PHP Guias

Guia da linguagem PHP

Nesse guia de PHP você aprenderá o necessário para criar os seus primeiros softwares com a linguagem de programação PHP. Acesse agora mesmo!

há 1 ano 10 meses

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

O que é PHP

Desenvolvida em meados dos anos 90, o PHP se tornou bastante utilizado por grandes empresas para criação de seus projetos, tais como: Facebook, Wikipedia, Yahoo, WordPress, entre outras.

Entre diversas características do PHP podemos citar algumas das principais:

  • Linguagem interpretada: Diferente de algumas linguagens, como C e C++ que precisam ser compiladas, o código criado com PHP é interpretado e convertido em um executável;

  • Tipagem dinâmica: As variáveis criadas em PHP não possuem um tipo de dado fixo, permitindo armazenar diferentes tipos de informações;

  • Server-side: Como dito acima, o código criado em PHP é executado diretamente no servidor;

  • Orientado a objetos: O PHP suporta o paradigma orientado a objetos para criação de aplicações, tornando o código muito mais robusto.

Suas demais características, aplicações, vantagens e sintaxe podem ser vistas em nosso artigo “O que é PHP”.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Como Instalar o PHP

Agora que já sabemos o que é o PHP e suas principais características, estamos prontos para realizar a instalação e executar o nosso primeiro exemplo com a linguagem como podemos acompanhar em nosso artigo “Instalação do PHP

Principais IDEs para desenvolvimento

Para facilitar o desenvolvimento de programas com o PHP, a melhor maneira é utilizando IDEs. São elas que proporcionam mecanismos que facilitam toda a escrita, testes e execução do nosso código.

IDE ou Integrated Development Environment (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é um software que auxilia no desenvolvimento de aplicações, muito utilizado por desenvolvedores, com o objetivo de facilitar diversos processos (ligados ao desenvolvimento), que combinam ferramentas comuns em uma única interface gráfica do usuário (GUI). Desta forma, como principais IDEs para desenvolvimento PHP podemos citar:

Visual Studio Code

Apesar de ser um editor de textos para desenvolvedores, o Visual Studio Code (ou vscode), é tão completo que é frequentemente confundida como uma IDE.

Criada pela Microsoft, o vscode é um editor de código open source, multiplataforma e com diversos recursos para o desenvolvimento PHP.

PHPStorm

Disponibilizada oficialmente em 2009 pela JetBrains, o PHPStorm é uma das IDEs mais utilizadas por desenvolvedores PHP.

É uma IDE rica de funcionalidades que facilitam a implementação de aplicações PHP. O PHPStorm também provê recursos para ajudar o desenvolvedor, como um editor de código SQL, plugins para JavaScript, entre outros.

Eclipse

O Eclipse é uma excelente IDE, muito utilizada no mercado. Seu uso facilita a criação de aplicações PHP tanto para Desktop ou Web. O download do Eclipse poderá ser realizado em seu próprio site.

Em nosso blog possuímos o artigo “Principais IDEs para desenvolvimento em PHP” onde citamos as características de cada ferramenta, que poderá te auxiliar na escolha.

Conhecendo variáveis

O PHP é uma das principais linguagens que possui tipagem dinâmica. A tipagem dinâmica é a característica que muitas linguagens de programação possuem por não exigirem que os tipos de dados sejam declarados, pois são capazes de realizar esta escolha dinamicamente. Desta forma, durante a execução do programa ou até mesmo durante a sua compilação, o tipo de uma variável poderá ser alterado.

Além disso, o PHP possui como característica a tipagem fraca, ou seja, a linguagem realiza conversões automaticamente entre os tipos suportados.

Outra característica do PHP é que todas as variáveis precisam iniciar com $, como podemos ver no artigo “Conhecendo variáveis”.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Como trabalhar com arrays no PHP

Na linguagem de programação PHP uma das estruturas mais utilizadas são os Arrays. Extremamente flexível elas podem ser usadas para vários propósitos.

Temos um artigo que explica em detalhes como trabalhar com arrays na linguagem de programação PHP.

Estruturas condicionais e estruturas de repetição em PHP

Estruturas de condição são artifícios das linguagens de programação para determinar qual bloco de código será executado a partir de uma determinada condição. No PHP, assim como em outras linguagens, podemos trabalhar com as seguintes estruturas de condição:

  • if: Visa verificar se determinada ação é verdadeira e executar o bloco de código contido em seu escopo;
  • if/else: Fará com que uma das ações sejam executadas, já que se a condição dentro do if não for verdadeira, será executado o código contido no else;
  • if/elif/else: Serve para verificar mais de uma condição no bloco de execução de um programa;
  • while: É uma estrutura de repetição que permite executar um determinado bloco de código enquanto uma condição for verdadeira;
  • for: O for executa um determinado bloco de código por um número definido de vezes. Esta estrutura é muito útil quando já sabemos a quantidade de vezes que precisamos executar determinado bloco de código.
  • foreach: O PHP também permite percorrer estruturas como arrays de forma simplificada através do loop foreach.

