PHP

O que é PHP?

Neste artigo veremos o que é PHP e algumas de suas características e vantagens.

há 5 anos 2 semanas

Formação Desenvolvedor PHP
Conheça a formação em detalhes

Desenvolvida para criação de aplicações web, o PHP é uma linguagem de programação vastamente utilizada nos dias atuais, tanto para pequenas quanto para grandes aplicações.

Desenvolvida em meados dos anos 90, o PHP se tornou bastante utilizado por grandes empresas para criação de seus projetos, tais como: Facebook, Wikipedia, Yahoo, WordPress, entre outras.

É uma linguagem server-side, ou em tradução livre, linguagem de servidor, que significa que é processada dentro do servidor a cada requisição feita pelo usuário. Desta forma, o usuário faz uma requisição através de um site qualquer e este pedido é enviado para o servidor, após isso a aplicação desenvolvida em PHP recebe esta requisição, processa e o transforma em um XHTML que será devolvido ao navegador que exibirá a resposta ao usuário.

No mercado de trabalho, é muito comum nos depararmos com vagas para desenvolvedor PHP, visto que é uma linguagem utilizada para vários fins, como aplicações para web, plugins do Wordpress, APIs Restfull e até aplicações desktop.

Além disso, o PHP pode se comunicar com os principais banco de dados relacionais e não-relacionais do mercado, o que abrange ainda mais sua utilização.

PHP - Fundamentos
Curso PHP - Fundamentos
Conhecer o curso

Características do PHP

Entre diversas características do PHP podemos citar algumas das principais:

  • Linguagem interpretada: Diferente de algumas linguagens, como C e C++ que precisam ser compiladas, o código criado com PHP é interpretado e convertido em um executável;

  • Tipagem dinâmica: As variáveis criadas em PHP não possuem um tipo de dado fixo, permitindo armazenar diferentes tipos de informações;

  • Server-side: Como dito acima, o código criado em PHP é executado diretamente no servidor;

  • Orientado a objetos: O PHP suporta o paradigma orientado a objetos para criação de aplicações, tornando o código muito mais robusto.

Vantagens de estudar PHP

Diversas são as vantagens em começar a estudar PHP. Abaixo, citaremos algumas delas.

  • Facilidade no aprendizado: O PHP possui uma curva de aprendizado muito grande devido a sua sintaxe simples e seu código legível.

  • Comunidade do PHP: Por ser muito utilizado, o PHP possui diversos grupos de discussões sobre a linguagem, onde a comunidade está sempre a disposição para ajudar novos desenvolvedores.

  • Open source: O PHP é uma linguagem de código-fonte aberto, o que permite que a comunidade esteja sempre melhorando a linguagem.

  • Grandes empresas utilizam: Como dito acima, várias empresas utilizam o PHP, desta forma, vale a pena ficar “de olho” em oportunidades de emprego que possam surgir.

  • Multiplataforma: Utilizando PHP, o desenvolvedor pode criar suas aplicações em qualquer sistema operacional do mercado (Windows, Linux e Mac).

  • Valor baixo para manter sua aplicação: Por ser muito utilizado, os preços dos servidores de armazenamento de uma aplicação PHP são os mais baixos, permitindo que sua aplicação custe o menor valor possível.

Concluindo:

Desta forma, vimos neste artigo as principais características e vantagens do PHP. Muito atuante no mercado, o PHP é uma excelente alternativa para se tornar a sua principal linguagem de programação.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos