Carreira Desenvolvimento

O que preciso conhecer antes de iniciar estudos em uma linguagem de programação?

Essa é uma pergunta muito comum para quem deseja iniciar na área de programação. Por mais que desejamos já começar com uma linguagem e ver tudo acontecendo na tela, é necessário construir uma base antes. Por isso, existem alguns passos importantes antes mesmo de escolher uma linguagem de programação para estudar e é isso que veremos neste artigo.

há 1 ano 9 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

Essa é uma pergunta muito comum para quem deseja iniciar na área de programação. Por mais que desejamos já começar com uma linguagem de programação e ver tudo acontecendo na tela, antes é necessário construir uma boa base.

Focar os estudos primeiramente na base, nos fundamentos, te ajuda a ter uma base sólida, pois você não vai ficar preso a somente uma linguagem, uma hora você pode ter que migrar para outra tecnologia, e é aí que a base vai te ajudar.

Existem alguns passos importantes antes mesmo de escolher uma linguagem de programação para estudar e é isso que vamos ver neste artigo.

Lógica de programação

Este primeiro ponto é um dos mais importantes, pois você vai usá-lo em toda sua carreira.

A lógica de programação é uma sequência de instruções voltadas à resolução de um problema. Então, mesmo antes de você pensar no código e colocar a mão na massa, você deve pensar na lógica por trás dele. A lógica independe de qual área você deseja atuar, seja front-end, back-end, mobile e etc.

As linguagens de programação podem ter características diferentes, mas a lógica é a mesma. Por isso, precisamos saber repassar a nossa lógica em forma de instruções para o computador enquanto estamos escrevendo um programa, para que ele possa interpretar corretamente.

A lógica de programação está em desenvolver essa capacidade aprofundada para a resolução de problemas, que fará com que você desenvolva os algoritmos, que é um passo a passo bem definido criado para solucionar algum problema, tendo uma sequência lógica com início, meio e fim.

Com os algoritmos, vamos nos deparar com diversos conceitos como estrututas de repetição, estruturas condicionais, estruturas de dados e por aí vai. Quando aprendemos a programar, nós literalmente precisamos reaprender a pensar e a organizar estes nossos pensamentos dentro dessas sequências lógicas, por isso é tão importante esse conceito.

JavaScript Básico
Curso JavaScript Básico
Conhecer o curso

Estrutura de dados

Uma estrutura de dados é uma maneira de armazenar e relacionar conjuntos de informações de forma organizada e, na maioria das vezes, sequencial. Estas estruturas são muito importantes quando precisamos armazenar um conjunto de dados para ser utilizado em um determinado software. Sendo assim, podemos concluir que estruturas de dados são as formas como organizamos os dados.

Essas estruturas resolvem um tipo de problema e podem ser úteis em diversas situações. Arrays, Matrizes, Pilhas, Filas e Árvores são algumas dessas estruturas que você precisa aprender, não importa se você é de web, mobile ou qualquer outra plataforma.

Por isso, é fundamental conhecer essas estruturas e entender como funcionam. Você pode estudar estrutura de dados já aplicados em alguma linguagem, como temos aqui na TreinaWeb, assim você já pode começar a ter esse contato com alguma linguagem.

Saber em qual área quer iniciar

Pode parecer um pouco complicado para você, que quase nem começou a digitar um código, já ter que escolher uma área. Mas a ideia aqui é que você possa pesquisar e ver qual área (front-end, back-end, mobile, full-stack…) se encaixa mais com seu perfil e que você tenha mais interesse em estudar. A partir da área escolhida você vai escolher a sua linguagem de programação. Caso você veja que não é isso o que você quer, não tem nada de mal em trocar de área, ok?

Finalmente, a linguagem de programação…

Agora sim você pode escolher uma linguagem de programação da área que você mais tem interesse para focar nos seus estudos. Existem várias linguagens de programação, como Python, PHP, C#, Java, JavaScript… Para te ajudar a decidir, você pode analisar o mercado ou até mesmo pedir nossa ajuda, pois em nossa plataforma temos a opção de criar uma formação específica para você, de acordo com seus objetivos.

SQL

Este tópico não entra antes, nem depois e sim durante seu aprendizado em uma linguagem. SQL é uma das habilidades profissionais que todo(a) programador(a) deve saber.

Quando você escolher a sua linguagem, provavelmente no projeto será utilizado um banco de dados. Você pode começar aprendendo o que é ensinado durante as aulas e, depois, pode fazer os cursos de banco de dados específicos que temos na plataforma.

MySQL - Desenvolvedor
Curso MySQL - Desenvolvedor
Conhecer o curso

Dicas extras - não técnicas

Inglês

Com o inglês se ampliam as fontes de conhecimento e de oportunidades - além dos termos técnicos, alguns dos bons materiais estão em inglês. Além disso, as oportunidades no mercado são grandes para quem sabe inglês, podendo facilmente trabalhar para o exterior. Então, você não precisa já ter avançado na programação para começar no inglês. Quanto antes começar, seja iniciante ou não, melhor!

Força de vontade

Apesar de parecer clichê, a força de vontade é muito importante quando você está iniciando na programação. Isso porque não é em dias ou apenas um mês que você vai virar um(a) programador(a). Isso leva tempo, dedicação, esforço, resiliência, pois não é fácil, mas com certeza o resultado vem.

Essas foram nossas dicas, que podem ser um bom caminho a trilhar no aprendizado da programação. Conte nos comentários sua opinião e se você acrescentaria algo aqui.

Até a próxima! :D

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos