Desenvolvimento Mobile

Ideias de projetos para praticar - mobile

Para finalizar a série de ideias de projetos para praticar, trazemos neste artigo a versão para os estudantes de mobile.

há 1 ano 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Para finalizar a série de ideias de projetos para praticar, trazemos neste artigo a versão para os estudantes de mobile. Anteriormente já tivemos ideias de projetos para front-end e back-end, caso você tenha interesse nessas áreas também, fica a dica para dar uma olhada.

App de Quiz

Primeiramente temos um projeto bem divertido, que é um projeto bem bacana para desenvolver. Você pode escolher o tema que quiser: seja de jogos, conhecimentos gerais, futebol, o que preferir.

Não precisa ser algo muito complexo, pode ser mais simples mesmo, onde o app mostra algumas opções de quiz para o usuário escolher, responder e no final ver quantas perguntas ele acertou. Se tiver um ranking é legal também! É um projeto que dá para caprichar na interface e efeitos.

App de Clima do tempo

Desenvolver um app de clima também não é muito complexo, mas neste caso você precisará consumir uma API específica de tempo, para que assim você consiga fornecer informações meteorológicas conforme a localização do usuário e, claro, também deixar o usuário pesquise a cidade que deseja saber a previsão.

Assim como o projeto acima, esses apps são bem visuais, então também é uma ótima oportunidade de criar uma interface bem bonita, colocando seus conhecimentos de UI em prática.

App de entrega

Um app que sempre utilizamos e que também é um ótimo projeto para estudo são os apps de entrega. Se você for iniciante, pode fazer por partes, indo para algo mais simples e, caso seja mais avançado, fazer algo mais complexo. Ainda que fazendo na versão simplificada, esse é um projeto que envolve vários conceitos e te ajudará bastante a fixar seus conhecimentos.

Na categoria “Projetos práticos” em nossa plataforma temos a criação de um app de entrega bem simples, o que é ótimo para quem está iniciando e quer ver na prática a criação de temas, aprender a utilizar componentes, estilizar elementos e muito mais.

Desenvolvedor React Native
Formação Desenvolvedor React Native
Conhecer a formação

App de chat

Como iniciante no desenvolvimento de aplicativos, criar aplicativos de bate-papo é muito comum. Os aplicativos de mensagens de texto, como o WhatsApp, Messenger e Telegram, são um pouco mais avançados mas você pode começar com a troca de mensagens em tempo real e com as funcionalidades básicas de um chat.

Depois, você pode ir incrementando com a troca de fotos e vídeos, compartilhar a localização em tempo real e claro, inserir questões relacionadas à segurança. Você pode até fornecer aos usuários a opção de realizar backup com armazenamento em nuvem.

App Gerenciador de gastos pessoais

Outro projeto que você pode utilizar para benefício próprio é um gerenciador de gastos pessoais. Neste projeto você pode desenvolver um app para controle de gastos pessoais utilizando um armazenamento local mesmo.

Você pode escolher quais as funcionalidades de seu app, podendo ser utilizado para gerenciar as contas e transações cadastradas, por exemplo. Também temos o desenvolvimento deste projeto na categoria “Projetos práticos” em nossa plataforma.

Tanto neste projeto como em todos os outros, você pode abusar dos widgets e de tudo o que a ferramenta pode oferecer.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos