Desenvolvimento Front-end

O que é Bootstrap?

Os frameworks são ferramentas incríveis e que poupam muito tempo dos desenvolvedores. Neste artigo, vamos conferir o Bootstrap, um dos mais populares frameworks front-end atualmente.

há 3 anos 8 meses

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Os frameworks são ferramentas incríveis e que poupam muito tempo dos desenvolvedores. Neste artigo, vamos conferir o Bootstrap, um dos mais populares frameworks front-end atualmente.

Afinal, o que é o Bootstrap?

O Bootstrap é um framework front-end gratuito e de código-fonte aberto, que disponibiliza componentes prontos para você utilizar em seu projeto. Com ele, você consegue criar e personalizar sites responsivos para dispositivos móveis, desktops e notebooks, com componentes pré-construídos e com plugins JavaScript poderosos. Tudo isso porque toda a estrutura do HTML, CSS e Javascript já se encontram prontas, bastando apenas que o desenvolvedor importe suas dependências em seu projeto.

Por exemplo: se você quer colocar em seu site um botão estilizado, você pode utilizar o componente button do Bootstrap diretamente, ou mesmo fazer pequenas customizações no componente para que ele tenha a aparência desejada. Com estes componentes pré-prontos, você ganha tempo, o que consequentemente faz com que seu projeto seja finalizado mais rapidamente, com menos esforço e até mesmo com mais qualidade.

Primeiramente, o Bootstrap foi desenvolvido pelo Twitter, onde inicialmente era apenas um projeto para padronizar o desenvolvimento dentro da própria empresa. Porém, no meio do desenvolvimento do projeto, a equipe percebeu o potencial que este framework tinha para impactar e trazer benefícios para a comunidade. Dessa maneira, ele foi liberado em 2011 já como um projeto open source, ou seja, para que os outros desenvolvedores pudessem contribuir. De lá pra cá, nesse meio tempo, foram muitas mudanças até chegar sua atual versão 4, que possui inúmeras novidades tanto nos componentes CSS quanto nos componentes JavaScript.

Por que utilizar o Bootstrap?

O Bootstrap segue os princípios de usabilidade e tendências de design para interfaces. Além disso, sua padronização permite que os sites tenham um visual atraente, ou seja, uma forma de criar páginas esteticamente agradáveis aos usuários. Ele conta ainda com componentes e plugins já prontos para você utilizar em seus projetos, o que faz com que você ganhe muita produtividade na hora de desenvolver. Você pode adaptar o modelo-base do Bootstrap para atender às necessidades do seu projeto.

framework Bootstrap

As APIs do Bootstrap são tão poderosas e flexíveis que você tem total liberdade para personalizar os componentes da maneira como desejar com um mínimo de esforço. Nas figuras abaixo, temos exemplos de componentes do Bootstrap que foram livremente personalizados.

Componentes do Bootstrap

Com o Bootstrap, você também não precisa se preocupar se seu site funcionará bem em todas as diferentes resoluções de dispositivos: o Bootstrap já contém componentes responsíveis, já diminuindo consideravelmente o esforço envolvido na criação de interfaces plenamente responsivas.

Vantagens e desvantagens

Algumas vantagens e algumas desvantagens podem ser destacadas com relação a este framework.

Vantagens:
  • Responsividade: possui um sistema de layout 100% responsivo, capaz de manter a página completamente responsiva em diferentes dispositivos e resoluções;
  • Extensa biblioteca de componentes: possui um conjunto de componentes extenso, como ícones, painéis etc.;
  • Documentação: possui uma documentação bem completa e acessível;
  • Reuso de código: Como o Bootstrap entrega uma gama muito grande de componentes pré-prontos, se torna muito mais fácil lidar com questões como reusabilidade de código.
Desvantagens
  • Excesso de padronização: como a gama dos componentes pré-prontos é extensa e atende a praticamente todos os cenários no que diz respeito ao desenvolvimento de páginas web responsivas, as diferentes aplicações podem acabar ficando “com a mesma cara”. Porém, sua customização é bastante simples.

Joomla - Criação de Temas
Curso Joomla - Criação de Temas
Conhecer o curso

Como aprender sobre o Bootstrap?

O Bootstrap é muito simples para aprender e customizar. Além da documentação oficial, temos os nossos cursos de Bootstrap, que acabaram de ser atualizados. Então, vale a pena dar uma conferida :)

Se você é um desenvolvedor front-end ou deseja seguir essa carreira, é interessante colocar o Bootstrap em seu plano de estudos. Ele irá te auxiliar muito no desenvolvimento de seus sites, fazendo-o ter muita produtividade. Você também pode utilizá-lo com outras ferramentas atuais do mercado como o Angular e o React.

Quando falamos de frameworks de componentes visuais, o Bootstrap não é o único no mercado. Alguns de seus concorrentes diretos são o Materialize e o Foundation. Porém, a simplificação e a baixa curva de aprendizagem ainda fazem o Bootstrap ser um dos frameworks mais adotados pelo mercado.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos