Curso de Lógica de Programação Completo

Lógica de programação é um pré-requisito para praticamente todos os programadores que queiram aprender uma linguagem de programação.

Nível Iniciante Categoria Desenvolvimento Back-end

  • Curso com 06h31 de videos
  • Certificado com 36 horas
  • 62 exercícios
  • 15 desafios de código

Sobre o curso

Lógica de programação é um pré-requisito para praticamente todos os programadores que queiram aprender uma linguagem de programação.

Antes mesmo de começarmos a desenvolver, precisamos desenvolver em nós uma capacidade analítica para resolução de problemas mais apurada, de maneira que consigamos com muito menos esforço que o habitual resolver problemas mais complexos. Esta capacidade analítica é comumente chamada de lógica de programação quando esta é voltada para computação e algoritmos.

Na verdade, todos nós já contamos com habilidades de raciocínio para resolução de problemas de menor e maior grau. Porém, o grande desafio reside em repassar o nosso pensamento para um computador através de uma linguagem de programação, já que um computador na verdade não é um ser pensante se excluirmos o ramo da inteligência artificial: ele simplesmente executa porções de código que foram digitadas por um ser humano. Transmitir todo o fluxo de processamento de dados que o nosso cérebro consegue desempenhar em um curtíssimo espaço de tempo para uma máquina que é muito mais limitada que a nossa mente sem uma perda grande de performance é um grande desafio analítico. Daí vem a necessidade de se conseguir apurar este raciocínio analítico e, consequentemente, desenvolver bem a lógica aplicada em linguagens de programação

O que irá aprender?

Neste curso abordaremos tudo o que você precisa aprender para desenvolver um raciocínio analítico. São vídeo aulas e apostilas que mostram os principais conceitos de lógica de programação e a aplicação deles em uma linguagem. Também serão passados exercícios para que você possa fixar, praticar e aplicar o conteúdo aprendido.

Dentre várias outras coisas, você será capaz de:

  • Organizar melhor o fluxo de pensamentos através do desenvolvimento de sua capacidade analítica;
  • Compreender o que são algoritmos;
  • Compreender o conceito de "variável" e para que estas podem ser utilizadas;
  • Aplicar operadores aritméticos, relacionais e lógicos de maneira correta e adequada;
  • Aprender a desenvolver algoritmos que podem tomar decisões e/ou executar repetidamente determinadas tarefas através da análise de informações externas com as estruturas de tomada de decisão e de repetição;
  • Desenvolver algoritmos utilizando a ferramenta inspirada em gamefication chamada Scratch;
  • Desenvolver algoritmos em um nível mais alto utilizando o Portugol;
  • Ter os primeiros contatos com uma linguagem de programação "de verdade": o C;
  • Entenderá conceitos de entrada e saída de dados do C, conceitos estes utilizados por quase todas as outras linguagens;
  • Compreender algoritmos um pouco mais complexos, como o algoritmo de ordenação de dados chamado Bubble Sort;
  • Implementar conceitos matemáticos com linguagens de programação, como as famosas sequências de Fibonacci.

Pra quem é esse curso?

Este curso é destinado a pessoas que desejam ingressar na área de TI em geral, já que esta capacidade analítica será necessária em qualquer ramo da área de Tecnologia da Informação que seja escolhida.

Metodologia

  • Videoaulas
  • Texto e imagens
  • Início Imediato
  • Desafios de código
  • Testes de aprendizado

Ambiente do curso

  • Scratch 441.2 ou superior
  • Code::Blocks 13.12 ou superior
  • Portugol Studio 2.6.1 ou superior

Sobre o professor

Cleber Campomori

Cleber Campomori

Cleber é pós-graduado em Projeto e Desenvolvimento de Aplicações Web, além de Microsoft Specialist (HTML5/CSS3), Microsoft Certified Solutions Associate (MCSA) Web Applications e Microsoft Certified Solutions Developer (MCSD) Web Applications. Fascinado por Arquitetura de Software, Programação Funcional, Machine Learning e educação em geral. Também é conhecido como "o boladão".

Conteúdo programático

  1. Introdução

    Introdução do curso.

    1 aula
    • Introdução
  2. Lógica de programação: definições e conceitos

    Nesta aula, veremos a definição de alguns conceitos de programação.

    9 aulas
    • Lógica de programação: definições e conceitos
    • O que é um computador?
    • E para programar?
    • Metodologia
    • Algoritmos e formas de representação
    • Representação de algoritmos: formas narrativas
    • Representação de algoritmos: fluxograma ou simbologia
    • Representação de algoritmos: linguagem algorítmica
    • Questionário
  3. Estrutura e fases de um algoritmo

    Nesta aula, veremos as estruturas e as fases de um algoritmo.

    4 aulas
    • Estrutura e fases de um algoritmo
    • Estrutura de um algoritmo
    • Fases de um algoritmo
    • Questionário
  4. Variáveis, constantes e tipos de dados

    Nesta aula, conheceremos os tipos de dados e veremos como declarar variáveis e constantes..

    11 aulas
    • Variáveis, constantes e tipos de dados
    • Variáveis
    • Constantes
    • Diferença entre variáveis e constantes
    • Tipos de dados
    • Comandos de atribuição
    • Entrada e saída de dados
    • Conhecendo o Scratch
    • Emitindo mensagens para o usuário, lendo informações do usuário e utilizando variáveis
    • Manipulando variáveis
    • Questionário
  5. Operadores aritméticos, relacionais e lógicos

    Nesta aula, conheceremos os operadores mais comuns da programação.

    8 aulas
    • Operadores aritméticos, relacionais e lógicos
    • Operadores aritméticos
    • Operadores aritméticos na prática
    • Operadores relacionais
    • Operadores relacionais na prática
    • Operadores lógicos
    • Operadores lógicos na prática
    • Questionário
  6. Estruturas de decisão

    Nesta aula, conheceremos as estruturas de decisão.

    6 aulas
    • Estruturas de decisão
    • Estruturas “se-então-senão”
    • A estrutura SE-ENTÃO-SENÃO na prática
    • Estruturas “escolha-caso”
    • A estrutura ESCOLHA-CASO na prática
    • Questionário
  7. Estruturas de repetição ou iteração

    Nesta aula, conheceremos as estruturas de repetição.

    8 aulas
    • Estruturas de repetição ou iteração
    • Estrutura "enquanto-faça"
    • A estrutura ENQUANTO-FAÇA na prática
    • Outra aplicação para a estrutura ENQUANTO-FAÇA
    • Estrutura "repita-até "
    • A estrutura REPITA-ATÉ na prática
    • Resolvendo problemas: o problema da classificação do triângulo
    • Questionário
  8. Hora de praticar!

    Nesta aula, iremos propor exercícios para você aplicar os conceitos vistos até este momento no curso.

    2 aulas
    • É hora de praticar!
    • Resolvendo o exercício de cálculo de impostos no Scratch
  9. Portugol

    Nesta aula, conheceremos o Portugol Studio, e veremos exemplos de código nele.

    12 aulas
    • Portugol Studio
    • Conhecendo o Portugol Studio
    • Manipulação de variáveis
    • Operadores aritméticos no Portugol
    • Operadores relacionais no Portugol
    • Operadores lógicos no Portugol
    • Estruturas de decisão: se-então-senão
    • Estruturas de decisão: escolha-caso
    • Estruturas de repetição: enquanto
    • Estruturas de repetição: para
    • Exemplo de algoritmo: números primos
    • Questionário
  10. Linguagem C

    Nesta aula, conheceremos a linguagem de programação C.

    5 aulas
    • O que são linguagens de programação?
    • Um pouco sobre o C
    • O que é um compilador?
    • Ambiente de desenvolvimento
    • Questionário
  11. Estrutura básica de um software em C

    Nesta aula, conheceremos a estrutura de um código em C.

    9 aulas
    • Estrutura básica de um software em C
    • O método main()
    • Declaração de variáveis
    • Includes
    • Delimitadores de blocos
    • Conhecendo o Code::Blocks
    • Questionário
    • Introdução aos desafios de código
    • Desafio de código
  12. Variáveis e tipos de dados

    Nesta aula, conheceremos os tipos de dados de C e como declarar variáveis nesta linguagem.

    4 aulas
    • Variáveis e tipos de dados
    • Atribuindo e declarando variáveis
    • Questionário
    • Desafio de código
  13. Trabalhando com entrada e saída de dados

    Nesta aula, conheceremos a biblioteca stdio do C, e como utilizar o printf e o scanf.

    6 aulas
    • Trabalhando com entrada e saída de dados
    • Entrada de informações: o comando scanf()
    • Saída de informações: o comando printf()
    • Emitindo mensagens para o usuário, lendo informações do usuário e utilizando variáveis em aplicações Console escritas em C
    • Questionário
    • Desafio de código
  14. Operadores aritméticos, relacionais e lógicos

    Nesta aula, conheceremos os operadores disponíveis na linguagem C.

    11 aulas
    • Operadores aritméticos
    • Operadores aritméticos em C
    • Operadores relacionais
    • Operadores relacionais em C
    • Operadores lógicos
    • Operadores lógicos em C
    • Precedência de operadores aritméticos e lógicos no C
    • Questionário
    • Desafio de código
    • Desafio de código
    • Desafio de código
  15. Estruturas de decisão

    Nesta aula, conheceremos as estruturas de decisão disponíveis na linguagem C.

    8 aulas
    • Estrutura if()
    • A estrutura if() do C
    • Estrutura switch()
    • A estrutura switch() do C
    • Questionário
    • Desafio de código
    • Desafio de código
    • Desafio de código
  16. Estruturas de repetição

    Nesta aula, conheceremos as estruturas de repetição disponíveis na linguagem C.

    8 aulas
    • Estrutura while()
    • A estrutura while() do C
    • Estrutura for()
    • A estrutura for() do C
    • Questionário
    • Desafio de código
    • Desafio de código
    • Desafio de código
  17. Estrutura de dados: vetores ou arrays

    Nesta aula, conheceremos as estruturas de dados vetor.

    10 aulas
    • Estrutura de dados: vetores ou arrays
    • Algoritmos e complexidade assintótica
    • Vetores - Parte 1
    • Vetores - Parte 2
    • Ordenação de vetores: Bubble Sort
    • Resolvendo problemas: o problema da classificação do triângulo em C
    • Questionário
    • Desafio de código
    • Desafio de código
    • Desafio de código
  18. Hora de praticar!

    Nesta aula, iremos propor exercícios para você aplicar os conceitos vistos até este momento no curso.

    2 aulas
    • É hora de praticar!
    • Resolvendo o exercício de cálculo de impostos no Code::Blocks
  19. Hora de praticar!

    Nesta aula, iremos propor exercícios para você aplicar os conceitos vistos até este momento no curso.

    2 aulas
    • É hora de praticar!
    • Resolvendo o exercício da lista de Fibonacci em C
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