Desenvolvimento Mobile Carreira

Por que estudar e ingressar no mercado mobile?

Veja a importância de estudar uma tecnologia mobile e como ingressar nesse mercado.

há 6 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O uso de dispositivos móveis já tomou uma proporção gigantesca em todo o mundo. O avanço da tecnologia, dentre outras facilidades, fazem com que a população cada vez mais se afastem de seus computadores para tarefas mais rápidas, deixando eles somente para sessões mais longas.

As pessoas se comunicam cada vez mais por meio de tablets e smartphones e você pode se preparar profissionalmente para o presente (e futuro) promissor dos dispositivos móveis.

React Native - Fundamentos
Curso React Native - Fundamentos
Conhecer o curso

Por que eu deveria estudar esse assunto?

Imagem de um ciclista olhando o celular

Hoje em dia você encontra aplicativos de praticamente tudo (tudo mesmo!), das categorias mais diversificadas possíveis. As empresas necessitam entrar nesse mundo móvel, seja para facilitar algum serviço que ela oferece, ou para que seus clientes possam realizar algum tipo de consulta. O importante é não ficar de fora. Com isso, as empresas podem aumentar seu reconhecimento, popularidade de marca, sair na frente de concorrentes, ampliar suas receitas, atrair novos clientes, divulgar seus produtos/serviços, podendo até ter um canal direto com o cliente.

Com certeza você tem diversos aplicativos no seu celular dos mais diferentes tipos podendo ser redes sociais, música, games, entretenimento, compras, educação, notícias, estilo de vida e até mesmo do seu banco.

Os dados do relatório realizado pela Flurry Mobile mostram que o tempo gasto em aplicativos móveis cresceu 69% no último ano e que esses consumidores tendem a aumentar o seu tempo gasto em dispositivos móveis.

Podemos vê-lo na imagem abaixo e ver que a utilização de aplicativos é 92% do total tempo gasto, sendo apenas 8% na utilização de browser.

Infográfico sobre uso de aplicação no navenador e nos dispositivos móveis

O que você pode fazer?

Depois de tudo que vimos até agora, sabemos que temos uma infinidade de aplicativos à nossa disposição e que empresas que ainda não se aventuraram nessa área devem fazer isso o mais breve possível.

Mas, para ter esses aplicativos é preciso alguém para desenvolvê-los e é aí que você pode entrar de cabeça! O setor de TI sempre sofre com a falta de profissionais devidamente qualificados e isso não é diferente no mercado mobile: é necessário investir na carreira pois é fundamental o conhecimento técnico e prático.

Há diversas ferramentas que você pode estudar. Você pode escolher desenvolver para uma plataforma específica ou escolher uma ferramenta que englobe todas, o que é mais aconselhável hoje em dia: escrever uma única aplicação, mas que rode em diversos dispositivos como o iOS, Windows e Android.

Flutter - Fundamentos
Curso Flutter - Fundamentos
Conhecer o curso

Antes de estudar uma plataforma mobile você deve verificar em qual base de conhecimento ela se encontra, se é Java, C#, Delphi… e sim, você terá que aprender alguma delas. É muito estudo que você terá e isso deve ser constante, como disse anteriormente, toda área de TI é assim. =)

Ah, aproveite e veja os cursos da categoria mobile do TreinaWeb.

Concluindo

A carreira de desenvolvedor mobile pode gerar bons frutos para você, mas é importante estar preparado e antenado no que acontece no mercado, além de, claro, estar sempre estudando e se atualizando, assim você sempre encontrará boas oportunidades no mercado.

Gostou do artigo? Já trabalha ou pensa em se aventurar nesse mercado mobile? Conta pra gente a sua opinião dessas tecnologias que cada vez mais estão presentes em nossas vidas. =)

Desenvolvedor React Native
Formação Desenvolvedor React Native
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos