Desenvolvimento de Jogos

Ferramentas para Pixel Art

Conheça as melhores ferramentas desktop, web ou mobile para se trabalhar com Pixel Art.

há 5 anos 10 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

pixelart-octocat

Olá,Game Developers!

Hoje vou listar aqui os melhores programas para se trabalhar com Pixel Art. Entre eles há apps mobile, web e desktop tanto pagos quanto gratuitos.

Piskel

pixelart-octocat

O Piskel é uma ferramenta gratuita que roda diretamente do seu navegador.

Ele te permite criar animações, exportar PNG e GIF, visualizar o resultado do seu trabalho enquanto está editando (permitindo fazer ajustes em tempo real) e criar galerias privadas.

Ele é Open Source e também disponibiliza uma versão para você baixar para poder usar offline.

Pixilart

Pixilart

Pixilart é outra aplicação web gratuita. Ele também é bem simples de se usar. Você pode salvar suas artes online e compartilhá-las nas redes sociais.

Pixilart também é uma comunidade de artistas, então você pode interagir, participar de grupos, entrar em concursos e aprender com os outros.

Lospec

Lospec Pixel Editor

O Lospec Pixel Editor não tem tantas funcionalidades, sendo um dos editores mais simples desta lista. Mas isso pode ser bom para os iniciantes, já que terão uma interface mais simples.

No site você também encontra tutoriais e paleta de cores.

aseprite

O aseprite roda em Windows, OS X e Linux. Ele tem a versão paga (15 dólares) ou você pode obter de graça se pegar o código fonte e compilá-lo.

Esse programa é um dos mais utilizados e recomendados para se trabalhar com Pixel Art.

GraphicsGale

GraphicsGale

O GraphicsGale é outro programa bem completo e muito utilizado para trabalhar com desenho e animação de pixel art. Porém, ele só está disponível para Windows.

Ele suporta formatos como .ico, .gif, .avi, .cur e .ani.

Outra funcionalidade disponível também, muito conhecida em softwares de animação, é a “Onion Skin”, onde a próxima imagem e a anterior ficam na tela para você poder desenhar por cima, facilitando o processo de animação por frames.

Spriter

O Spriter é o mais completo dessa lista, com várias funcionalidades avançadas de animação. Ele não é só para Pixel Art, é um programa completo para animações voltadas para desenvolvimento de jogos 2D.

Os arquivos exportados podem ser implementados facilmente em programas como Construct, GameMaker, Unity, etc.

Entre as funcionalidades temos coisas como: caixas de colisões, animação por bones, curva de animação, modo Pixel Art, criação de efeitos com partículas, adicionar sons às animações, sincronização labial, etc.

Acredito que o vídeo acima já mostra o poder desse software incrível, dispensando mais comentários aqui.

Ele está disponível para Windows, Mac e Linux. Você pode baixar as versões mais antigas de graça ou comprar a versão PRO mais recente por 59,99 dólares.

Pixly

pixly

O Pixly é um editor de Pixel Art planejado para Smartphones e Tablets, e foi feito por um brasileiro!

Ele pode parecer simples na ilustração acima, mas ele possui várias funcionalidades (como animação, camadas, ferramenta de texto, integração com Dropbox e Google Drive, etc), podendo até mesmo ganhar de alguns dos programas já citados antes.

Se você estiver em um Tablet, pode ser que tenha uma boa produtividade por se aproveitar da TouchScreen.

Se estiver em um Smartphone, pode aproveitar o aplicativo em qualquer lugar para se divertir (já brinquei muito com ele enquanto esperava o ônibus).

O Pixly é gratuito e está disponível para aparelhos Android a partir da versão 2.3. Ele entrega uma melhor experiência em telas de pelo menos 4.7“.

Pixaki

Pixaki

O Pixaki é um aplicativo bem completo também, e foi projetado para iPad.

Ele também trabalha com vários formatos, como PSD, permitindo a fácil integração entre seus trabalhos tanto mobile e desktop.

Ele está disponível para iPads com iOS 9 ou superior. Ele custa 24,99 dólares ou você pode testá-lo por 14 dias.

Autor(a) do artigo

Akira Hanashiro
Akira Hanashiro

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pós-graduado em Projetos e Desenvolvimento de Aplicações Web e MBA em Machine Learning. Especializado em Front End e curte desenvolvimento de jogos.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos