Bancos de Dados

O que é SQL?

Veja neste artigo o que é o SQL (Structured Query Language).

há 2 anos 9 meses

Formação Analista de banco de dados
Conheça a formação em detalhes

O que é SQL?

SQL ou Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada) é uma linguagem padrão de gerenciamento de dados que interage com os principais bancos de dados baseados no modelo relacional. Alguns dos principais sistemas que utilizam SQL são: Oracle, PostgreSQL, Firebird, MySQL, entre outros.

Utilizada para o gerenciamento de banco de dados relacionais, é uma linguagem que não exige grande conhecimento de programação para se iniciar por ser declarativa, sendo até mesmo utilizada para consultas em planilhas do Excel.

O SQL é responsável por realizar consultas e manipulações em banco de dados. Vale lembrar que um banco de dados pode ser caracterizado por diversos tipos de arquivos, deste de TXT, planilhas do excel, arquivos CSV, entre outros.

Sendo assim, a partir dos comandos SQL, os desenvolvedores passam a ter uma comunicação com o banco de dados de maneira mais ágil e simples.

SUBCONJUNTOS SQL

A linguagem SQL é dividida em subconjuntos, que são comandos que permitem a escrita de códigos que irão criar novas estruturas como tabelas, índices, visões, entre outros, permitindo que dados sejam inseridos ou modificados para consultas posteriores, os principais subconjuntos são:

  • DQL ou Data Query Language responsável pelo comando SELECT;
  • DDL ou Data Definition Language (Linguagem de Definição de dados), composto por três comandos: CREATE, ALTER e DROP;
  • DML ou Data Manipulation Language (Linguagem de Manipulação de Dados), composto pelos comandos: INSERT, UPDATE e DELETE.

Principais comandos SQL

Desenvolvido originalmente pela IBM em meados dos anos 70, até hoje o SQL é uma linguagem bastante utilizada pelos desenvolvedores. Os principais comandos SQL são:

  • SELECT: responsável por realizar consultas aos dados que pertencem a uma determinada tabela;
  • CREATE DATABASE: responsável pela criação de um novo banco de dados vazio;
  • CREATE TABLE: irá criar uma nova tabela;
  • ALTER: comando utilizado para alterar uma tabela ou um banco de dados já existente;
  • DROP: utilizado para remoção de uma tabela ou do banco de dados por completo;
  • INSERT: comando utilizado para inserir dados a uma ou mais tabela de um banco de dados;
  • UPDATE: comando utilizado para atualizar os dados de uma ou mais tabelas;
  • DELETE: como seu próprio significado já diz, utilizaremos para excluir os dados de uma ou mais tabela em nosso banco de dados.

Concluindo…

Neste artigo vimos o que é e qual a finalidade do SQL, linguagem utilizada para gerenciar bancos de dados e as informações nele inseridas. Muito utilizado em todo o mundo, o SQL é uma das principais tecnologias do mercado e facilita todo o processo de gerencia de bancos de dados.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos