Python Django

Principais comandos do Django CLI

Neste artigo veremos os principais comandos do Django CLI e como utilizá-los em seus projetos.

há 4 anos 10 meses

Formação Desenvolvedor Python
Conheça a formação em detalhes

Quando estamos iniciando os estudos com o Django, é bem comum esquecermos os principais comandos para gerenciar nossa aplicação (executar o servidor de desenvolvimento, criar um projeto, criar uma aplicação, criar migrações, etc). Pensando nisso, neste artigo veremos quais são os comandos responsáveis por cada uma das principais funcionalidades do CLI do Django.

Criar Projeto

Para criar um projeto no Django, utilizamos o seguinte comando no terminal:

django-admin startproject nome_do_projeto

Este comando irá criar um projeto Django vazio, com a estrutura de arquivos e diretórios padrão do framework.

Criar Aplicação

Após criar um projeto, precisamos criar uma (ou mais) aplicações para o projeto. Para isso, utilizamos o seguinte comando:

python manage.py startapp nome_da_app

Lembrando que este comando deverá ser executado no mesmo diretório em que se encontra o arquivo manage.py do projeto, ou seja, dentro do diretório padrão do projeto que estamos criando.

Django - Fundamentos
Curso Django - Fundamentos
Conhecer o curso

Criar Migrações

Após determinar quais serão as entidades que utilizaremos em nosso projeto, precisamos criar as tabelas que representam estas entidades no banco de dados. Para isso, utilizamos o seguinte comando:

python mananage.py makemigrations

O comando acima irá obter a estrutura das classes definidas no arquivo models.py e criará os arquivos de migração de cada classe.

Executar Migrações

Após criar os arquivos que definem a estrutura de cada entidade no banco de dados, precisamos executar estas migrações. Para isso, utilizamos o seguinte comando:

python manage.py migrate

Com isso, todas as classes definidas no arquivo models.py serão transformadas em tabelas no banco de dados.

Executar Servidor de Desenvolvimento

Para executar o servidor de desenvolvimento do Django e, assim, testar nosso projeto, utilizamos o seguinte comando:

python manage.py runserver

Este comando irá executar o servidor do Django no endereço http://localhost:8000, que poderá ser utilizado para executar o projeto, como podemos ver na imagem abaixo:

Limpar Banco de Dados

Quando estamos desenvolvendo nossa aplicação, é comum que queiramos limpar todos os dados do banco de dados para realizar novos testes. Para realizar este procedimento, utilizamos o seguinte comando:

python manage.py flush

Este comando irá limpar todos os dados salvos no banco de dados do projeto, mantendo sua estrutura.

Abrir Shell do Banco de Dados Configurado

Se quisermos manipular o banco de dados diretamente do shell do SGBD, podemos utilizar o seguinte comando para criar uma conexão com o mesmo:

python manage.py dbshell

Este comando irá iniciar o shell do banco de dados ao qual o projeto django está configurado, como podemos ver abaixo:

Mapear BD existente para o projeto Django

Caso você possua um banco de dados já existente e queira mapeá-lo para seu projeto Django, o seguinte comando resolve esta necessidade:

python manage.py inspectdb > nome_da_app.models.py

Este comando irá mapear o banco de dados já existente no arquivo models.py da sua aplicação, conforme vimos neste artigo.

Autor(a) do artigo

Fagner Pinheiro
Fagner Pinheiro

Professor na TreinaWeb e graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal da Bahia. Apaixonado por desenvolvimento web, desktop e mobile desde os 12 anos de idade. Já utilizou todos os sistemas operacionais possíveis, mas hoje se contenta com o OSX instalado em seu desktop. Quando não está trabalhando, é IGL e Awper do time de CS:GO da Treinaweb. Até passou em uma peneira do Cruzeiro, mas preferiu estudar Python.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos