Desenvolvimento Mobile

Por que estudar Flutter?

Veja neste artigo as vantagens de se estudar o Flutter.

há 5 anos 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Criar um app do zero com muita facilidade e rapidez é o desejo de todo desenvolvedor. Porém, atingir este objetivo pode ser complicado, pois os diferentes ambientes dos sistemas operacionais mobile atuais são completamente heterogêneos…

Para sanar este problema, o Flutter veio como uma nova alternativa para o desenvolvimento mobile multiplataforma. O Flutter foi desenvolvido pelo Google, sendo gratuito, de código aberto e ainda possui uma ótima documentação.

Flutter - Fundamentos
Curso Flutter - Fundamentos
Conhecer o curso

Você consegue fazer aplicativos para iOS e Android usando uma mesma base de código onde, na hora de compilar, ele transforma o código em uma versão nativa de cada plataforma, o que agiliza a abertura e o desempenho do aplicativo.

O Flutter utiliza uma linguagem também criado pelo próprio Google, chamada Dart., sendo essa linguagem compatível com a orientação a objetos e programação funcional (o que diminui a curva de aprendizado). Apesar de ser nova para muitos, o Dart é uma linguagem simples e fácil de se aprender. Mesmo que você tenha somente o mínimo conhecimento de programação, verá que, com pouco tempo de estudo, você já se sentirá confortável com a linguagem.

O Flutter é dividido em duas camadas principais, sendo:

  • Engine: Responsável pela estrutura de execução, composta pela Skia (a biblioteca de renderização do Flutter) e pelo Dart (linguagem utilizada no desenvolvimento);
  • Framework: escrito em Dart e onde estão os widgets.

É importante saber que todos os componentes do Flutter são widgets. Sendo assim, um label, um campo de entrada de texto e até mesmo o processo de detecção de um gesto na interface são tratados como widgets dentro do Flutter. Uma aplicação Flutter, no final, é uma árvore hierárquica e coordenada destes widgets.

No Flutter, você consegue testar seu aplicativo igual fazemos em uma aplicação web. Você pode alterar seu código e ver a modificação em tempo real.

Com o Flutter você poderá ter agilidade, performance e praticidade, fazendo com que o desenvolvimento seja mais rápido e reutilizável com o melhor desempenho possível. Além de tudo, você pode possuir widgets próprios que constituem os componentes da UI do aplicativo, sendo baseados no Material Design do próprio Google, o que deixa o visual de seu aplicativo bem bonito.

Conclusão

O Flutter veio como uma excelente alternativa para o desenvolvimento mobile, pois oferece desempenho, integração de plataformas móveis e desenvolvimento rápido. Se você deseja ter os primeiros contatos com o Flutter, não deixe de conferir nosso curso 😊

JavaScript - Novidades do ES6 (ES2015)
Curso JavaScript - Novidades do ES6 (ES2015)
Conhecer o curso

Até mais!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos