Desenvolvimento Back-end Node

O que é NestJS?

Vamos ver neste artigo uma breve descrição sobre o que é o NestJS e como criar uma aplicação base em minutos.

há 2 anos 7 meses

Formação Desenvolvedor Node Full-Stack
Conheça a formação em detalhes

O NestJS é um framework back-end que auxilia o desenvolvimento de aplicações eficientes. escaláveis e confiáveis em cima do Node.js. O NestJS utiliza como padrão TypeScript e possui uma sintaxe parecida com Angular. Falando nisso, o NestJS também utiliza o Express “por baixo dos panos”.

NestJS

Agora, nada melhor para iniciar os estudos com NestJS do que criarmos o clássico Hello World, então vamos lá.

Instalando Node.js

Primeiramente, precisamos ter o Node.js instalando em nossa máquina, para isso você pode acessar o artigo de instalação do node.js no windows, mac e linux, e seguir o passo a passo de acordo com o seu sistema operacional.

Instalou? Ótimo, vamos a instalação do NestJS

Node.js - Fundamentos
Curso Node.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Instalando o NestJS

Agora, vamos criar um diretório raiz chamado app, e no terminal dentro do diretório da aplicação instalar o NestJS com o seguinte comando:

npm i -g @nestjs/cli

Após a instalação do NestJS, podemos criar um novo projeto com o comando:

nest new nome-do-projeto

Neste caso vamos chamar o projeto de nest-js, irá carregar um “wizard” no terminal, ele perguntará qual o package manager que você deseja instalar, para o exemplo optei pelo npm, escolha o de sua preferência. Ao final da criação do novo projeto, teremos toda a estrutura de pastas e arquivos criada:

Estrutura NestJS

Perceba que, por padrão, o NestJS utiliza typescript e de Framework Web o Express. Porém, você também pode optar em utilizar o Fastify. Na própria documentação do NestJS há um passo a passo que você seguir para usar o Fastify.

Ah, e não esqueça de verificar no terminal se está na pasta do projeto, provavelmente você terá que executar o comando cd nome-do-projeto.

Agora, para testar a nossa aplicação, basta inicia-la com o comando npm run start, e acessar no seu navegador o endereço localhost:3000. Teremos o nosso querido “Hello World”:

Hello World em nestJS

TypeScript - Fundamentos
Curso TypeScript - Fundamentos
Conhecer o curso

Pronto, já estamos com a aplicação base criada com o NestJS em um simples comando, perceba que ele cria uma estrutura model-service-controller. Algumas características como o uso de Typescript, modularização, injeção de dependências, também permite o uso de ORMs como o TypeORM e Sequelize para bancos de dados relacionais, entre outras, faz do NestJS uma opção atual e interessante para o desenvolvimento de inúmeras aplicações.

Conclusão

Neste artigo tivemos uma introdução sobre o NestJS, framework back-end que está crescendo no ecossistema Node.js, com recursos interessantes ele se torna uma alternativa para manter projetos organizados, performáticos e escaláveis. Vale ressaltar que ele possui uma série de recursos que podem ser estudados consultando a sua documentação e que podem fazer muito sentido e facilitar o desenvolvimento de sua próxima aplicação.

Nest.js - Fundamentos
Curso Nest.js - Fundamentos
Conhecer o curso

Por fim, caso queira aprender mais sobre NestJS saiba que aqui na TreinaWeb temos o curso NestJS - Fundamentos que possui 02h07 de vídeos e um total de 18 exercícios. Conheça também nossos outros cursos de NestJS.

Veja quais são os tópicos abordados durante o curso de NestJS - Fundamentos:

  • Conhecendo a estrutura;
  • Utilizando Nest CLI
  • Entendendo Rotas, Controllers e Views;;
  • Conexão com banco de dados;
  • Usando TypeORM;
  • Template Engine.

Autor(a) do artigo

Wesley Gado
Wesley Gado

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo, atuou em projetos como desenvolvedor Front-End. Nas horas vagas grava Podcast e arrisca uns três acordes no violão.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos