Carreira Estudos

Como montar um plano de estudos eficaz?

Montar um plano de estudos para se tornar um desenvolvedor pode parecer complicado, ainda mais se você não sabe por onde começar. Mas, existem algumas etapas que podem te ajudar a criar um plano de estudos eficaz, que veremos neste artigo.

há 1 ano 3 semanas


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Montar um plano de estudos para se tornar um desenvolvedor pode parecer complicado, ainda mais se você não sabe por onde começar. Mas, existem algumas etapas que podem te ajudar a criar um plano de estudos eficaz, que veremos neste artigo.

Defina seus objetivos

É muito importante começar definindo alguns objetivos. Por mais que você esteja iniciando do zero e ainda esteja com dúvidas, é importante traçar pelo menos algumas áreas de seu interesse. Se você tem muitas dúvidas ainda, temos um artigo que te dá algumas dicas de como escolher a área de TI mais adequada para você, sugerimos a leitura.

Comece definindo seus objetivos como por exemplo, desenvolvedor front-end. Assim, você pode se concentrar em tecnologias de front-end específicas, como React ou Angular, ou pode querer se tornar um desenvolvedor front-end generalista, capaz de trabalhar com várias tecnologias diferentes.

Pesquise as tecnologias necessárias

Depois de definir o(s) objetivo(s), pesquise quais são as tecnologias e habilidades necessárias que você precisa adquirir.

Por exemplo, para se tornar um desenvolvedor front-end começando do início, você verá que é necessário saber lógica de programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks de front-end, como React ou Vue.js, ferramentas de construção, como Webpack e Gulp, e bibliotecas, como jQuery e Bootstrap. Com isso, você conseguirá ter uma visão geral para poder se planejar melhor.

Crie um cronograma

O cronograma serve para te ajudar no seu planejamento, mas ele deve ser um cronograma realista, considerando seu tempo livre e suas responsabilidades.

Para conseguir gerir melhor o seu tempo para alcançar os objetivos a que se propõe com este caminho, comece mapeando os horários mais inflexíveis de sua agenda, como o trabalho por exemplo. Depois, defina um período de tempo que você consiga tirar para estudar, por menor que ele seja.

HTML5 + CSS3 - Primeiros passos
Curso HTML5 + CSS3 - Primeiros passos
Conhecer o curso

Tire um tempo para praticar

Além do aprendizado que você terá, é importante dedicar um tempo específico para praticar o que você aprendeu. Então, desenvolva pequenos projetos pessoais, participe de projetos de código aberto ou contribua para projetos em plataformas como GitHub.

Em nossa plataforma temos os projetos práticos, onde além de começar um projeto do zero e ver todo o seu desenvolvimento, você ainda pode utilizá-lo em seu portfólio, algo tão importante para quem está iniciando no mundo da programação.

Aprenda com outros desenvolvedores

Estar em contato com outros desenvolvedores também é uma ótima forma de aprendizado. Por isso, tente participar de fóruns e comunidades de desenvolvedores, colaboração com outros projetos, ter conversas com outros profissionais para aprender mais e poder até obter feedback sobre seu trabalho.

É importante estar disposto a aprender com outras pessoas, mesmo que suas ideias possam ser diferentes das suas, sempre se tem algo a aprender.

Atualize seu plano de estudos se precisar

Durante seus estudos, pode acontecer de você se interessar por outras tecnologias que não estão no seu cronograma. Isso é comum e você não precisa ter medo de precisar mudar o rumo de seus estudos. Você pode atualizar seu plano de estudos para incluir as novas tecnologias, sem problema nenhum.

Se precisar otimizar seu tempo, nós temos a opção das formações em nossa plataforma, que já facilitam bastante na hora de montar seu plano de estudos, pois elas já tem toda a sequência de cursos necessária, totalmente pensada indo de encontro ao seu objetivo.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos