Javascript

O que é o Express.js?

Veja neste artigo o que é o Express.js.

há 3 anos 3 meses

Formação Desenvolvedor JavaScript
Conheça a formação em detalhes

Tendo sua versão inicial lançada no ano de 2010, o Express.js (ou somente Express) é um Framework para o desenvolvimento de aplicações JavaScript com o Node.js.

De código aberto, sobre a licença MIT, o Express.js foi desenvolvido para otimizar a construção de aplicações web e APIs, tornando-se um dos Frameworks mais populares da internet e que utiliza o Node para execução do javascript como linguagem de back-end.

C++ Intermediário
Curso C++ Intermediário
Conhecer o curso

Relembrando Framework

Aqui no blog já possuímos um artigo que aborda “Para que serve um Framework”, mas em palavras mais simples, o framework é um facilitador no desenvolvimento de diversas aplicações e, sem dúvida, sua utilização poupa tempo e custos para quem utiliza, pois de forma mais básica, é um conjunto de bibliotecas utilizadas para criar uma base, onde as aplicações são construídas, um otimizador de recursos.

Possui como principal objetivo resolver problemas recorrentes com uma abordagem mais genérica. Ele permite ao desenvolvedor focar nos “problemas” da aplicação, não na arquitetura e configurações.

Um pouco sobre o Node.js

O Node.js por sua vez, é uma plataforma open source que permite a execução de código JavaScript a nível front-end e back-end.

Em palavras mais simples, o Node.js é uma forma de executar o JavaScript do lado do servidor de uma aplicação.

Teve seu lançamento em 2009 sobre a licença MIT e é utilizado por diversas grandes empresas como Linkedln, Groupon, PayPal, entre outras.

O Node.js possui aplicabilidade em diversos meios, dentre eles podemos citar:

  • Criação de aplicações de chats e mensagens instantâneas;
  • Criação de API´s escaláveis;
  • Aplicações web que funcionam em real-time;
  • Aplicações CLI (Client Line Interface), entre outros.

Possuímos aqui em nosso blog um artigo sobre Node.js, caso queira acompanhar.

React Native - Firebase Messaging
Curso React Native - Firebase Messaging
Conhecer o curso

De volta ao Express.js

O Express.js é um Framework rápido e um dos mais utilizados em conjunto com o Node.js, facilitando no desenvolvimento de aplicações back-end e até, em conjunto com sistemas de templates, aplicações full-stack.

Escrito em JavaScript, o Express.js é utilizado por diversas empresas ao redor do mundo, dentre elas a Fox Sports, PayPal, IBM, Uber, entre outras.

Muito popular tanto em grandes empresas quanto na comunidade, o Express facilita a criação de aplicações utilizando o Node em conjunto com o JavaScript, tornando este ecossistema ainda mais poderoso.

Características do Express.js

O Express é um framework incrível e possui diversas características que facilitam o desenvolvimento de nossas aplicações. Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Possui um sistema de rotas completo;
  • Possibilita o tratamento de exceções dentro da aplicação;
  • Permite a integração de vários sistemas de templates que facilitam a criação de páginas web para suas aplicações;
  • Gerencia diferentes requisições HTTP com seus mais diversos verbos;
  • Feito para a criação rápida de aplicações utilizando um conjunto pequeno de arquivos e pastas;

Podemos concluir que…

O Express.js é um ótimo Framework para o desenvolvimento de aplicações utilizando o Node. No site do Express.js podemos acessar toda a sua documentação, tutoriais, sua lista de recursos e muito mais.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos