Carreira

5 dicas para conseguir um bom estágio

Conquistar a primeira experiência profissional para adquirir experiência na área pode parecer difícil - e às vezes é mesmo. Por isso, separamos algumas ações simples, para tentar facilitar essa busca e te ajudar a conseguir as oportunidades da melhor maneira.

há 2 anos 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Conquistar a primeira experiência profissional para adquirir experiência na área pode parecer difícil - e às vezes é mesmo. Por isso, separamos algumas ações simples, para tentar facilitar essa busca e te ajudar a conseguir as oportunidades da melhor maneira.

Mas, antes, vamos ver a importância do estágio na vida profissional.

A importância do estágio

Se você estiver cursando uma faculdade, sabe que o estágio é obrigatório, mas muitos alunos acabam deixando mais para o final do curso. Iniciar as atividades profissionais antes mesmo da conclusão da graduação fará toda diferença no currículo e na sua carreira. Assim, você conseguirá relacionar os conhecimentos teóricos aos práticos.

Outra importância do estágio é fazer o aluno experimentar a área, ajudando a facilitar a decisão sobre a área específica que deseja atuar no futuro. Ainda mais que a área de TI habilita o aluno para trabalhar em diferentes setores.

Agora sim, vamos às dicas :)

Participe de eventos

Atividades extracurriculares podem se tornar um diferencial em seu currículo, ainda mais se você ainda não tem experiência profissional. Sendo assim, aproveite o tempo livre para participar de eventos e workshops. Além disso, você ainda aumenta o seu networking.

Você pode participar dos eventos acadêmicos de sua instituição e os de fora também, como feiras, palestras, hackathons, entre outros.

Nesses eventos, é comum a participação de profissionais experientes, assim você tem um contato mais próximo, podendo aprender mais e, claro, fazer networking.

Fale com seus professores e colegas

Pergunte aos seus professores se eles sabem de alguma oportunidade de estágio e se mostre interessado.

Professores acadêmicos geralmente têm uma boa rede de contatos, onde até mesmo as empresas podem pedir indicações de alunos para alguma vaga através deles.

Fale também com seus colegas, pois eles podem saber de alguma vaga. Se algum deles já estiver trabalhando, pode te avisar quando surgir uma oportunidade na empresa em que ele trabalha.

Vale ressaltar, que para essa rede de indicação, é importante que você seja empenhado em sala de aula, demonstrando esforço e interesse. Isso porque o seu comportamento em sala de aula pode ser avaliado como um indicativo do seu perfil profissional.

Desenvolva habilidades requisitadas pelo mercado

Não só o conhecimento técnico, existem algumas outras habilidades que são esperadas em um profissional.

Sabe aquelas dinâmicas que tem em alguns processos seletivos? Essas dinâmicas são utilizadas para a avaliação de certas competências comportamentais valorizadas no mercado, como o trabalho em equipe, criatividade, comunicação, proatividade, e por aí vai…

Já falamos aqui no blog sobre as habilidades mais requisitadas de um profissional de TI, para que você possa treinar ou melhorar suas habilidades.

Fique atento aos murais da faculdade

As faculdades sempre colocam as vagas disponíveis no quadro de avisos, por isso acompanhe os murais para ver se há novos anúncios de vagas de estágio. Pode até ser que sua faculdade tenha algum tipo de parceria com as empresas da sua região.

Se você não está na faculdade, o LinkedIn e sites específicos para estágio são uma boa opção!

Invista em cursos extras

Não limite sua aprendizagem somente à graduação. A graduação carrega em si toda uma parte acadêmica, onde além de aprender com as aulas, você desenvolverá projetos que unem diversas disciplinas. Também irá desenvolver muitas outras habilidades, como se comunicar melhor, trabalhar com prazos, e outras as quais vimos no tópico acima.

Estudar por fora fará você ter profundidade técnica e alinhamento com o mercado. Quanto mais conhecimento você puder adquirir e colocar no currículo, melhor.

Invista também em cursos de idiomas (hoje em dia isso deixou de ser um diferencial), participe de projetos de pesquisa e extensão, faça atividades extracurriculares.

Capriche no seu plano de estudos e não se esqueça de falar sobre esses conhecimentos complementares durante suas entrevistas.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos