Carreira

Ergonomia no Trabalho - Melhore sua qualidade de vida

Veja dicas importantes e simples de ergonomia para você trabalhar melhor e ter uma melhor qualidade de vida caso passe muito tempo no computador.

há 3 anos 2 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Olá Web Developers! A ergonomia no trabalho é muito importante para evitar o aparecimento de patologias, acidentes e proporcionar mais conforto ao trabalhador. Já fiz aqui no blog uma lista bem completa de Dicas para Home Office. Agora veremos sobre como melhorar a sua qualidade de vida com dicas bem simples para quem passa muito tempo no computador.

1 - Ambiente Adequado

O ambiente deve ser bem iluminado, preferencialmente com luz natural. Além disso, também é importante que seja arejado. Ou seja, um lugar com janela é o mais adequado.

Sala muito iluminada

Porém, não basta apenas isso para definir que o cômodo é um bom lugar, pois também vai depender da sua posição lá dentro. É importante que a luz não seja muito forte e nem venha de trás de você, pois a luz pode refletir no monitor e voltar em você, causando fadiga visual. Se acaso entra muita luz pela sua janela, uma cortina pode ser de grande ajuda.

2 - Boa Cadeira

Já tive problema na coluna por usar cadeira de plástico. No dia seguinte fui comprar uma cadeira boa, e minha qualidade de vida mudou!

A cadeira deve ter regulagem para que você possa ajustar a altura ideal. A saber, seus joelhos e quadris devem ficar em um ângulo de 90°.

Apoio Ergonômico para os Pés

Os pés precisam estar apoiados. Caso a altura da cadeira não possibilite que seus pés toquem o chão, o ideal é utilizar um apoio.

JavaScript -  Trabalhando com web workers
Curso JavaScript - Trabalhando com web workers
Conhecer o curso

Quer mais conforto?

Cadeira Gamer Ergonômica

Também são indicados apoios para as costas, pescoço e cotovelos. Cadeiras Gamers são um bom exemplo disso, proporcionando uma ótima ergonomia.

3 - A altura do equipamento é importante para a ergonomia

A mesa não deve ser muito alta, ou você terá que subir muito a cadeira. Mas também não deve ser tão baixa. Isso porque, a fim de garantir um bom conforto, o equipamento que você vai usar para trabalhar também deve estar em uma altura adequada. A fim de manter seus braços e ombros em uma posição confortável, seus cotovelos também devem permanecer em um ângulo de 90°

Suportes ergonômicos para Monitores

A parte superior do monitor deve estar na altura dos seus olhos. Porém, a maioria dos monitores não possui ajuste de altura. A fim de resolver isso, você pode comprar um suporte para monitores para poder ajustar na altura ideal para você. Existem suportes mais simples, no formato de mesinha, e também os em forma de braço, que também possibilitam ajustar o ângulo de inclinação do monitor.

Suporte para Notebook

Caso utilize notebook, o ideal é ter mouse e teclado separados e deixar o notebook em um suporte.

4 - Ergonomia com Teclado e Mouse

Suportes ergonômicos para teclado e mouse

Ao utilizar teclado e mouse, eles devem ficar próximos a você, bem na sua frente (nada de usá-los tortos). Seus punhos devem permanecer retos em relação aos seus braços.

Algo que ajuda nisso é o uso de apoio ergonômico para teclado e mousepad ergonômico.

Preciso de Ergonomia? Mas tudo isso não fica caro?

Realmente não é barato ficar comprando tudo de uma só vez. Porém, você pode ir comprando aos poucos. Acredite, é muito mais barato, simples e rápido cuidar da ergonomia no trabalho do que depois ter que gastar dinheiro por causa de algum problema de coluna, pulso, perna, etc.

Além disso, uma boa ergonomia também ajudará na produtividade, disposição, redução de nível de estresse, etc. Não é gasto, é investimento em uma boa qualidade de vida para que você possa continuar com seu trabalho.

Next.js - Fundamentos
Curso Next.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Resumindo

Claro que ergonomia no trabalho é bem mais do que apenas essa lista. Mas aqui listamos as principais e que muitas vezes são ignoradas. Vamos a um breve resumo:

Ergonomia no Trabalho

  • Ambiente bem iluminado (mas não exagerado) e bem arejado
  • Coluna reta
  • Joelhos, quadris e cotovelos a 90°
  • Pés bem apoiados no chão ou em apoio
  • Pulsos retos
  • Monitor na altura dos olhos
  • Teclado e mouse à sua frente

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos