Curso de C# - Orientação a Objetos

Compreenda como os conceitos de orientação a objetos são aplicados na linguagem C#

Nível Iniciante Categoria Desenvolvimento Back-end

  • Curso com 02h44 de videos
  • Certificado com 12 horas
  • 24 exercícios

Sobre o curso

Compreenda como os conceitos de orientação a objetos são aplicados na linguagem C#

Você já deve ter ouvido falar que C# é uma linguagem orientada a objetos. Porém, isso não significa que qualquer programa escrito em C# implemente esse paradigma. Para que isso seja possível você deve compreender os fundamentos da POO e entender quando utilizá-los. Neste curso vamos revisar os principais conceitos da Orientação a Objetos e aprenderemos a implementá-los usando C#. Veremos como criar classes e objetos, definir métodos e atributos, todos elementos fundamentais para que possamos programar de forma orientada a objetos.

O que irá aprender?

Neste curso veremos como implementar o paradigma da Orientação a Objetos utilizando a linguagem C#.

Aqui você aprenderá a:

  • Criar classes e objetos;
  • Definir e utilizar atributos e métodos em suas classes;
  • Utilizar os modificadores de acesso;
  • Aplicar encapsulamento, herança e polimorfismo;
  • Definir e implementar interfaces.

Pra quem é esse curso?

Este curso é destinado a quem está dando os primeiros passos na programação, ou para quem já tem conhecimentos de programação e está iniciando os estudos sobre a linguagem C#.

Quais os pré-requisitos para esse curso?

Os pré-requisitos não são obrigatórios, são apenas sugestões. Eles dão uma base de parte do conhecimento que é interessante ter para um bom aproveitamento nesse curso.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • - Visual Studio Code 1.49.1 ou superior
  • - .NET Core SDK 3.1 ou 5.0+

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Nesta aula aprenderemos o que é Orientação a Objetos e entender a importância de saber implementar esse paradigma em C#.

    4 aulas
    • Apresentação
    • O que é Orientação a Objetos?
    • C#: Uma linguagem orientada a objetos
    • Questionário
  2. Revisando conceitos

    Antes de iniciarmos os estudos da POO aplicados na linguagem C#, precisamos revisar alguns conceitos fundamentais que estarão presentes em todo nosso curso.

    3 aulas
    • O diagrama de classes da UML
    • O que são classes e objetos
    • Questionário
  3. Criando classes e objetos

    Saber criar classes e objetos é base para programar de forma orientada a objetos. Nesta aula aprenderemos como fazer isso na linguagem C#.

    4 aulas
    • Criando nossa primeira classe
    • Como criar um objeto
    • Adicionando atributos à classe
    • Questionário
  4. Utilizando métodos

    Os métodos representam os comportamentos das classes, e podem ter diferentes formas. Nesta aula vamos entender sua sintaxe, parâmetros e tipos de retorno.

    7 aulas
    • Adicionando o primeiro método
    • Métodos com parâmetros
    • Métodos com retorno
    • Sobrecarga de métodos
    • Métodos estáticos
    • Utilizando construtores
    • Questionário
  5. Encapsulamento

    Aprenderemos aqui a implementar o encapsulamento em C#, um dos pilares da Programação Orientada a Objetos, utilizando os modificadores de acesso e métodos acessores.

    6 aulas
    • O que é encapsulamento
    • Modificadores de acesso: private x public
    • Aplicando o encapsulamento
    • Entendendo o método get
    • Entendendo o método set
    • Questionário
  6. Herança

    Por meio da herança é possível que características e comportamentos sejam repassados de uma classe para outra. Nesta aula veremos como esse pilar da POO é aplicado em C#.

    7 aulas
    • O que é herança
    • Representação gráfica da herança
    • Definindo herança entre classes
    • O modificador de acesso protected
    • Sobrescrevendo métodos da classe pai
    • Classes abstratas
    • Questionário
  7. Polimorfismo

    Veremos agora como implementar o polimorfismo entre classes em C#, fazendo com que uma variável assuma diferentes formas de acordo com a classe que desejamos instanciar.

    3 aulas
    • O que é polimorfismo
    • Aplicando polimorfismo na prática
    • Questionário
  8. Interfaces

    Por meio das interfaces, como veremos nesta aula, podemos definir um conjunto de métodos padrão que devem ser implementados por certas classes, garantindo que elas sigam um “contrato”.

    6 aulas
    • O que são interfaces
    • Criando nossa primeira interface
    • Implementando uma interface
    • Classes abstratas x Interfaces
    • Polimorfismo com interfaces
    • Questionário
Download da ementa

Cursos relacionados

Formação em que esse curso está inserido

Utilizada e amada por milhares! Veja mais opiniões reais

Plano de acesso total!

Tenha um ano de acesso completo a todos os cursos da plataforma, incluindo novos lançamentos, mentoria de carreira e suporte direto com os professores!

Um ano de acesso completo

Contrate agora e tenha acesso ilimitado a todo o nosso portfólio. Isso inclui:

  • 1 ano de acesso a todos os cursos
  • Cursos novos toda semana
  • Suporte direto com professores
  • Aplicativos para Android e iOS
  • Plano de carreira personalizado
  • Certificados digitais inclusos
  • Suporte com SLA de 4 horas úteis
  • Acesso offline através dos apps
R$ 97,00 ECONOMIZE R$ 360,00
12x R$ 67,00 ou R$ 804,00 à vista
Matricule-se agora
Garantia incondicional de satisfação
Garantia incondicional de satisfação

Confiamos tanto nos resultados dos nossos cursos, que criamos uma garantia incondicional de satisfação para você, que são 7 dias de teste!