Estudos

Dicas para praticar lógica

Vamos abordar neste artigo algumas dicas para você praticar sua lógica no dia a dia, o que consequentemente te ajudará a melhorar a lógica de programação.

há 1 ano 6 meses


Você sabia que a TreinaWeb é a mais completa escola para desenvolvedores do mercado?

O que você encontrará aqui na TreinaWeb?

Conheça os nossos cursos

A cada ano que passa o mercado de tecnologia cresce cada vez mais. Isso faz com que muitas pessoas desejem entrar ou migrar para a área de TI. Se você tem o desejo de se tornar um desenvolvedor, dominar a lógica de programação é essencial e isso, ao longo do tempo, acaba se tornando uma consequência natural do processo. Afinal, um bom raciocínio lógico é uma competência muito valorizada na vida pessoal e profissional.

Por isso, vamos abordar neste artigo algumas dicas para você praticar sua lógica no dia a dia, o que consequentemente te ajudará a melhorar a lógica de programação.

Passatempos de lógica

Para melhorar a lógica, basicamente temos de fazer coisas que estimulam isso. Aquelas revistas que vendem em bancas para quem gosta de sair um pouco das telas é uma ótima opção, mas também existem inúmeros sites com passatempos de lógica, matemáticos e de palavras dos mais diversos níveis. Vale palavras cruzadas, sudoku, quebra-cabeças e outros jogos que exercitem o cérebro.

Se você já está habituado a alguma dessas atividades, busque outras. Preservamos o cérebro por mais tempo quando somos confrontados constantemente com novos desafios, ou seja, com atividades novas, jamais experimentadas, que ajudam a criar novas conexões neurais. Também tente ir se desafiando e treinando seu cérebro para ir progredindo, fazendo de uma forma mais rápida e organizada.

Use o bom e velho papel

Muitas vezes quando estamos resolvendo algum problema que envolva lógica, costumamos esquematizar tudo na nossa cabeça. Mas, às vezes, isso pode complicar ainda mais e até nos fazer esquecer de alguns pontos. Ao pensar em uma resolução, não confie somente no que está na sua cabeça. Tente extrair tudo o que puder e passe para o papel. Isso ajuda a passar seus pensamentos, que podem ser em rabiscos, esquemas, diagramas, tabelas… Expor seu raciocínio ajuda a melhorá-lo, a pensar em novas opções e melhores resultados.

Resgate os jogos de tabuleiro

Jogos de tabuleiro são bem tradicionais e divertidos. Além de proporcionarem ótimos momentos em família e amigos, são imbatíveis quando se trata de estimular a capacidade lógica. Isso acontece porque, entre uma jogada e outra, é necessário pensar com estratégia e analisar as intenções do oponente. Xadrez, Damas e War são algumas ótimas opções. Fora que você sai um pouco da frente do computador e tem uma noite divertida com os amigos.

Não importa como, sempre procure manter sua mente em movimento.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos