Carreira

Como escolher a área de TI mais adequada para mim?

Se você está iniciando em TI pode ficar muito confuso com a área que você deve escolher, o que é muito comum. Por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a área que mais tem a ver com você.

há 1 ano 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você está iniciando em TI pode ficar muito confuso com a área que você deve escolher, o que é muito comum. Por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a área que mais tem a ver com você.

Pesquise sobre as áreas de atuação

Existem muitas áreas diferentes em TI, como desenvolvimento de software, infraestrutura, segurança da informação, cloud, banco de dados, entre outras. Só dentro do desenvolvimento de software temos várias opções como front-end, back-end, fullstack, mobile…

Desse modo, é imprescindível conhecer pelo menos o que faz cada área, para que além de você conhecer melhor, você já possa começar a filtrar as opções. Depois de ter algumas áreas pré-selecionadas, você pode se aprofundar em conhecer quais habilidades e conhecimentos são necessários em cada uma.

Leve em consideração seus interesses

Seu trabalho é algo que você vai ter contato todos os dias durante um bom tempo da sua vida. Por isso, levar em consideração algo que você goste é importante na hora de escolher uma decisão, não levando em consideração apenas os aspectos financeiros e a quantidade de vagas.

Por isso, pense em quais áreas da tecnologia da informação te despertam um interesse maior. Por exemplo, se você gosta mais de design, coisas visuais, provavelmente se dará bem em uma área de front-end ou de UI Designer. Se você gosta de trabalhar com dados e análises, uma área como banco de dados ou cientista de dados pode ser mais atraente.

HTML5 + CSS3 - Primeiros passos
Curso HTML5 + CSS3 - Primeiros passos
Conhecer o curso

Considere suas habilidades

Suas habilidades são um fator importante a ser consideradas. É importante escolher uma área que esteja alinhada com suas habilidades para aumentar as chances de satisfação em sua carreira. Avalie quais são suas habilidades atuais, seus conhecimentos anteriores e até alguma experiência em TI que você tenha, ainda que básica.

Mas, se você já tem habilidades em programação, por exemplo, pode ser uma boa ideia considerar áreas relacionadas, como desenvolvimento web ou mobile.

Caso você ainda esteja explorando suas habilidades e interesses, pode ser bom experimentar algumas áreas diferentes da TI, como veremos no próximo tópico.

Experimente um pouco

Experimentar um pouco das áreas que você ainda tem dúvidas se vai seguir, pode ser uma boa ideia para quem está começando na área de TI. Isso pode ajudá-lo a descobrir o que gosta e qual delas é a mais adequada para o que você busca, ainda mais se você estiver em dúvida entre duas ou mais áreas. Você pode participar de projetos e cursos em várias áreas e ver onde você se sente mais entusiasmado.

Caso você já saiba o que quer seguir, já pode se concentrar em aprender as habilidades e conhecimentos necessários para essa área específica.

Em todos os casos, vale ressaltar de que sua escolha da área de TI não precisa ser permanente: muitas pessoas mudam de área à medida que ganham experiência e/ou descobrem novos interesses.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos