C#

O que é e como começar com C# (C Sharp)?

Quer iniciar seus estudos em C# (C Sharp) e não sabe por onde começar? Veja o que preparamos pra você.

há 6 anos 1 mês

Formação Desenvolvedor C#
Conheça a formação em detalhes

Atualmente são tantas as opções de linguagens de programação à nossa disposição que ficamos perdidos em qual estudar. Para lhe ajudar nessa escolha, vamos apresentar a linguagem C#.

O C# é uma linguagem de programação muito popular, sendo uma excelente escolha devido a sua baixa curva de aprendizado e simplicidade (mas sem deixar de ser uma linguagem poderosa). Além disso, ela é a linguagem principal do .NET Framework, o framework para desenvolvimento da Microsoft.

Se você não tem nenhum conhecimento sobre programação, não tem problema: o C# é ótimo para você começar seus estudos, pois aprendê-lo é muito mais fácil do que parece. Caso você já tenha uma bagagem em alguma linguagem (como por exemplo Java ou C++), você não encontrará problemas em se ambientar com ele.

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

O que é C#?

O C# é uma linguagem de programação multiparadigma criada pela Microsoft, sendo a principal da plataforma .NET. Por ser uma linguagem que suporta, entre outros paradigmas, a orientação à objetos, ela suporta conceitos comuns como encapsulamento, herança e polimorfismo. Trata-se também de uma linguagem fortemente tipada e case-sensitive, ou seja, faz diferenciação entre letras minúsculas e maiúsculas.

O C# veio para facilitar o processo de desenvolvimento, tendo inúmeros recursos que proporcionam uma grande produtividade para os desenvolvedores que a utilizam.

O que pode ser feito?

O C# é uma linguagem multiplataforma. Sendo assim, você pode utilizá-la para desenvolver para plataformas web, dispositivos móveis e aplicações desktop. Com a praticidade dessa linguagem, você pode, de forma relativamente fácil, desenvolver desde projetos mais simples até projetos complexos e multiplataforma.

Sintaxe do C#(C Sharp)

A sintaxe do C# é simples. Veja o tradicional “Hello World”:

public class Exemplo
{
    public static void Main()
      {
        System.Console.WriteLine("Hello World!");
      }
 }

Utilizar estruturas de tomada de decisão com C# é muito fácil. Veja o tradicional “if/else”.

int idade = 18;
if ( idade >= 18 )
{
    Console.WriteLine( "Você é maior de idade“ );
}
else
{
    Console.WriteLine( "Você é menor de idade" );
}

Você também pode utilizar estruturas de repetição, como a estrutura “for”, sem problemas… Veja o código abaixo, onde fazemos uma verificação e imprimimos somente os números que forem menores ou iguais a 5:

class Exemplo
{
    static void Main() 
    {
        for (int i = 1; i <= 5; i++)
        {
            Console.WriteLine(i);
        }
    }
}

Mercado de trabalho

Você pode escolher uma linguagem de programação que mais te agrade, mas também é importante observar como anda o mercado de trabalho. O C# é uma das linguagens mais utilizadas no mundo e o mercado está em alta para essa linguagem.

Segundo o site TIOBE (Programming Community Index Definition), o C# é uma das 5 linguagens mais utilizadas no mundo! Além disso, grandes empresas utilizam o C# em seus produtos, empresas como Microsoft (em uma infinidade de soluções: desde soluções Web até soluções mobile multiplataforma através do Xamarin), Amazon, StackOverflow (toda a stack web do StackOverflow é construída em cima de C# e .NET) e nós aqui no TreinaWeb (algumas de nossas aplicações foram escritas com C# e .NET Framework Full e .NET Core). Você pode até mesmo desenvolver jogos com C# através da Unity.

Então, se você estudá-la e se especializar, certamente não ficará fora do mercado. =D

Como aprender C#?

Aqui no TreinaWeb temos uma trilha voltada para C#. O curso de “C# Básico” é ótimo para você dar os primeiros passos nessa linguagem de fácil compreensão e com recursos poderosos. No curso básico, além de você aprender todos os conceitos básicos dessa linguagem, você acompanhará a construção de um projeto com todo o seu passo a passo.

C# (C Sharp) Básico
Curso C# (C Sharp) Básico
Conhecer o curso

Conheça nossa metodologia

Nosso ambiente de aprendizagem é 100% online. Nossa metodologia de ensino é baseada em vídeo aulas, apostilas, exercícios aula-a-aula e exemplos completos. Você estuda no seu tempo e ao final pode baixar o seu certificado digital ou solicitar o certificado impresso.

Na parte escrita, fornecemos um material totalmente atualizado e completo para que você possa usufruir do conteúdo, utilizando-se de textos e imagens. Já as vídeo-aulas são bem explicativas e práticas, abordando todo o conteúdo passo-a-passo, para que você entenda tudo da melhor maneira possível.

Além disso, você encontrará exercícios para poder fixar, praticar e aplicar todo o conteúdo aprendido. São exercícios que são propostos em cada aula do curso. Eles podem variar entre alguns formatos, como por exemplo questões de escolha única, questões de múltipla escolha e complemento de trechos de código.

Se ainda assim você tiver alguma dúvida, você poderá pedir ajuda aos nossos professores através de tickets de atendimento. Funciona como um canal direto entre você e o professor, onde você poderá realizar perguntas que serão respondidas muito brevemente!

Além disso, ainda pelo sistema suporte, você também poderá consultar todas as perguntas que já foram respondidas a outros alunos! =)

Quais conhecimentos preciso ter para iniciar este curso?

O curso é recomendado para você iniciar seus estudos na linguagem C#, no entanto, é interessante saber as bases necessárias para aprender qualquer linguagem de programação: “Lógica de Programação” e “Lógica de Programação Orientada a Objetos”.

Também ministramos esses cursos:

React - Fundamentos
Curso React - Fundamentos
Conhecer o curso

Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Curso Lógica Orientada a Objetos - Avançando na Orientação a Objetos
Conhecer o curso

Gostou do que viu?

Se entusiasmou com a linguagem? Gostaria de conhecê-la com mais detalhes? Sim, você pode dar uma espiadinha. Acesse o link do curso de C# Básico e veja algumas aulas de exemplo. =D

Bons estudos!

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos