Carreira

Dicas para ser mais produtivo no trabalho remoto

Estabelecer uma rotina de trabalho é fundamental para que tudo flua bem. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa usufruir desse modelo e ainda conseguir ser muito produtivo.

há 1 ano 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

O trabalho remoto é uma prática que permite que os colaboradores de uma empresa trabalhem em casa ou de qualquer outro lugar. Essa flexibilidade e o melhor aproveitamento do tempo são algumas das grandes vantagens do trabalho remoto, que tem sido adotado por muitas empresas nos últimos anos.

Mas, estabelecer uma rotina de trabalho é fundamental para que tudo flua bem. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa usufruir desse modelo e ainda conseguir ser muito produtivo.

Trabalhe nos mesmos horários

Um dos maiores benefícios de trabalhar remoto é não ter horários muito rígidos, diferente daqueles que você deveria bater ponto. Mas, para fins de produtividade, manter um horário de trabalho vai ajudar você a estruturar seu dia.

Isso também te ajudará quando você for ter uma pausa, assim como presencialmente que você tira um tempo para tomar um café, não tem problema parar para realizar alguma tarefa de casa, levar e buscar as crianças na escola ou resolver algo no banco.

O trabalho remoto te dá uma certa liberdade de poder resolver as coisas do dia a dia de maneira mais facilitada, mas em sua regularidade, tente fazer sempre os mesmos horários para que não atrapalhe suas entregas. Aproveite os benefícios, mas sem deixar a produtividade de lado.

Separe a vida do trabalho da vida em casa

Esse é um dos motivos pelos quais algumas pessoas não conseguem se adaptar ao trabalho remoto. Por isso, crie normas para você mesmo e separe tudo o que estiver relacionado ao trabalho para que você possa ter rotinas específicas em casa e na vida profissional.

Por exemplo, se você trabalhar de pijama no sofá, vai sentir dificuldade em distinguir o seu tempo livre em casa do seu trabalho, aí a vontade de deitar no sofá, ligar a TV ficam mais atrativas do que quando você está sentado no seu escritório.

Cuidado com as pausas em excesso

Assim como em qualquer outro tipo de atividade prolongada, é aconselhável você fazer algumas pausas para dar uma relaxada, tomar um café, assistir um vídeo qualquer para distrair a mente… Qualquer coisa é válida.

Só tome cuidado para não acabar caindo na procrastinação, que pode ficar muito mais tentadora no trabalho remoto, afinal, você já está em casa e há mais opções de distração. Por isso, defina o tempo que você vai ter de intervalo e respeite esse limite. Se possível, coloque um alarme para te lembrar.

Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Curso Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Conhecer o curso

Utilize um gerenciador de tarefas

Um gerenciador de tarefas te ajuda a planejar melhor o seu dia. Com ele você começa o dia sabendo o que você deve fazer, quais as reuniões, quais os horários livres para você encaixar alguma outra tarefa que esteja precisando, etc.

Lembrando que você não será produtivo 100% do dia, pode ter alguns horários que você sabe que você rende melhor. Como também pode acontecer de você estar realizando uma tarefa e aparecer alguma reunião de última hora e acabar te atrapalhando, te tirando do foco. Mas isso é bem comum, e você não deve se sentir mal quando um dia não sai como o planejado – a não ser se isso for algo rotineiro e boa parte da culpa for sua. Neste caso, é bom rever seu planejamento.

Não negligencie a ergonomia

A produtividade pode estar relacionada a várias coisas e uma delas é o conforto. Se você não está minimamente confortável, você não conseguirá se concentrar. Por isso, além de um ambiente de trabalho mais confortável, boa ergonomia também é essencial para a sua saúde.

Um exemplo é a cadeira que você usa, se ela oferece um bom suporte lombar, altura ajustável e apoios de braços sólidos. Temos um artigo específico sobre ergonomia no trabalho que está com muitas dicas que podem inclusive te ajudar a montar seu setup com conforto.

Entenda que ser produtivo não é trabalhar muitas horas

Muitas pessoas se sentem mal quando não estão fazendo algo ou porque estão tirando uma pausa a mais. Esqueça essa história de que ser produtivo significa trabalhar muitas horas. Na verdade, ser produtivo significa fazer diversas tarefas em um tempo menor, ou seja, saber gerir melhor o seu tempo.

É importante ressaltar que ainda que você esteja trabalhando remotamente, não significa que você deve passar do seu horário de trabalho. Claro que temos exceções, o problema é quando trabalhar mais de 12h vira o comum. Por isso, não faça isso, exceto em momentos específicos em que realmente for necessário.

Uma das vantagens do trabalho remoto é você conseguir equilibrar melhor a vida pessoal e profissional, portanto, usufrua desta vantagem. Fazer o contrário disso pode te deixar exausto e a longo prazo pode te trazer um burnout.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos