Carreira Estudos

5 dicas que todo aluno de faculdade de TI deveria seguir

A faculdade é um período de muita aprendizagem em todos os aspectos. Confira nesse artigo algumas dicas para que você possa aproveitar a sua fase na faculdade da melhor maneira possível.

há 1 ano 3 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A faculdade é um período de muita aprendizagem em todos os aspectos. Confira nesse artigo algumas dicas para que você possa aproveitar a sua fase na faculdade da melhor maneira possível.

Boa relação pessoal com seus professores e colegas de curso

O networking é algo muito importante na sua carreira – e ele já começa na própria faculdade. Esse networking, além de te ajudar no desenvolvimento de habilidades e skills, pode te render boas oportunidades no futuro.

Por isso ajude seus colegas, adicione eles no LinkedIn, passe recomendações quando puder, que quando você menos espera vão começar a surgir propostas de emprego sem você procurar.

É importante ressaltar que no networking temos uma relação de confiança. Quando você conhece alguém que tem características para uma determinada vaga, você a indica, e um dia também pode ser indicada por ela, é uma via de mão dupla. Por isso, a construção dessa rede de contatos é bem importante, fora a oportunidade de fazer projetos juntos, grupo de estudos… estar com pessoas com os mesmos objetivos que você te ajuda a ir mais longe.

Não se prenda somente a faculdade

A faculdade vai te dar uma ótima bagagem de vários aspectos, pois ela visa conhecimento em diferentes contextos como finanças, marketing, gestão de pessoas, entre outros. Por isso, pode ser que ela não se aprofunde tanto em um assunto o qual você tem interesse, até mesmo porque ela visa uma formação mais generalista. Por isso, invista em cursos e workshops em paralelo a faculdade, a fim de se aprofundar na área que deseja seguir.

Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Curso Clean Architecture - Fundamentos e Prática
Conhecer o curso

Estude inglês

Estudar inglês é muito importante hoje em dia e se você nunca teve contato com o idioma, é interessante tentar encaixar algumas aulas durante a semana para que quando você termine a faculdade, você já tenha um bom conhecimento no idioma – não é à toa que muitas faculdades tem o inglês na ementa.

Existem muitos materiais bons que estão em inglês e que podem te ajudar na construção do seu conhecimento e sabendo inglês o acesso a esse material é muito mais fácil. Além disso, ainda te possibilita trabalhar remotamente para qualquer empresa do mundo ou até mesmo se mudar para o exterior, que é algo que pode te interessar um dia.

Arrume um estágio enquanto estiver na faculdade

O estágio é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Como ele irá te dar a experiência de trabalhar com problemas reais, ter literalmente uma experiência dentro da empresa - e não somente com os projetos da faculdade, o ideal é buscar um estágio o mais cedo possível. Isso vai te ajudar mais para frente quando for procurar outra oportunidade - ou pode até ser efetivado no próprio estágio.

Enquanto estiver na faculdade, aproveite

Aproveite bem a faculdade. Não pense em apenas tirar a nota mínima para passar nas matérias. Tenha o propósito de aprender bem o conteúdo e superar às próprias expectativas.

Vai ser cansativo, ainda mais se você já estiver trabalhando (seja na área ou não), você vai querer estar fazendo qualquer outra coisa em alguns momentos, mas independente disso o tempo que você passar na faculdade você deve efetivamente estar lá e buscando absorver informação relevante para sua área.

Cuidado com a vida universitária (festas, bares, etc) em excesso. Claro que você pode tê-la também, mas é importante não deixar ela atrapalhar seus estudos, tenha um equilíbrio pois o único beneficiado é você mesmo.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos