Carreira

Como aumentar suas oportunidades na área de TI

Veremos neste artigo algumas dicas que você pode colocar em prática para criar suas próprias oportunidades na área de TI.

há 1 ano 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Se você está estudando e ainda não conseguiu uma oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática, é preciso procurar meios de abrir portas. Afinal, o que não dá é ficar esperando elas aparecem, certo?

Por isso, veremos neste artigo algumas dicas bem diversas, que tem o objetivo de levar a você um diferencial, onde você pode colocar em prática para criar suas próprias oportunidades na área de TI.

Se envolva nos projetos da faculdade

Sabe aqueles projetos voluntários, que muitas vezes não fazem parte da grade obrigatória da sua faculdade? Pode ser monitoria, algum projeto que visa o desenvolvimento de algo para a própria faculdade, grupos de estudo, projetos de iniciação científica, programas de voluntariado… todos esses são bons exemplos de atividades que tem muito a contribuir com sua formação e podem ser realizadas enquanto você estiver na faculdade.

Existem diversos benefícios em participar desses projetos: você coloca em prática aquilo que viu em sala de aula, trabalha em equipe, melhora a sua comunicação, te ajuda a descobrir habilidades que você até então não sabia, te ajuda a desenvolver uma melhor desenvoltura para lidar com situações adversas, pode proporcionar o desenvolvimento de ideias inovadoras… e claro, o networking.

Se envolver em projetos da faculdade te aproxima de pessoas que tem diversas habilidades, contatos, além de te proporcionar amadurecimento.

Além disso, essa participação é bastante valorizada pelas empresas. Ao contar com uma experiência como essa em seu currículo, além de enriquecer sua formação, você estará demonstrando ao mercado que se envolve com projetos e não hesitou em procurar por uma oportunidade (ainda que sem remuneração) de colocar em prática o que está aprendendo na faculdade.

Só de participar de um projeto e ter um posicionamento atuante já se torna um diferencial importante na hora de conseguir um estágio ou até mesmo um trabalho efetivo.

Java - Fundamentos para Web
Curso Java - Fundamentos para Web
Conhecer o curso

Experimente tentar em negócios menores

Não tem nenhum problema em iniciar em projetos menores, seja em uma microempresa na sua cidade ou uma start-up (que atualmente é bem comum).

Vale muito a pena a experiência e o aprendizado. Há empresas grandes que, dependendo do momento, geralmente tendem a priorizar por vagas de profissionais de níveis pleno e sênior.

Uma outra dica é melhorar (por conta própria) projetos de empresas menores, um site ou um app por exemplo. Mas claro, cuidado com a abordagem, você pode dizer que fez um estudo de caso e explicar os pontos que melhorou.

Existem alguns casos de redesign, por exemplo, em postagens no LinkedIn, onde marcando a empresa, a mesma pode ver e, se ela se interessar, ela pode até entrar em contato com você. Na pior das hipóteses, pelo menos você aprenderá muito neste processo de melhoria.

Empreenda!

Se você se candidata às vagas, mas até agora não surgiu nenhuma oportunidade, vale a pena manter uma preparação em paralelo.

Muitas pessoas quando não conseguem se inserir no mercado de trabalho do modo “tradicional”, acabam buscando oportunidades de trabalhar por conta própria, onde podem acabar tendo seu próprio negócio.

Um dos jeitos de fazer isso é colocar em prática aquele projeto pessoal que estava parado. Use esse tempo livre para desenvolver, seja algum produto ou serviço que faça você ganhar experiência - e, claro, uma renda.

A demanda por bons profissionais da área de desenvolvimento está em alta. Então, use seus conhecimentos com o que você tem de melhor e ofereça seus trabalhos nas plataformas e nas empresas do meio.

Você pode transformar uma ideia em um app, ou se você gosta de games e tem o estudo mais voltado para isso, pode criar um e transformar isso em negócio. Não é fácil, mas também não é impossível.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos