Engenharia de Software Desenvolvimento

O que é code review e quais são os benefícios?

Confira neste artigo o que vem a ser o code review e quais são os benefícios de colocar isso em prática no seu time.

há 8 meses 1 semana

Formação Engenheiro de Software
Conheça a formação em detalhes

Code review ou revisão de código é um processo onde outros desenvolvedores examinam e avaliam o código de outra pessoa. É uma prática interessante no desenvolvimento de software, pois essa rotina colabora para um melhor resultado da equipe. Não é muito difícil ver erros no projeto e falhas que ocorrem em aplicações devido à falta de atenção com a parte de revisão.

O code review promove a colaboração, o aprendizado e o desenvolvimento simplificado. Por isso, além de ter uma melhoria nos processos de desenvolvimento, podemos ver vários outros benefícios como a qualidade do código e prevenção de erros: tudo isso porque ele é feito antes do código ser incorporado ao repositório principal, mitigando os erros.

Veremos nesse artigo alguns desses benefícios e sua importância.

Resolver bugs antes de entrar em produção

Qualquer desenvolvedor, seja júnior ou sênior, está suscetível a cometer erros e acabar deixando algo passar sem querer. Por isso, ter uma segunda pessoa que analise seu código é importante para não deixar esses erros passar despercebidos.

Mas, isso não serve somente para prevenção de erros: quando temos nosso código revisado por desenvolvedores mais experientes, por exemplo, temos a oportunidade de aprender de forma instantânea, pois podemos evoluir nosso código e nossa lógica a partir da visão de outro desenvolvedor, o que é bem importante. A partir disso podemos ter visões de melhorias que podem ser implementadas no código. Outro ponto também que nos ajuda é a ter melhores práticas de codificação, o que acaba beneficiando todo o time.

Troca de conhecimento

Essa é uma ótima forma de aprimorar o trabalho em equipe, fortalecendo as relações pessoais e também as soft skills de cada um. Essa troca de conhecimento entre o autor do código e o revisor deve ser incentivada e ser vista como um momento de aprendizado, porém muitas vezes isso é um desafio.

Muitas pessoas podem ver como uma “perda de tempo”, fora que o autor do código pode se sentir acanhado por achar que está sendo avaliado e julgado caso o código não esteja nos conformes, o que pode deixar a pessoa ansiosa e preocupada nessa etapa de code review.

Mas, isso não deve ser levado desta maneira: essa é uma ótima forma para promover crescimento em ambos profissionais. O autor deve saber encarar os comentários como uma forma de aprendizado, não como crítica. E o revisor deve sempre lembrar que é tudo sobre o código, nunca sobre a pessoa.

Se a sua equipe promove essa prática e os colaboradores entendem a importância, fazendo esse processo com seriedade e constância, os resultados são facilmente percebidos.

Garante a consistência no design

Cada empresa tem suas diretrizes sobre como o código deverá ser escrito, visando a coesão do mesmo. Isso porque cada desenvolvedor tem seu estilo de codificação e, se cada um for utilizar seu próprio estilo, essa falta de consistência poderá trazer muitas dificuldades ao longo do projeto.

É essencial todos seguirem as práticas de codificação, por isso o code review acaba “forçando” os desenvolvedores nesse quesito, o que ajuda muito quando o projeto é de longo prazo e/ou quando entram novos desenvolvedores na equipe.

Acompanhamento dos requisitos e qualidade do projeto

Quando existem muitos desenvolvedores em um projeto, podem acontecer alguns imprevistos, por isso na code review também se avaliam aspectos como a validação dos recursos desenvolvidos, se estes estão conforme as expectativas. Isso porque pode se perder muito tempo caso tenham tido alguma interpretação incorreta do escopo ou de algum requisito.

Essa prática da engenharia de software já se provou ser altamente produtiva e eficiente, ainda mais em negócios onde a base de código é muito grande e é o principal ativo da empresa.

Autor(a) do artigo

Marylene Guedes
Marylene Guedes

Responsável pelo sucesso do cliente na TreinaWeb. Graduada em Gestão de Tecnologia da Informação pela FATEC Guaratinguetá, além de estudante de UX/UI.

Todos os artigos

Artigos relacionados Ver todos