Aqui em nosso blog possuímos o artigo “Estruturas condicionais no PHP” onde exemplificamos cada uma das estruturas condicionais e também um artigo sobre as estruturas de repetição no PHP para sua melhor visualização.

Como fazer a depuração de códigos com PHP?

Saber como depurar seu projeto em uma linguagem de programação é extremamente importante. No PHP temos várias funções que nos ajudam nessa tarefa, como:

  • debug_backtrace()
  • debug_print_backtrace()
  • var_export()
  • print_r()
  • var_dump()

Aqui no blog temos um artigo onde falamos em detalhes como usar as funções de debug do PHP.

Orientação a objetos em PHP

O paradigma de programação orientado a objetos é um dos principais paradigmas das linguagens de programação. Muito utilizado no mercado, entender como funciona e como implementar este paradigma é essencial para todo desenvolvedor de software.

No PHP, este paradigma é amplamente utilizado e no artigo “Orientação a Objetos no PHP” veremos como implementá-lo na linguagem.

Outro recurso interessante que temos para trabalhar junto com orientação a objetos no PHP são as Traits. Você pode ver todos os detalhes de como trabalhar com traits no PHP aqui.

PHP - Orientação a Objetos - Parte 1
Curso PHP - Orientação a Objetos - Parte 1
Conhecer o curso

Tipos na linguagem de programação PHP

O PHP é uma linguagem de programação de tipagem dinâmica e fraca, isso significa que não precisamos declarar tipos das variáveis e que sempre que possível ele realiza a conversão entre tipos de dados.

O grande problema é que essas características não agradam alguns desenvolvedores, então pensando nisso e na consistência na hora de desenvolver, o PHP vem versão a versão ganhando novos recursos para trabalhar com tipos na linguagem, como:

  • Tipos primitivos em type hints
  • Tipo de retorno
  • Tratamento de erros para tipos
  • Tipagem estrita
  • Anulável
  • Propriedades tipadas

Acesso nosso artigo sobre tipos no PHP e veja todos os detalhes de como isso é tratado nas versões mais novas da linguagem. Além disso, temos um artigo onde falamos sobre união de tipos no PHP 8.

Novos recursos do PHP 8

O PHP é uma linguagem que tem evoluído a cada nova versão. O PHP 8 ganhou vários recursos importantes. Você pode acessar o artigo específico sobre cada um nos links abaixo:

PHP - Novidades do PHP 8.0
Curso PHP - Novidades do PHP 8.0
Conhecer o curso

O que é o gerenciador de dependências Composer?

O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de pacotes de software escrito em PHP. Todos os pacotes disponíveis para sua instalação podem ser encontrados no site do Composer.

Você pode ver todos os detalhes do Composer em nosso artigo O que é o Composer.

Usando bibliotecas PHP via Composer

Agora que já sabemos o que é o Composer, vamos aprender como instalar e utilizar ele em um exemplo prático.

PHP - Gerenciador de dependências Composer
Curso PHP - Gerenciador de dependências Composer
Conhecer o curso

Todo esse processo é visto em nosso artigo “Como instalar um pacote com Composer e utilizá-lo em seu projeto PHP”.

PSRs do PHP

É comum linguagens de programação e outras tecnologias como frameworks possuem conjuntos de recomendações e boas práticas. No PHP essas recomendações são criadas pelo grupo PHP-FIG e são chamadas de PSR.

Uma PSR basicamente possui recomendações sobre um tema específico, como por exemplo, a PSR-12 que fala sobre padronização de sintaxe de código. Cada PSR é identificada por um número e possui um status.

Caso queira saber mais sobre o que são as PSRs do PHP temos um artigo aqui no blog. Além de falarmos em detalhes da PSR 1 sobre padrões de codificação no PHP e a PSR 4 sobre padrão de autoload no PHP.

Conclusão

O PHP é uma linguagem sensacional e a linguagem na qual vários projetos incríveis são escritos, como Wordpress, Joomla, Magento, Prestashop e muitos outros. Com certeza se quer trabalhar com desenvolvimento Web PHP é uma ótima escolha.

Caso queira aprender mais sobre PHP e sua infinidade de recursos, aqui na TreinaWeb temos uma formação completa que possui mais de 63 horas de vídeo e um total de 388 exercícios.

Clique aqui e tenha acesso aos conteúdos mostrados nesse guia em detalhes, além de muitos outros!

Autor(a) do artigo

Elton Fonseca
Elton Fonseca

Professor e desenvolvedor. Formado em análise e desenvolvimento de sistema, pós graduado em engenharia e arquitetura de software. É autor de cursos em diversos temas, como, desenvolvimento back-end, cloud computing e CMSs. Nas horas vagas adora estudar sobre o mercado financeiro, cozinhar e brincar com pequeno Daniel. @eltonfonsecadev

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos