Engine Twig
Conhecer o curso

Basicamente, ele permite que você declare quais bibliotecas são necessárias para a execução de um projeto e ele gerencia (instala, atualiza ou remove) para você.

Afinal, o que é um Gerenciador de Dependências?

Com o objetivo de gerenciar bibliotecas externas em projetos, um gerenciador de dependência nada mais é que um facilitador para instalação, remoção e atualização de pacotes externos em projetos.

Como funciona o Composer

Como dito anteriormente, basicamente, o Composer permite que o desenvolvedor determine quais dependências são necessárias para um projeto funcionar. A partir daí, é ele quem faz o “gerenciamento” destas dependências, realizando a instalação, atualização e remoção, removendo essa responsabilidade do desenvolvedor.

Para isso, o composer utiliza um arquivo chamado composer.json. É neste arquivo que o desenvolvedor especifica as bibliotecas necessárias para o projeto, como podemos ver abaixo:

{
    "require": {
		"php": "7.0",
        "monolog/monolog": ">2.1.0",
        "nome_do_outro_pacote": "numero_da_versao"
    }
}

No arquivo descrito acima, podemos definir as dependências que este projeto necessita para funcionar. Estas dependências são definidas na configuração require.

No exemplo acima, o arquivo composer.json define que o projeto necessita do PHP na versão 7.0. Ele também define que precisa do pacote monolog na versão maior que “2.1.0”. Esta configuração permite definir quantos pacotes forem necessários, mantendo apenas o formato especificado (nome do pacote e número da versão).

Ao criar o arquivo, basta utilizar o comando php composer.phar install para que o composer instale as dependências definidas no arquivo composer.json no projeto.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Funcionalidades do Composer

O Composer possui diversas funcionalidades que facilitam o dia do desenvolvedor. Dentre elas, as principais são:

  • Instalação de novas dependências no projeto;
  • Atualização das dependências já instaladas no projeto;
  • Remoção de dependências instaladas no projeto;
  • Autoload para os arquivos do projeto, além dos pacotes de terceiro;
  • Execução de scripts;
  • Plugins para estender o comportamento padrão;
  • Permite determinar dependências que serão instaladas no modo de desenvolvimento ou em modo de produção.

Concluindo

Muito utilizado por desenvolvedores PHP, o Composer é uma excelente ferramenta para gerenciar as dependências de um projeto. Muito utilizado no mercado e em projetos pessoais em geral, o Composer facilita (e muito) a vida de um desenvolvedor PHP, permitindo que ele foque apenas no principal: o desenvolvimento.

No site do Composer é possível encontrar toda sua documentação, download da ferramenta, entre outras informações.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos