Desenvolvimento Back-end Desenvolvimento Front-end Desenvolvimento

O que é front-end e back-end?

Os desenvolvedores de front-end e back-end se completam na maioria dos casos. Se faz indispensável saber o papel que cada um desempenha ou pode desempenhar.

há 7 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor Especialista Front-end
Conheça a formação em detalhes

Apesar de suas diferenças, os desenvolvedores de front-end e back-end se completam na maioria dos casos e, principalmente, quando o assunto é desenvolvimento web. Mas, você sabe a diferença entre as duas áreas?

Front-end

O desenvolvedor front-end é responsável por “dar vida” à interface. Trabalha com a parte da aplicação que interage diretamente com o usuário. Por isso, é importante que esse desenvolvedor também se preocupe com a experiência do usuário.

Na parte de estudo, este profissional foca em HTML (linguagem de marcação), CSS (linguagem de estilo) e JavaScript (linguagem de script/programação).

Flutter - Widgets de Layout
Curso Flutter - Widgets de Layout
Conhecer o curso

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Para CSS e JavaScript há bibliotecas e frameworks que alguns profissionais se especializam como: Angular, VueJS, Bootstrap, Sass, etc.

Symfony - Gerenciando aplicações com Symfony Flex
Curso Symfony - Gerenciando aplicações com Symfony Flex
Conhecer o curso

AngularJS - Criação de interfaces web
Curso AngularJS - Criação de interfaces web
Conhecer o curso

Joomla - Criação de Temas
Curso Joomla - Criação de Temas
Conhecer o curso

Nos últimos anos, esta área também viu a introdução de outras linguagens e pseudo-linguagens, como TypeScript e CoffeeScript, que podem ser utilizadas de acordo com as necessidades da aplicação.

Caso esteja interessado em ingressar nesta área, um estudo complementar como teoria das cores e design gráfico, podem ser diferenciais.

É comum alguns profissionais de front-end trabalharem mais com a parte “criativa” e “artística” da aplicação. Assim como também há os que possuem um perfil mais voltado ao back-end, mesmo atuando como front-end. Esses possuem mais familiaridade com programação e suas nuances. Um tipo de perfil não invalida o outro.

Back-end

Como o nome sugere, o desenvolvedor back-end trabalha na parte de “trás” da aplicação. Ele é o responsável, em termos gerais, pela implementação da regra de negócio.

Em uma aplicação web, este desenvolvedor, quando focado, não toca na parte visual da aplicação. Por lidar com a regra de negócio, as vezes um programador de sistemas, como de aplicações comerciais e até científicas, pode ser chamado de desenvolvedor back-end. E geralmente, nessas aplicações, este desenvolvedor trabalha um pouco com a parte visual. Por isso, para este artigo, o desenvolvedor back-end levado em conta, é o desenvolvedor de aplicações web.

Quando falamos de back-end em desenvolvimento web, nos deparamos com várias linguagens, como Go, Clojure, C#, PHP, Java, Python, Ruby, entre outras. Cada uma possui vantagens e desvantagens em relação ao uso no desenvolvimento web, bem como no mercado de trabalho.

React Native - Componentes nativos
Curso React Native - Componentes nativos
Conhecer o curso

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

Symfony - Fundamentos
Curso Symfony - Fundamentos
Conhecer o curso

Ruby on Rails Básico
Curso Ruby on Rails Básico
Conhecer o curso

Algumas linguagens são mais atuais e com poucos profissionais no mercado. Desta forma, há uma grande demanda por elas (ex: Go e Clojure). Outras são mais tradicionais, fazem parte de um mercado já consolidado e possuem uma grande gama de material de estudo (ex: C#, PHP, Java e Ruby).

Para quem está iniciando, é recomendável focar nas linguagens mais tradicionais, pois o aprendizado será mais completo, dado o número extenso de materiais disponíveis. Isso também facilitará o posicionamento no mercado de trabalho, já que essas linguagens possuem mais oportunidades de emprego disponíveis.

Para que o aprendizado em back-end seja ainda mais completo, é preciso ter conhecimento em banco de dados (ex: MySQL, SQL Server, PostgreSQL, entre outros). Normalmente o banco de dados é escolhido com base no que possuir mais recursos disponíveis na linguagem que será utilizada na aplicação.

Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Curso Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Conhecer o curso

MySQL - Desenvolvedor
Curso MySQL - Desenvolvedor
Conhecer o curso

PostgreSQL - Desenvolvedor
Curso PostgreSQL - Desenvolvedor
Conhecer o curso

Oracle - Desenvolvedor
Curso Oracle - Desenvolvedor
Conhecer o curso

Conclusão

Em resumo, o desenvolvedor front-end trabalha com um foco maior na camada da interface da aplicação que “tocará” o usuário, seja ela de um site, de um programa desktop, ou um de aplicativo móvel. O seu objetivo é oferecer para o usuário a melhor experiência em sua plataforma. Por outro lado, o back-end é o que está por “trás” da aplicação, atuando no que o usuário não pode visualizar. O profissional deste segmento se preocupa com a persistência dos dados, regras de negócio, segurança da informação, performance etc.

Autor(a) do artigo

Daniel Viana
Daniel Viana

Instrutor, Desenvolvedor Android, Mestrando em Bioinformática pela UFMG, MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos pela UCAM, Graduado em Ciência da Computação pela FUNIP, Membro da SBC, ACM e AB3C.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos