Bancos de Dados

O que é um SGBD?

Veja neste artigo o que é um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD).

há 2 anos 9 meses

Formação Analista de banco de dados
Conheça a formação em detalhes

Data Base Management System ou Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é um conjunto de software utilizado para o gerenciamento de uma base de dados, responsáveis por controlar, acessar, organizar e proteger as informações de uma aplicação, tendo como principal objetivo gerenciar as bases de dados utilizadas por aplicações clientes e remover esta responsabilidade das mesmas.

Muito utilizado por diversas organizações, é uma forma de concentrar toda base de dados empresarial em um único lugar, provendo a facilidade na hora da sua consulta e protegendo assim as informações, que são primordiais e essenciais para toda a organização.

Os tipos de SGBDs

Definindo como os dados serão armazenados no banco de dados, podemos destacar os modelos de SDBDs mais utilizados como os seguintes: Relacionais, não-relacionais (NoSQL), hierárquico, de rede e o orientado a objetos.

  • Relacionais - Os SGBDS relacionais são banco de dados que modelam os dados no formato de tabelas, que podem se relacionar entre si. Cada tabela pode possuir diversos atributos, com diversos tipos de dados.

  • Não-relacionais (NoSQL) - NoSQL (Not Only SQL) é o termo utilizado para banco de dados não relacionais de alto desempenho, onde geralmente não é utilizado o SQL como linguagem de consulta. Estes bancos utilizam diversos modelos de dados, incluindo documentos, gráficos, chave-valor e colunares. São amplamente reconhecidos pela facilidade em seu desenvolvimento, desempenho escalável, alta disponibilidade e resiliência.

  • Hierárquico - Modelo hierárquico de banco de dados consiste em uma coleção de arquivos que são conectados entre si por meio de ligações, baseando a sua base de dados em um modelo de entidades e relacionamentos.

  • De rede - Possuindo uma organização semelhante ao modelo de banco de dados hierárquico, o modelo de rede possui uma estrutura mais completa, possuindo como principal diferença entre eles o fato de não existir restrição hierárquica. É um modelo que permite a organização dos dados em uma estrutura formada por várias listas, formada por um conjunto complexo de ligações.

  • Orientado a objetos - Baseado no paradigma da programação orientada a objetos, neste modelo as funcionalidades de orientação a objetos são integradas aos bancos de dados, onde cada informação é armazenada em forma de um objeto e seus registros em forma de tuplas.

Aqui em nosso blog já possuímos um artigo sobre SQL vs NoSQL, onde você poderá ver maiores diferenças entre esses tipos de SGBDs.

Vantagens de um SGBD

Muito além de apenas o armazenamento de dados de uma organização, diversas são as vantagens de um SGBD, onde podemos citar:

  • Facilidade no compartilhamento de dados;
  • Gestão eficiente;
  • Segurança;
  • Evita redundâncias e inconsistência nos dados;
  • Rapidez na manipulação dos dados e no acesso às informações;
  • Redução do esforço humano;
  • Evita problemas relacionados com a integridade dos dados, entre outros.

Concluindo…

Neste artigo vimos o que é um SGBD e o quanto ele nos ajuda para gerenciar bases de dados. Com ele, garantimos muito mais segurança, consistência e, principalmente, integridade de dados.

Autor(a) do artigo

Ana Paula de Andrade
Ana Paula de Andrade

Graduanda em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. É responsável pelo atendimento ao cliente, gerenciamento de redes sociais e revisão de cursos, além da redação de artigos para o blog da TreinaWeb.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos