Carreira

Como se preparar para entrevistas técnicas

Geralmente, quando participamos de um processo seletivo para uma vaga relacionada a desenvolvimento, há uma etapa técnica, onde os entrevistadores irão avaliar suas competências técnicas, sua linha de raciocínio lógico e a maneira como você emprega ferramentas e tecnologias para a resolução de problemas. Neste artigo, separamos algumas dicas para que você possa se sair bem nesta etapa.

há 1 ano 8 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Geralmente, quando participamos de um processo seletivo para uma vaga relacionada a desenvolvimento e engenharia de software, há uma etapa técnica.

Nesta etapa, os entrevistadores irão avaliar suas competências técnicas, sua linha de raciocínio lógico e a maneira como você emprega ferramentas e tecnologias para a resolução de problemas.

Neste artigo, separamos algumas dicas para que você possa se sair bem nesta etapa que, por sua característica ser mais técnica, pode assustar um pouco no início.

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

Prepare-se para questões técnicas mais profundas

Esta etapa geralmente é composta pela resolução em par (como se fosse um pair programming) de um problema proposto com uma linguagem que pode ser escolhida pelo candidato.

Provavelmente, aparecerão algumas perguntas específicas sobre a linguagem que você escolher. Por exemplo, caso você venha a escolher Java como linguagem, podem aparecer perguntas relacionadas à maneira como a JVM realiza o gerenciamento de memória.

Portanto, sempre que possível, escolha a linguagem que você possua maior domínio e conhecimento técnico para estas etapas.

Assim, os entrevistadores gostarão de saber o quão profundo é seu conhecimento na linguagem que foi escolhida, independente de se tratar da linguagem utilizada pela empresa ou não.

Também devem aparecer questões envolvendo conceitos de desenvolvimento de software mais abrangentes, ou seja, questões que não dependem diretamente da linguagem que você escolheu.

Questões relacionadas à complexidade algorítmica, refatoração de código, estrutura de dados e princípios de orientação a objetos poderão surgir.

Porém, naturalmente, a profundidade destas questões irá variar com o nível de senioridade de cada candidato.

Pratique e resolva problemas de programação

Uma forma de treinar a resolução de problemas que comumente aparecem nestas etapas é você utilizar plataformas com desafios de código.

Inclusive, é relativamente comum que a entrevista técnica aconteça através de uma destas plataformas. Portanto, utilizar estes sites antes da entrevista, além de ajudar na preparação para resolução de problemas, também pode o deixar mais confortável com o ambiente destas plataformas antes da entrevista.

Alguns exemplos de plataformas excelentes para praticar este tipo de exercício são o HackerRank, CodeSignal, LeetCode, beecrowd e Codewars. Como dito anteriormente, também é relativamente comum que as empresas utilizem uma destas plataformas durante a própria entrevista técnica.

Desenvolvedor Python
Formação Desenvolvedor Python
Conhecer a formação

Compartilhe o seu raciocínio em voz alta todo o tempo

É muito provável que uma boa parte da entrevista técnica aconteça em cima de um live coding, onde você deverá resolver um problema de escopo fechado fazendo um pair programming com os entrevistadores.

Nesta situação, um dos principais pontos de avaliação é seu raciocínio e a maneira como você estrutura seu fluxo de pensamento.

Para ajudar a ter um bom desempenho nesta etapa, é essencial que você leia o problema em voz alta e comece a dizer, também em voz alta, a maneira como você pensa em resolver o problema proposto. Dizer em voz alta vai ajudar os entrevistadores a entender exatamente o seu raciocínio e a maneira como você costuma estruturar suas ações para resolver os problemas do dia a dia.

Se você não comunicar seu raciocínio e pensamento em voz alta, os entrevistadores não conseguirão entender bem suas habilidades de raciocínio e terão mais dificuldade para fazer uma avaliação concisa de suas habilidades, o que provavelmente vai te levar a ter o perfil rejeitado no processo.

Vale ressaltar que, mesmo que você tenha alguma dificuldade ou não entenda algum aspecto do problema proposto, você deve tirar toda e qualquer dúvida com os entrevistadores.

Além de ser um momento em que você pode pegar alguma dica para resolução do problema, esse momento ajuda a fechar a comunicação entre as pessoas participantes.

Isso também mostra boas habilidades analíticas, já que as empresas geralmente não gostariam de ter profissionais que tomam decisões sem ter clareza dos problemas e da situação em questão.

Você também pode treinar este ponto com os desafios dos sites que vimos acima. Tente realizar os desafios explicando sobre os problemas propostos e a maneira como você pensa em resolver para algum amigo.

Desenvolvedor PHP
Formação Desenvolvedor PHP
Conhecer a formação

Mostre engajamento e deixe claro o que você não fez tão bem

As empresas gostam de pessoas que mostram energia e disposição, tanto na resolução dos problemas quanto nas interações com outras pessoas.

Sendo assim, ao começar a entrevista, mostre entusiasmo e assertividade durante as interações que são realizadas. Ter uma postura muito fechada ou uma postura desanimada provavelmente não passará uma boa impressão aos entrevistadores.

Sempre se lembre também que as entrevistas possuem espaços de tempo específicos para a resolução dos problemas e que, provavelmente, você não terá exatamente o tempo necessário para resolver o problema da maneira como gostaria de resolver.

Por isso, deixe claro os pontos que você acredita que poderiam ser melhorados se tivesse mais tempo. Entre estes pontos, você pode citar tópicos relacionados à qualidade de código, aplicação de algum design pattern ou refinamento dos testes.

Se atente às softs skills

Embora em uma entrevista técnica, o conhecimento técnico e as hard skills estejam mais em evidência, certamente os entrevistadores também se atentarão às habilidades de comunicação, clareza e outras soft skills.

As competências comportamentais também serão avaliadas nesta etapa, mesmo que de maneira indireta. Inclusive, é até mesmo relativamente comum candidatos serem desclassificados na etapa técnica não por causa das competências técnicas, mas por terem apresentado algum ponto de melhoria, algo que poderia ser melhor desenvolvido nas habilidades de comunicação e liderança, por exemplo.

Isso acontece porque o desenvolvimento de competências humanas de um profissional tende a ter uma curva mais acentuada do que o desenvolvimento técnico e, com isso, a empresa pode crer que não terá o tempo necessário para ajudar o profissional a desenvolver estas competências dentro do tempo que ela possui.

Sendo assim, não deixe de lado as competências humanas nesta etapa, mesmo que elas não sejam necessariamente o foco.

Preocupe-se com o fluxo de comunicação com os entrevistadores, garanta sempre que eles estão entendendo o que está dizendo e que estão conseguindo acompanhar seu raciocínio.

Se preocupe também em apresentar dúvidas e questões durante o desafio, mas sem parecer alguém muito relutante.

Se preocupe em mostrar que você também sabe trabalhar em equipe, já que esta é uma habilidade muito em alta hoje no mercado de tecnologia.

Clean Code e SOLID - Escrevendo código limpo e escalável
Curso Clean Code e SOLID - Escrevendo código limpo e escalável
Conhecer o curso

Busque informações sobre a empresa e o processo

Já falamos um pouco sobre isso no nosso primeiro artigo “5 dicas para entrevistas na área de TI”, mas é sempre importante destacar: antes de ir para a entrevista, busque informações sobre a empresa e sobre como a etapa técnica geralmente é conduzida.

Demos a dica de sites como o Glassdoor que podem te ajudar a entender melhor a história da empresa, a atuação que esta tem no mercado e como as entrevistas geralmente são conduzidas.

Isso vai possibilitar que você se prepare melhor e certamente lhe dará a possibilidade de uma performance mais robusta e sólida.

Boa sorte!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos