Estudos

Vale a pena estudar a distância?

Dentre as modalidades de estudo que temos, será que vale a pena escolher um curso à distância?

há 6 anos 1 mês


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Hoje em dia podemos ver vários cursos na plataforma EAD, sejam cursos livres, de extensão, até mesmo de graduação, MBA e pós-graduação. Inclusive, algumas faculdades disponibilizam seus cursos universitários das duas formas: presencial e EAD. A facilidade do acesso à internet em casa fez com que essa comodidade fosse possível.

Sabia que você pode estudar com qualidade da mesma forma que estudaria em um curso presencial?

Java - Estrutura de dados - Parte 1
Curso Java - Estrutura de dados - Parte 1
Conhecer o curso

Por que estudar a distância?

Nos tempos de hoje, temos que fazer o possível para nos destacarmos como profissionais. É muita gente no mercado, mas muitas encontram-se desatualizadas e por isso muitas vagas acabam não sendo preenchidas.

Também temos o fator de termos uma rotina corrida com uma agenda toda para ser cumprida, ainda mais os que possuem uma casa e filhos para cuidar. Ter o compromisso de se deslocar todos os dias para uma faculdade ou um curso livre acaba fazendo com que a pessoa desista no meio do caminho ou até mesmo antes de começar, pois acaba sendo difícil dedicar um tempo específico para o estudo presencial.

Pessoa com dúvida sobre ead ou presencial

Node.js - Fundamentos
Curso Node.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Com essas limitações, acaba-se falando muito no ensino a distância como uma opção. Já que com o ensino a distância você pode ter seu próprio ritmo de estudos e estudar na hora que puder, seja a qualquer hora do dia ou aos finais de semana.

Apesar de termos uma vasta opção de cursos nessa modalidade, ainda há um certo preconceito sobre cursos EAD. Muitas pessoas acham que não se iguala a um presencial, que não é bom, que não terá suporte do professor, dentre outros fatores.

Mas um curso EAD pode sim ter a mesma qualidade de um presencial, além de que a maioria tem o suporte com o professor, podendo tirar dúvidas. Por exemplo, um curso de graduação EAD geralmente tem fóruns onde os alunos do mesmo curso podem trocar ideias, além de que eles também podem criar um grupo da sala no Facebook se quiserem. O importante é que você adquira conhecimento independente da forma.

É claro que nem tudo são mil maravilhas. Apesar da comodidade, um curso EAD exige muito mais disciplina que um curso presencial e você deve ter um comprometimento consigo mesmo. Não pense que só porque é a distância que tudo será mais fácil. Não adianta ir passando as aulas, “colar” nos testes apenas para obter o certificado.

Lembre-se que mais importante que o certificado é o conhecimento e é com ele que você terá melhores oportunidades no mercado. Imagine você em uma entrevista para a vaga de desenvolvedor Java, onde te dão uma prova prática para ser executada. Você ter o certificado mas não conseguir realizar a tarefa não adiantará em nada. Por isso, valorize o conhecimento que você obterá em cada módulo do curso e sane suas dúvidas sempre antes de avançar, dessa forma você terá um aproveitamento bem melhor.

A junção da escolha de uma boa escola/faculdade EAD e do seu comprometimento e dedicação tende só a render bons frutos.

Desenvolvedor Especialista Front-end
Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conhecer a formação

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos