Estudos

Maneiras de se motivar a estudar programação

É normal se sentir desmotivado nos estudos de programação. Nesse artigo daremos algumas dicas para você trabalhar esse lado.

há 5 anos 11 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Sempre quando estamos aprendendo algo precisamos nos manter motivados. Essa motivação em aprender cada vez mais deve ser constante para que possamos chegar a um objetivo e que possamos desenvolver projetos cada vez mais complexos.

Hoje vamos abordar algumas dicas que podem te ajudar a se manter motivado e que contribuem com seu aprendizado.

1) Entenda o código

Digitar código – quase – todo mundo digita. Mas é extremamente importante você saber o que está acontecendo ali. Se você está estudando uma linguagem e o professor está desenvolvendo um projeto com a turma, se oriente a não apenas copiar e reproduzir o que está sendo feito na tela do seu computador. Você deve entender, por exemplo, o que aquele comando faz, o por que foi criado aquele método e assim por diante.

Dentro desse contexto, também é importante aprender os conceitos e estruturas, assim você consegue replicar no seu próprio projeto. Aliás, se você não entende o que está fazendo, não vai adiantar muita coisa… Além de que, existe uma maior chance de perder o interesse pela programação por começar a achar que é incapaz. Então, não vire apenas um copiador de código.

2) Pratique

Depois de entender a parte mais teórica, é importante que você treine para fixar tudo isso. A prática é essencial para que você aumente e desenvolva essas habilidades, assim você conseguirá tirar suas ideias de projetos e torná-las reais.

Mesmo que você ainda não esteja no nível que deseja, você pode aprender muito em menos tempo do que imagina, apenas com dedicação e esforço.

3) Peça ajuda

Não há nada demais em pedir ajuda a alguém quando sentir dificuldade em algo. É comum uns aprenderem com os outros e compartilharem conhecimento. Isso também vale para seus erros. Não tenha medo de errar, é normal. É com os seus erros que você vai tirar um aprendizado, e é aquilo, não dá pra ser perfeito 100% do tempo, né?

Quando houver um erro, tente resolvê-lo… Se não der, peça ajuda. Não se sinta inferiorizado por isso. Sempre tenha por perto pessoas que estejam em um nível de conhecimento acima do seu, assim você sempre terá o que aprender com elas.

4) Aprenda coisas novas

Quando você sai mesmice e aprende novos jeitos de fazer algo que você já faz, pode ajudar muito. Assim você sempre se manterá atualizado e por dentro das novidades.

Lembrando que aqui no TreinaWeb temos diversos cursos para você se manter atualizado e em aprendizado constante. =)

Flutter  - Trabalhando com recursos de hardware
Curso Flutter - Trabalhando com recursos de hardware
Conhecer o curso

5) Tenha referências

Conhecer pessoas que alcançaram seus objetivos e tiveram sucesso é uma ótima fonte de inspiração. Cada um tem uma história diferente e muita coisa depende muito do nosso esforço.

Ter contato com essas pessoas nos fazem sentir mais motivados a continuar para alcançar os nossos objetivos também. Além disso, é muito bom ter pessoas ao seu redor com pensamentos positivos e sempre dispostas a ajudar.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos