Desenvolvimento Back-end

Ideias de projetos para praticar - back-end

Fazer pequenos projetos irá te ajudar a melhorar suas habilidades de codificação e até aprender novas linguagens. Por isso, veremos neste artigo algumas dicas de projetos para colocar em prática.

há 1 ano 5 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Seguindo a mesma linha do ideias de projetos para praticar - front-end, trazemos neste artigo a versão para os estudantes de back-end. Isso porque muitos estudantes sentem dificuldades ou até um certo “bloqueio” na hora de desenvolver um projeto. Sendo assim, ter um norte ajuda bastante.

Fazer pequenos projetos irá te ajudar a melhorar suas habilidades de codificação e até aprender novas linguagens.

Jogo da velha

Um jogo simples de se jogar pode se tornar seu projeto de estudo. O bom deste projeto é que você já conhece ele por completo: sabe como deve jogar, quais as regras, como finaliza, etc. Esse projeto envolve muita lógica e você não precisa de muito para isso, onde você pode jogar no terminal mesmo, algo bem simples.

Assim, você consegue desenvolver suas competências no uso de estruturas de repetição, entrada e saída de dados, além da programação estruturada como um todo.

Depois que o jogo estiver completamente funcional, você pode deixá-lo mais amigável utilizando um pouco de front-end, mas não é obrigatório.

Lista de tarefas

To-do list ou lista de tarefas é um projeto frequente que o pessoal faz, mas que é bem funcional e você pode utilizar para treinar. Você pode desenvolver uma aplicação com o formato do CRUD (create, read, update, delete), ou seja, que lista as tarefas do dia, onde você pode criar tarefas, listar tarefas, busca de uma tarefa pelo id e sua remoção. Você pode até utilizar para benefício próprio em seu dia a dia.

Desenvolvedor Java
Formação Desenvolvedor Java
Conhecer a formação

Encurtador de URL

Encurtador de URL é uma ferramenta na qual você coloca um link com o objetivo de diminuir a sua quantidade de caracteres. Esses encurtadores de URL estão por toda a parte, desde links que as pessoas compartilham no Twitter até serviços populares como bit.ly.

Criar um encurtador de URL é um projeto não tão iniciante, mas que você pode tentar fazer seguindo os inúmeros tutoriais que existem na web.

É um projeto vai aumentar seu conhecimento e irá ajudar a solidificar cada conceito que você aprender.

Sistema de autenticação

A autenticação de usuários é algo que comumente vemos por aí. Além de ser utilizado atualmente como medida de segurança sobre quem está acessando o seu sistema, a autenticação de usuários pode ser uma forma de evitar possíveis danos. Por isso, é um ótimo projeto para estudo, ainda mais se ele tiver mais de uma autenticação: você pode combinar os diversos métodos de categorias diferentes para uma segurança ainda maior.

Então tente colocar uma autenticação de dois fatores, pelo menos. Existem várias APIs que fazem envio de email e SMS, por exemplo.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos